Construindo Uma Família Forte

Construindo Uma Família Forte

Texto: Isaías 32:18 - Salmo 128

Introdução: Deus quer que tenhamos uma morada pacífica de alegria na família. O que é preciso para construir uma família forte?

Vivemos tempos em que a instituição da família está sob grande ataque. Demandas no trabalho, escola, agendas lotadas, estresse e etc. são pressões que separam as famílias nos dias de hoje. No final de tudo, comprometemos o tempo em família. Por outro lado, Satanás fez de muitas famílias uma zona de conflito, mas Deus quer que tenhamos moradas pacíficas de alegria.

Quero dar-lhe algumas coisas que famílias fortes têm em comum.

Isaías 32:18 “O meu povo habitará em morada de paz, em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso”

Salmo 128:3-4 “A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor

Quando Deus instituiu a família, a instituiu como uma fortaleza, nada pode derrubá-la. Mas há algumas coisas que precisamos fazer com a ajuda de Deus para construir uma família forte. Aqui estão algumas coisas que famílias fortes têm em comum:

1. Família Forte Tem Compromisso

- Compromisso é a garantia de que essa família vai ficar unida, se valorizar por toda a vida, custe o que custar.

Eclesiastes 9:9 “Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol”

Rute 1:16 “Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus

Marcos 10:7-9 “Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, [e unir-se-á à sua mulher,] e serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só carne. Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem”

Piada

Um dia Adão chegou em casa muito tarde. Eva ficou chateada. "Você está andando com outras mulheres", ela disse a ele. “Eva, querida, você está sendo irracional”, Adão respondeu. “Você sabe que é a única mulher na terra”. A briga continuou até que Adão adormeceu, apenas para ser acordado por uma estranha dor em seu lado. Era Eva cutucando-o sobre o torso. "O que você pensa que está fazendo?" Adão perguntou. “Contando suas costelas”, disse Eva.

Na última década, aconselhei muitos casais e crianças e uma coisa que se destaca é que as pessoas hoje não entendem o compromisso.

- Hoje em dia, a maioria das pessoas se casa com uma atitude muito relaxada: “Se funcionar, tudo bem, se não, tudo bem, mas tenho certeza que vai funcionar porque agora nos amamos!” Bem, o amor é cego e eles se casam, e o casamento abre os olhos e então eles dizem que não vai funcionar.

- Tomamos nossos votos de casamento com tanta leveza. Então surgem problemas e as pessoas dizem: “Eu não esperava isso!” Ah sim, você fez os votos do casamento e agora é o momento de cumprir, você foi específico sobre este ponto, que você vai se comprometer mesmo agora!

- É o amor que sustenta nosso compromisso ou o compromisso que sustenta nosso amor? É o último. Quaisquer que sejam os problemas que enfrentamos, nós os enfrentamos juntos. Casais fortes dizem: “Estou comprometido com você, não importa o que aconteça”. A palavra “divórcio” está fora de seu vocabulário.

- Compromisso entre pais e filhos - Quão comprometido você está com seus filhos? Quão comprometido você está com seus pais? Colossenses 3:20 “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor”.

- Os filhos obedecem a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.

- A obediência dos filhos é o seu compromisso com seus pais. Quando você os obedece, está dizendo que está comprometido com eles.

- Existem 2 maneiras de transmitir a sensação de compromisso com uma criança:

a. Transmita a eles que eles são uma bênção. Salmo 127:3 “Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão”

- Você precisa lembrá-los de que eles são uma bênção, não um fardo. A mídia hoje envia a mensagem de que as crianças são uma despesa indesejada, uma interferência nas carreiras ou um acidente prematuro. Não há erros, acidentes ou surpresas com Deus. Diga a seus filhos que eles são uma bênção.

Ilustração

Nos meus tempos de escola, formávamos times para jogar futebol. Havia um cara que nunca era escolhido. Quem o quer, perguntava o capitão? O outro capitão dizia: “Eu o escolhi da última vez, você o escolhe agora”. Você já foi o último escolhido para um time de esportes? O pobre menino sente: “Eu não sou bom, eles não querem saber de mim”. Há muitas crianças que são assim em nossas famílias por causa do que falamos.

Ilustração

Uma nota de suicídio de uma adolescente: “Querida mãe, sinto muito por ter nascido. Parece-me que arruinei sua felicidade. Escolhi esta saída para que você possa ser feliz novamente”. (É provável que essa garota fosse genuinamente amada e desejada, mas de alguma forma eles não conseguiram comunicar isso a ela!)

b. Transmitir que são amados incondicionalmente. Provérbios 13:24 “Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga” - Tito 2:4 “...ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos”

- Vivemos em uma sociedade orientada para a realização, onde a significância é igual ao desempenho, a importância é igual à habilidade e a autoestima é igual à realização. Essa mentalidade se infiltrou em muitos lares.

- Pais, seus filhos sabem que não há nada que possam fazer para serem mais amados, porque já são amados com amor sem medida? Eles não sabem nada que possam fazer para serem mais aceitos, porque já são totalmente aceitos? Eles sabem que nada podem fazer para serem mais valorizados, porque já são infinitamente valorizados?

- Nada alienará mais uma criança do que fazê-la trabalhar por algo que deve ser dado livremente... amor, aceitação e autoestima.

- Seus filhos sabem que são uma bênção, não um fardo? Eles sabem que são amados incondicionalmente? Filhos, seus pais sabem que vocês os obedecem mesmo quando não estão por perto? Isso é compromisso. É a primeira coisa que famílias fortes têm em comum. Casais comprometidos um com o outro e pais e filhos comprometidos um com o outro.

2. Família Forte Tem Comunhão

- Comunhão é o tempo que você passa com seus entes queridos, família. Este não é o momento sentado ao redor da televisão. Isso é como as vezes que você passa ao redor da mesa comendo, conversando, rindo. Salmo 128:3 “...os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa”

- Em uma pesquisa, 1.500 crianças foram questionadas: “O que torna as famílias felizes?” Mais de 90% disseram que era “fazer coisas junto com papai e mamãe”. Não é uma casa grande, novos videogames ou muito dinheiro.

- Comunhão é passar um tempo de qualidade com a família, onde você pode eventualmente ver o coração deles apenas olhando em seus olhos, e você pode dizer como eles estão imediatamente!

- Seu filho é tímido ou confiante? Líder ou seguidor? Quais são seus interesses? O que eles querem ser um dia? Quem é o melhor amigo deles e por que eles são seus melhores amigos?

- Alguns de vocês estão em branco para essas perguntas, e o motivo é o quão ocupados estamos hoje em dia, tentando ganhar dinheiro para nossa família, mas… não estamos passando tempo suficiente juntos.

- Pois o amor familiar é escrito como TEMPO. Marido e esposa, Deus nos faz 2 em 1, então precisamos ser 1 juntos muito mais do que somos atualmente. O casamento é como 2 cavalos puxando uma carroça… eles precisam estar juntos, ficar juntos e ter uma mente, indo na mesma direção para realizar qualquer coisa.

- Não há substituto para o tempo gasto juntos. Você não pode negligenciar sua família por meses e depois compensar isso levando-os ao shopping ou comprando-lhes algo que eles realmente querem.

- Tire um tempo para fazer as coisas juntos: Leve-os ao supermercado. Desacelere e experimente a vida juntos! Isso é comunhão.

3. Família Forte Tem Boa Comunicação

Provérbios 16:24 “Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo”

Ilustração

Uma rapaz chega da faculdade e o pai diz: “Como vai a faculdade filho? "Boa". Como estão suas notas? “Boas”. "Bons amigos? "Ótimos". Comida? "Boa". Vida de dormitório? "Boa". A propósito, você está estudando matemática ou negócios? Ele disse “sem comunicações”.

- E, infelizmente, ele aprendeu suas habilidades de comunicação em casa, onde sua mãe fazia muitas perguntas a seu pai, com o mesmo tipo de resposta monótona e de uma palavra.

- Famílias fortes são mantidas unidas por uma boa comunicação. Comunicação é discutir os fardos do seu coração... abrir as janelas da sua alma às vezes, compartilhar seus sentimentos... e tudo com respeito e amor. A boa comunicação é sempre com respeito e amor. Que seu discurso seja cheio de graça e temperado com sal.

- A comunicação é uma via de mão dupla… ser um bom ouvinte também é importante!

a. Seja observador - Olhe para eles, mostre que você está ouvindo

- O estudo diz que apenas 7% dos nossos verdadeiros sentimentos são transmitidos pelas palavras reais que falamos, 38% pela forma como dizemos essas palavras, 55% são transmitidos através da linguagem corporal ... comunicação não verbal: expressão facial / contato visual / postura / tom de voz.

- É impossível ouvir minha família se a TV estiver ligada. Também é impossível ouvir quando estamos no Facebook. Dê-lhes tempo e observe.

b. Esteja disponível - A comunicação é como a pesca. Você pega o peixe quando ele está com fome e ele morde a isca.

- Esteja disponível quando seus filhos e cônjuge quiserem. Pode ser durante o seu programa de TV favorito... melhor desligá-lo e ouvir. Às vezes pode ser à meia-noite, esteja disponível. Eles não se parecerão com a mesma pessoa depois de algum tempo, então esteja disponível.

c. Seja atencioso - Tito 3:2 “Não calunie ninguém, seja pacífico e atencioso, e sempre seja gentil com todos”

- É incrível como somos atenciosos com os outros em público, mas como podemos ser rudes com nossos próprios familiares. Se interrompêssemos as pessoas no trabalho como fazemos em casa, estaríamos isolados! Se nosso chefe estivesse falando conosco e nos afastássemos dele enquanto conversamos, seríamos mandados para casa permanentemente. Ouça, não leve um ao outro como garantido na família também.

d. Seja demonstrativo - Mostre-lhes que você os ama. O material gratuito é o melhor. Melhor do que doces ou presentes. Estamos falando de abraços físicos, beijos, tapinhas, etc. Use-os com frequência. Gary Smalley diz que em um relacionamento você precisa de 8 desses toques por dia. (Irmãos não acordem amanhã e vão para sua esposa e 12345678…) Não funciona assim.

Ilustração

Um casal estava tendo alguns problemas, então eles foram a um conselheiro matrimonial. Após algumas visitas, o conselheiro disse que havia descoberto o principal problema. Então ele se levantou, foi até a mulher, pediu que ela se levantasse e a abraçou. Ele olhou para o homem e disse: “É disso que sua esposa precisa, pelo menos uma vez por dia!” O homem franziu a testa, pensou por um momento, então disse: “Ok, que horas você quer que eu a traga de volta amanhã?”

- Os conselheiros matrimoniais dizem que mais da metade de todos os divórcios são resultado de má comunicação e que, se tivessem aprendido a falar, poderiam ter salvado o casamento. Família forte tem ótima comunicação.

4. Família Forte Tem Boas Habilidades de Enfrentamento

- Famílias fortes têm grandes habilidades de enfrentamento.

Ilustração

O jovem marido sentiu-se dominado e procurou um psiquiatra para tratar do problema. O médico lhe disse: “Você não precisa deixar sua esposa te intimidar! Vá para casa e mostre a ela que você é o chefe! O jovem chegou em casa, bateu a porta, sacudiu o punho na cara da esposa e rosnou: “De agora em diante, você está recebendo ordens de MIM! Quando chegar em casa do trabalho, quero meu jantar NA mesa. Eu quero minhas roupas arrumadas. Eu vou sair com os meus amigos. Você vai ficar em casa. E outra coisa. Você sabe quem vai amarrar minha gravata? Ela respondeu: “Sim, o agente funerário!”

- Não confie nos conselhos do mundo quando se trata de problemas familiares. Deus nos deu tudo o que precisamos na Bíblia. Construa sua vida nos princípios bíblicos, você terá boas habilidades de enfrentamento e paz em casa.

- Aqueles que desenvolvem boas habilidades de enfrentamento têm a rara capacidade de resolver problemas juntos. Nunca pense que as famílias que se separaram tiveram grandes problemas e que as famílias que permanecem juntas não. Divórcios e brigas são o resultado de uma má resolução de problemas.

- Há pessoas aqui agora que estão casadas há 37 anos ou mais e tiveram problemas muito piores do que muitas pessoas que se divorciaram. Todas as famílias têm lutas. Mesmo as famílias cristãs têm problemas.

- A língua chinesa não tem letras, tem símbolos. E o mesmo símbolo que significa crise também pode significar oportunidade, dependendo do contexto. E, você sabe, uma família pode ter um problema e vê-lo como uma crise, e outra família pode ter exatamente o mesmo problema e vê-lo como uma oportunidade.

- Uma família ficará amarga e outra ficará melhor com os problemas, tudo por causa de boas habilidades de enfrentamento. Como reagimos aos nossos problemas nos fortalecerá ou nos destruirá! Temos que aprender a atacar nossos problemas juntos, em vez de atacar uns aos outros.

5. Família Forte Tem um Forte Senso de Consagração

- Aqui está a coisa espiritual. Isso deve ser dedicado ao Senhor. Não há como ter uma família verdadeiramente bem-sucedida sem dar a Deus o primeiro lugar.

Salmo 127:1 “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”

Josué 24:15 “Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”

2 Crônicas 20:13 “E todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também os seus pequeninos, as suas mulheres, e os seus filhos”

Atos 10:2 “...piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus”

Atos 18:8 “Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados”

- Dê a Deus a prioridade número um em sua família. Dê prioridade à oração em conjunto e dê prioridade à igreja. Certa vez, um estudo revelou que, se mamãe e papai frequentam a igreja regularmente, 72% de seus filhos permanecem fiéis a Deus. Se apenas papai, 55% permanecem fiéis e apenas se apenas mamãe, 15%. Se nenhum frequentou regularmente, apenas 6% permanecem fiéis. As estatísticas falam por si mesmas. O exemplo dos pais é mais importante do que todos os esforços da igreja.

- Vamos trabalhar para tornar nossas famílias uma fortaleza forte.

Conclusão: Como seu pastor, deixe-me assegurar-lhe que nossa família é uma família forte e muitos aqui também. Todos nós podemos ser também. Vamos relembrar estes 5 tópicos que nos ajudarão a construir uma fortaleza familiar que resistirá aos ventos desta vida:

  1. Compromisso – não importa o que aconteça
  2. Comunhão – tempo juntos
  3. Comunicação – Vamos conversar.
  4. Habilidades de enfrentamento – ataque o problema, não a pessoa
  5. Consagração – Dedique-se ao Senhor.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.