Natal - O Momento do Nascimento de Cristo

Natal - O Momento do Nascimento de Cristo

Pregação de Natal

Texto: Gálatas 4:4

Introdução: Em Mateus 2:1, lemos: “Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam”. Assim, sabemos que Herodes ainda estava vivo quando Cristo nasceu. O historiador Josefo afirma que um eclipse da lua ocorreu pouco antes da morte de Herodes. Esse eclipse ocorreu em março de 4 a.C. Portanto, Cristo não poderia ter nascido depois de março/abril de 4 a.C. Embora a data exata possa não ser identificada, parece que existe ‘uma tradição relativamente antiga de nascimento no meio do inverno, portanto, uma data em dezembro ou janeiro não é em si improvável.

Deus não nos revelou a data exata em que Cristo nasceu, mas sabemos que foi o momento perfeito.

Ao considerarmos o momento do nascimento de Cristo, quero que notemos que foi planeado, previsto e preciso que estes fatos pudessem fortalecer a nossa fé.

I. O Momento do Nascimento de Cristo Foi Planejado

A. Deus planejou isso antes do mundo começar

1. (2 Timóteo 1:9) “que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos”

2. (Tito 1:2) “na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos”

3. Na eternidade passada, Deus sabia que os humanos que Ele criaria pecariam e precisariam Dele para se tornar um homem para salvá-los. Assim, há mais de 6.000 anos, Deus planejou o nascimento de Cristo.

B. Deus apresentou Seu plano em Gênesis

1. Quando Adão e Eva pecaram, Deus apresentou Seu plano à raça humana. (Gênesis 3:15) “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

2. Podemos seguir essa “descendência” prometida da mulher no Antigo Testamento e encontrá-la cumprida no Novo Testamento. (Gálatas 3:16) “Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo”.

II. O Momento do Nascimento de Cristo Foi Previsto

A. Jacó falou sobre isso.

1. Jacó, falando aos seus filhos antes de morrer, falou profeticamente do nascimento de Cristo. (Gênesis 49:10) “O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos”.

2) Judá fala do Messias. A palavra “vir” significa preencher um vazio entrando nele.

B. Balaão previu isso.

1. Balaão é um sujeito estranho. Ele falou com Deus e para Deus, mas certamente não agiu muito piedosamente.

2. Contudo, na sua profecia ele mencionou uma Estrela e um Cetro, ambos fazendo referência ao nascimento de Cristo. (Números 24:17) “Eu o vejo, mas não no presente; eu o contemplo, mas não de perto; de Jacó procederá uma estrela, de Israel se levantará um cetro que ferirá os termos de Moabe, e destruirá todos os filhos de orgulho”

C. Daniel Previu.

1. (Daniel 9:25-26) 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos. 26 E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações”

2. Embora alguns estudiosos pensem que a datação de Daniel começou com a ordem de Ciro para reconstruir o templo, a maioria acredita que começou com a ordem de reconstruir os muros de Jerusalém. Esses cálculos um tanto complicados nos levam ao tempo da vida de Cristo na terra.

III. O Momento do Nascimento de Cristo Foi Preciso

A. Ele nasceu na plenitude dos tempos.

1. (Gálatas 4:4) “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei”

2. (Efésios 1:10) “para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra”

3. Cristo nasceu precisamente quando o tempo de Deus estava totalmente preparado. Depois de 4.000 anos desde a Criação, chegou a plenitude do tempo de Deus.

B. Ele nasceu exatamente no momento certo

1. (Lucas 2:1) “Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado”

2. (Lucas 2:11) “É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”

3. Deus deu a Maria a concepção no momento exato que planejou. A hora de dar à luz chegou na hora certa. Os acontecimentos das suas vidas combinaram-se para se ajustarem ao tempo exato de Deus para o nascimento de Cristo.

4. Herbert Lockyer, nos diz que Sir William Ramsay, um arqueólogo e estudioso da Bíblia, “Em 1923 descobriu em Ancara, Turquia, uma inscrição em um templo romano que afirmava que no reinado de César Augusto foram três tratativas de arrecadação de impostos. A segunda foi ordenada quatro anos antes do nascimento de Cristo; a terceira, vários anos após Seu nascimento. O segundo imposto especial era aquele que causava ressentimento aos orgulhosos judeus; então eles enviaram uma comissão a Roma para protestar contra isso. Quirino, o governador local da Síria, não tinha autoridade para resolver o problema. Além disso, aqueles eram dias de comunicações lentas e viagens mais lentas, e como a comissão finalmente falhou, os judeus tiveram de se submeter ao alistamento e à tributação. Quando os cobradores de impostos oficiais se dirigiram para leste, cidade por cidade, e depois dos demorados atrasos causados pelos protestos judaicos, foi causado um atraso exatamente suficiente, e tudo no curso real dos acontecimentos, de modo que quando o alistamento foi posto em vigor na Judéia, chegou o momento exato para Maria dar à luz seu filho” (Lucas 2:1-3).

5. Nem Maria, nem César, nem os cobradores de impostos romanos marcaram o tempo, nem estavam encarregados dos assuntos; mas o Deus que governa o mundo nos bastidores tinha Sua mão no comando, e Ele literalmente 'moveu os povos do mundo' e cronometrou tudo para o mesmo dia, para que Maria e José chegassem a Belém na hora certa, que Jesus, o Messias escolhido, pudesse nascer no lugar certo designado pelo dedo infalível da profecia.

6. O momento preciso de Deus para o nascimento de Cristo foi antes de os romanos destruírem o templo em 70 d.C.

a. (Malaquias 3:1) “Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos”.

b. (Ageu 2:7) “Abalarei todas as nações; e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos”.

c. (Zacarias 11:13) “Ora o Senhor disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor”.

7. Se Cristo tivesse nascido apenas alguns anos depois, estas profecias não poderiam ter sido cumpridas.

Conclusão: Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu filho. Quando chegar a plenitude dos tempos, Cristo arrebatará Sua noiva para o céu. O tempo de Deus é sempre perfeito. Ele nunca chega um momento adiantado e nunca um segundo atrasado. Tenha fé em Deus!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem