O Poder do Toque da Mão do Mestre

O Poder do Toque da Mão do Mestre

Texto: Marcos 1:40-45

Introdução

Sim, quando alguém experimenta o toque de Jesus, ele ou ela nunca mais é o mesmo. Lemos sobre uma dessas pessoas no Evangelho de Marcos. Os estudiosos costumam comentar sobre a maneira emocionante como Marcos contou a história de Jesus.

Acredito que Marcos era um escritor empolgante porque era um cristão entusiasmado. O desejo de Marcos era mostrar enfaticamente a glória de Cristo através de tudo o que Jesus fez e disse. Na história que temos diante de nós, vemos Jesus curando um leproso. Este milagre foi fascinante para Marcos, não só pelo poder soberano necessário para realizá-lo, mas também pela lição que ensinou. Então, vamos dar uma olhada em Marcos 1:40-45.

I. A Doença do Homem

A. Uma doença triste

A lepra era uma doença que atacava as terminações nervosas do corpo, especialmente as das extremidades. Também conhecida como hanseníase, era uma doença infecciosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, que acometia a pele e os nervos superficiais. A doença produz numerosas lesões cutâneas e nervosas que, se não tratadas, aumentam de tamanho e podem resultar em desfiguração grave.

A lepra separava a pessoa da família e da população normal e, por ser uma doença infecciosa, a comunidade não podia arriscar que outras pessoas fossem contaminadas por ela. Uma pessoa com lepra era obrigada a conviver com outros leprosos e a gritar para quem se aproximasse que era leprosa. Era uma doença debilitante, humilhante e derrotadora.

B. Uma doença simbólica

A lepra era uma doença simbólica em Israel. Representava o pecado e muitas pessoas a consideravam resultado direto de algum pecado cometido. O homem com lepra não só tinha de lidar com os efeitos da doença, mas também com as implicações sociais e religiosas da sua doença.

Por que a lepra foi associada ao pecado:

  • O pecado corrói a sensibilidade que se deve sentir em relação àquilo que é prejudicial.
  • O pecado nos separa de Deus e do povo de Deus.
  • O pecado nos rebaixa e destrói nossa autoestima.

II. O Desejo do Homem

A. Prostrando-se

Notamos que o homem leproso foi a Cristo e caiu de joelhos diante do Senhor. Isto revela uma reverência que é tão necessária e que muitas vezes falta em grande parte da oração moderna. Ele revelou que seu coração estava no lugar certo. Muitas pessoas não virão a Cristo hoje porque são orgulhosas demais para fazê-lo. A arrogância e a autossuficiência afastam muitas pessoas do Senhor. Este leproso estava perfeitamente disposto a prostrar-se diante de Cristo com humildade e fé.

B. Implorando

Sua súplica mostra que ele realmente desejava mudanças. Ele não estava brincando. Ele desejava esta limpeza mais do que qualquer outra coisa no mundo. É interessante que muitos que tomam uma decisão por Cristo nesta época não tenham lágrimas nem quebrantamento. Lembro-me de uma época em que as pessoas choravam diante de Deus ao pedir salvação. Isso não quer dizer que a emoção seja necessária para que uma pessoa seja salva. Somos todos diferentes e agimos de acordo com a nossa personalidade; entretanto, se alguém realmente compreender a terrível condição e as consequências do pecado, não será arrogante ao se aproximar de Cristo.

C. Crendo

O leproso cria que Cristo poderia salvá-lo, curá-lo e libertá-lo. Sem fé não podemos ir a Cristo? Sem fé não podemos agradar a Deus. O justo viverá pela fé – em outras palavras, não há vida com Deus sem fé. Observe que o leproso deixou que a “vontade” de Deus o transformasse e o curasse. Havia grande fé em seu coração e Deus honra grande fé.

III. A Libertação do Homem

A. A Compaixão de Cristo

Jesus não apenas teve compaixão por este homem, Ele estava cheio de compaixão por ele! Nosso Senhor cuida de nós e de todas as tristezas que enfrentamos, é por isso que somos instruídos a lançar sobre Ele todas as nossas preocupações. Ele fica comovido com o sentimento de nossas enfermidades.

Que pequenas coisas somos neste universo gigante, mas Deus nos ama e cuida de nós. Ele se importou tanto que enviou Seu Filho para nos salvar, nos curar e nos libertar. Ele nos amou tanto que Jesus morreu por nós. Tendo nos dado Seu Filho, Ele nos negará alguma coisa boa? Não nunca!

B. A purificação por Cristo

O leproso fica limpo. Ele não foi apenas curado de uma doença, ele foi purificado. Veja, a lepra era vista como algo impuro – sujo. Essa é uma das razões pelas quais a lepra era considerada nos dias bíblicos como ligada ao pecado. O pecado é essencialmente uma impureza da alma. Não há sabão para lavá-lo. As melhores fragrâncias do mundo não conseguem disfarçar o seu odor. Somente Cristo pode nos purificar de nossos pecados e nos tornar puros. Somente ele possui o poder e os meios de nos tornar limpos diante de Deus. Ele restaurou este homem à comunidade, à sua família, mas, mais importante ainda, restaurou-o à família da fé.

C. A ordem de Cristo

A ordem que Jesus deu cumpriu a lei. O leproso deveria sair e mostrar-se aos sacerdotes. Este era um requisito antes que alguém pudesse ser colocado de volta na comunidade. Agora ouça, quando Deus muda nossas vidas, Ele sempre nos dá ordens. Ele espera que sejamos obedientes. E, deixe-me dizer, Deus honra atividades que testemunham as mudanças que Ele fez em nossas vidas. Devemos mostrar o que Deus fez por nós.

IV. A Alegria do Homem

A. Sua vitória

Este homem experimentou a vitória sobre algo que estava além do seu controle. Ele não tinha simplesmente uma doença; a doença o aprisionou! É assim que acontece com o pecado. Quando uma pessoa está perdida, ela não apenas peca, mas na verdade é mantida nas garras do pecado. O pecador está aprisionado pelo pecado. O pecado é como uma corrente que mantém uma pessoa cativa. O leproso obteve vitória sobre a terrível doença de que sofria. Sua libertação veio por meio de Cristo – a única maneira pela qual ele poderia ter encontrado paz para a doença que o atormentava. Ele foi libertado! Quando uma pessoa vem a Cristo com fé, ela é libertada da culpa, do poder e da penalidade do pecado. Além disso, eventualmente seremos afastados da presença do pecado quando formos para casa para estar com o Senhor. Que vitória Cristo nos dá quando confiamos Nele pela fé.

B. Sua voz

Observe que o leproso não parava de contar o que Jesus havia feito por ele. Aqueles que são verdadeiramente salvos nunca se envergonham. Elevamos a nossa voz para louvar ao Senhor. Erguemos a nossa voz para chamar outros a Ele. Estamos felizes em contar a história do que Jesus fez por nós.

Há quem nos nossos dias se queixe de que testemunhar é muito mais difícil no século XXI. Ouça-me, nunca foi fácil compartilhar a fé em Cristo. Mas, aqueles de nós que foram libertos da lepra do pecado devem partilhar a nossa vitória – a nossa fé – para partilhar a maravilha da nossa libertação.

Conclusão

Você foi liberto do pecado? Você confiou em Cristo para purificá-lo e livrá-lo do terrível odor do pecado? Ele ainda está pronto para estender a mão e tocar aqueles que confiam Nele. Eu sei, pois Ele me tocou e me curou.

Marcos contou esta história da vida de Cristo para revelar o senhorio de Cristo sobre o mal e as doenças. Mas ele também contou isso para mostrar quão amoroso e gentil o Senhor Jesus era para com os excluídos da sociedade. Lembre-se, todos pecaram e carecem da glória de Deus, então todos nós já fomos excluídos. Até recebermos o toque da mão do Mestre, todos nós seremos excluídos. O Senhor Jesus está pronto para tocar aqueles que se aproximam dele pela fé. Você virá a Ele hoje? Incline seu coração a Ele agora. Ele tocará você e o curará – Ele o salvará e lhe dará uma grande vida neste mundo e uma vida eterna no mundo vindouro.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem