Um Nascimento Como Nenhum Outro - O Nascimento Virginal de Jesus

Um Nascimento Como Nenhum Outro - O Nascimento Virginal de Jesus
Texto: Mateus 1:18-25

Introdução

1. Alguns anos atrás, o superstar da CNN, Larry King, foi questionado sobre quem ele mais gostaria de ter entrevistado ao longo da história. Um dos que ele citou foi Jesus Cristo. Quando questionado sobre o que ele teria perguntado a Ele, Larry King disse: “Eu gostaria de perguntar a Ele se Ele realmente nasceu de uma virgem, porque a resposta a essa pergunta definiria a história”.

2. Predito em Isaías 7:14 e registrado em Mateus 1 e Lucas 1, poucos ensinamentos sobre nosso Senhor foram adorados de forma mais maravilhosa ou mais ferozmente atacados. Uma busca na Internet revelou mais de 273.000 sites sobre o assunto! Até a era moderna com seu viés anti-sobrenatural, a Igreja com uma voz afirmou o ensino claro da Escritura sobre esta doutrina:

O Credo dos Apóstolos: “Creio em Deus, o Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo Espírito Santo, nascido da virgem Maria... ”

O Credo Niceno, adotado no Concílio de Nicéia em 325 d.C.: “Cremos em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Ε em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado unigênito do Pai... O qual por nós homens e para a nossa salvação, desceu dos céus: se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem...”

O Credo Atanásio, escrito por um autor desconhecido na Gália sobre A. D. 450: “… A pureza da nossa fé consiste, pois, em crer ainda e confessar que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem. É Deus, gerado na substância do Pai desde toda a eternidade; é homem porque nasceu, no tempo, da substância da sua Mãe...”

O Credo Calcedoniano, adotado no Concílio de Calcedônia em 451 DC: “… todos nós, perfeitamente unânimes, ensinamos que se deve confessar um só e mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, perfeito quanto à divindade, e perfeito quanto à humanidade;… gerado segundo a divindade pelo Pai antes de todos os séculos, e nestes últimos dias, segundo a humanidade, por nós e para nossa salvação, nascido da Virgem Maria… ”

O Catecismo Menor de Martinho Lutero de 1529: “Eu creio em… Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo Espírito Santo, nascido da Virgem Maria…”

A Confissão de Augsburgo, a primeira confissão protestante, escrita por Filipe Melâncton, e apresentada a Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano na Dieta de Augsburgo em 1530, o Artigo III, “Do Filho de Deus”, começa: “Também eles ensina que o Verbo, isto é, o Filho de Deus, assumiu a natureza humana no ventre da bem-aventurada Virgem Maria ... ”

Os batistas também anunciaram a verdade da concepção miraculosa e sobrenatural de nosso Salvador sem dissensão ou debate. A 2ª Confissão de Londres de 1689 dizia: “O Filho de Deus, a segunda pessoa na Santíssima Trindade, sendo Deus verdadeiro e eterno, o resplendor da glória do Pai, de uma substância e igual àquele que fez o mundo, que sustenta e governa todas as coisas que ele fez, quando chegou a plenitude dos tempos, tomou sobre si a natureza do homem, com todas as propriedades essenciais e enfermidades comuns, mas sem pecado; sendo concebida pelo Espírito Santo no ventre da Virgem Maria, o Espírito Santo descendo sobre ela, e o poder do Altíssimo cobrindo-a, e por isso foi feito de uma mulher, da tribo de Judá, da descendência de Abraão e Davi, de acordo com as escrituras ... ”

Fé Batista e Mensagem 2000 também declara: “Cristo é o eterno Filho de Deus. Em sua encarnação como Jesus Cristo, Ele foi concebido pelo Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Jesus revelou e fez a vontade de Deus perfeitamente, tomando sobre Si a natureza humana e suas demandas e necessidades e identificando-se completamente com o ser humano, mas sem pecar...”.

3. Hoje, no entanto, o quadro é totalmente diferente, com mais e mais vozes remetendo o nascimento virginal para a lata de lixo do mito, fábula, lenda ou mentira total. Thomas Jefferson disse em 1823: "Chegará o dia em que a geração mística de Jesus pelo Ser Supremo como Seu pai, no ventre de uma virgem, será classificada com a fábula da geração de Minerva no cérebro de Júpiter"

E John Shelby Spong, ex-Bispo Episcopal de Newark, NJ escreveu em Born of a Woman: A Bishop Rethinks the Birth of Jesus (1992), “Com o tempo, o relato do nascimento virginal unirá Adão e Eva e a história da ascensão como elementos mitológicos claramente reconhecidos em nossa tradição de fé, cujo propósito não era descrever um evento literal, mas capturar as dimensões transcendentes de Deus nas palavras e conceitos terrestres dos seres humanos do primeiro século” (p. 74-79).

Transição

A Bíblia não apresenta o nascimento virginal de Jesus como mito, fábula ou lenda. Em vez disso, apresenta-o como um ato sobrenatural de Deus por meio do qual Ele invade o espaço e o tempo e passa a viver no meio de Seu povo. Problemas com o nascimento virginal quase sempre são problemas com o sobrenatural. E os problemas com o sobrenatural são sempre um problema com o Deus da Bíblia. Se você consegue ver como crer no Deus das Sagradas Escrituras, não terá problemas em encontrar o caminho para o nascimento virginal de Jesus, um nascimento que é verdadeiramente diferente de todos os outros. O que deve ser aprendido com este evento maravilhoso?

I. Deus Ainda Faz o Sobrenatural. V. 18

- Mateus começa seu evangelho com uma genealogia que dá a Jesus o direito legal ao trono de Davi, o maior rei de Israel. O versículo 1 afirma que Ele é o:

- Filho de Davi (2 Samuel 7:12-16)

- Filho de Abraão (Gênesis 12:1-3; 22:18)

- Agora, nos versículos 18, ele passa a nos contar como ocorreu a vinda de Jesus, dando-nos as principais pessoas e eventos envolvidos. Ao fazer isso, várias lições maravilhosas são apresentadas.

1. Deus abençoa a pureza. (Lucas 1:26-37)

- Nascimento - (gênese) - origens, início (nos leva de volta a Mateus 1:1, mas também Gênesis 1:1)

- Jesus - (Iesous, hebraico “Josué”), mencionado 3 vezes em 1:18-25

- Cristo - (Mashiach, hebraico “Messias”), ungido

- Maria prometida - Famílias na cultura do antigo Oriente Próximo geralmente arranjavam o casamento de seus filhos. Homens e mulheres jovens costumavam ser prometidos entre 12 e 13 anos, com os homens geralmente se casando por volta dos 18 anos. O noivado era um arranjo oficial e legal, menos do que um casamento consumado, mas muito mais do que um noivado. Em uma cerimônia formal perante testemunhas, um casal celebrava um contrato matrimonial. Só poderia ser quebrado por um divórcio legal. Assim, o casal era visto como casado (verso 19, “José, seu marido”), embora não tivessem se unido para consumar seu relacionamento. O noivado geralmente durava cerca de um ano e servia como um período de teste com relação à fidelidade do casal (e especialmente da mulher). A infidelidade sexual durante o noivado era considerada um ato de adultério e a pena poderia ser a morte por apedrejamento (Deuteronômio 22:23-24), embora na época do Novo Testamento o apedrejamento fosse raro.

- As Escrituras são claras quanto à pureza de Maria - isso foi antes de eles se reunirem. Lucas 1:26-37 é ainda mais inflexível sobre isso [leia Lucas 1:26-37].

2. Deus abençoa a humildade. (Lucas 1:38, 46-49)

- Ela foi encontrada grávida do Espírito Santo. Nesta mulher e em nenhuma outra, o Espírito Santo de Deus encontrou alguém cuja pureza e humildade de vida garantiam Sua bênção absoluta e única. Ouça as palavras da própria Maria em Lucas 1:38, 46-49 [ler].

- A linguagem de Mateus e Lucas é casta e contida. Não há indício de estupro divino como o do deus Apolo, que na forma de uma cobra engravidou a mãe do imperador Otávio.

Não há nada da luxúria de um deus pagão como Zeus, que desceu sobre a mulher Diana em uma chuva de ouro e a fez conceber e dar à luz um filho chamado Perseu.

Não é como o mito em torno do nascimento de Alexandre o Grande, cuja mãe Olímpia do Epiro foi despertada por um trovão, atingida por um raio em seu ventre causando um incêndio que, depois de extinto, levou ao nascimento de seu filho.

Não, este nascimento não é como o de Gautama Buda, cuja mãe fez com que um elefante branco entrasse em seu corpo na época em que ela concebeu; e a lista poderia continuar.

Nem era Jesus o filho ilegítimo de um soldado romano chamado Pandira, como o Talmude judaico no século 2 iria propagar. E ele certamente não era o filho biológico do justo José. Não, este nascimento foi diferente. Foi um nascimento como nenhum outro. Foi mais uma vez uma demonstração do fato de que nosso Deus ainda faz o sobrenatural.

II. Deus Ainda Fala Com Seus Filhos. V. 19-21

- Lucas conta a história do nascimento principalmente da perspectiva de Maria. Mateus conta a história do nascimento principalmente da perspectiva de José. Deus falará com José e o fará repetidamente, principalmente por meio de sonhos (1:20; 2:12 [homens sábios], 2:13, 19, 22). Assim como Deus honrou Maria para ser a mãe de nosso Salvador, Deus também honrou José para ser o pai de nosso Salvador.

1. Viva de uma maneira que agrade a Deus. 1:19

- José, seu marido - eles são legalmente obrigados

- Sendo um homem justo - aquele que honrou e obedeceu a Lei; aqui também aquele que foi misericordioso e compassivo. Portanto (1) ele deveria e iria se divorciar dela, mas (2) ele faria isso em particular e discretamente.

- José amava a Deus e José amava Maria. Obviamente, ele ainda não sabia o que estava acontecendo. Confuso e sem dúvida com o coração partido, ele agiu com justiça e também graciosamente. Aqui está um homem que viveu para agradar a Deus e abençoar os outros. Não é de admirar que Deus o tenha escolhido, assim como Maria, para confiar os cuidados de Seu Filho Jesus.

2. Ouça de uma forma que agrade ao pai. V. 20-21

- E, projetando ele isso - tudo deve ter passado por sua mente! Achei que a conhecesse! Por que Deus permitiu isso? Fiz algo de errado?

- Anjo do Senhor (mensageiro de Deus) ... em um sonho - os sonhos se tornarão os pesadelos de José (!), Mas também a sua salvação.

- José, filho de Davi (cf. 1.1) – 10 vezes em Mateus, só que aqui não de Jesus.

- Não temas (força imperativa). E por que ele não deveria ter medo de tomar Maria como esposa?

a) Sua gravidez é do Espírito Santo.

b) Ela terá um filho.

c) Você (José) o chamará de Jesus.

d) Ele salvará Seu povo de seus pecados (a maior necessidade do homem (salvação) e inimigo (pecado)).

- Jesus - “Yahweh é a salvação” ou “Yahweh salva”. Salmos 130:7-8 está em segundo plano aqui; diz: “Espera, ó Israel, no Senhor! pois com o Senhor há benignidade, e com ele há copiosa redenção; e ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades”

- Havia grande expectativa judaica de que um Messias viesse e redimisse Israel da tirania de Roma. Havia pouca ou nenhuma expectativa de que o Messias davídico daria sua própria vida em resgate para salvar seu povo de seus pecados. Ainda assim, Mateus 20:28 diz “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”.

III. Deus Ainda Cumpre Suas Promessas. V. 22-23

- Os versos 22-23 são as palavras do anjo ou a explicação teológica de Mateus de tudo isso. Uma conexão clara é feita entre a concepção virgem de Jesus e as Escrituras do Antigo Testamento. O que descobrimos não deve nos surpreender: Deus cumpre suas promessas.

1. Deus deu Sua palavra nas Escrituras. V. 22

- Nota: 1) “Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse, e 2) o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta”. Aqui, em um único versículo simples, a doutrina da inspiração bíblica é esclarecida. É o Senhor falando ... por meio de seu profeta. “A Bíblia é a Palavra de Deus escrita em palavras de homens”. É 100% divina e 100% humana. Como Paulo diz em 2 Timóteo 3:16, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir na justiça”. Como Pedro diz em 2 Pedro 1:20-21, “sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo". Deus deu Sua Palavra e Deus mantém Sua Palavra.

2. Deus manteve Sua palavra por meio de um Salvador. V. 23

- Esta é uma citação de Isaías 7:14. No versículo 22, somos apresentados à primeira das dez citações do Antigo Testamento introduzidas pelo autor do evangelho com a fórmula impressionante: “Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta”. O ponto principal que o evangelista deseja fazer aqui é que o nascimento de Jesus foi o assunto da grande profecia do Emanuel de Isaías. O filho nascido da virgem, a ser chamado Emanuel, entraria no meio da degradação do Seu povo Israel (Isaias 7:10-16), mas no final venceria todos os Seus inimigos (9:6-7). O ponto aqui é crucial. A abrangência do argumento de Isaías exige que o "filho" de Isaías 7:14 seja o "Filho que foi dado" de Isaías 9:6. Embora nascido de uma virgem humilde em Israel (9:6, “para nós”), Ele seria Emanuel, “o Deus Forte”, e o governo estaria sobre Seus ombros. Não é surpreendente, portanto, descobrir que Mateus relaciona a profecia com a história do nascimento do filho de Maria. De todos os elementos, entretanto, a maior ênfase está em Sua divindade, ou em Emanuel. Ele está conosco em virtude do nascimento virginal, mas nunca se esqueça que Ele é Deus conosco.

- Acredito que devemos reconhecer que o contexto original da profecia de Isaías pode não ser exclusivamente sobre a concepção virginal de Jesus. O ano é 734 a.C. e o rei Acaz de Judá (no sul) fica apavorado ao saber que Assíria e Efraim (o reino do norte) formaram uma aliança contra ele. Isaías é enviado para assegurar a Acaz que Deus está no controle e que os objetivos da aliança não serão bem-sucedidos. Acaz é instruído a pedir um sinal do Senhor, um meio de confirmar a verdade da mensagem de Isaías. Mas ele se recusa! Irritado com a teimosia do rei, Isaías declara que o Senhor dará um sinal de qualquer maneira: uma virgem (uma donzela em idade de casar) conceberá um filho e chamará seu nome de Emanuel. Ele comerá coalhada e mel ao atingir uma idade de discernimento moral. Mas antes que isso aconteça, a terra dos dois temidos reis será abandonada. Agora, essa profecia deve ser entendida como se referindo exclusivamente à concepção virginal de Jesus? Se então, como isso se relaciona com a promessa de que a aliança Assíria e Efraim logo seria quebrada e suas terras abandonadas (uma promessa cumprida dentro de doze anos)?

- É bem possível que a profecia de Isaías teve um cumprimento duplo: inicialmente, nos dias de Isaías; e, finalmente, no nascimento de Jesus. Nesta visão, a virgem, ou jovem donzela da profecia de Isaías, é um tipo da virgem Maria, que mais tarde concebeu Jesus por meio da intervenção milagrosa do Espírito Santo. Portanto, embora uma jovem nos dias de Isaías tivesse um filho que deu a prova de que Deus ainda estava com Seu povo, Jesus mais tarde é reconhecido por Mateus como o verdadeiro Emanuel, "Deus conosco" de uma forma nova, genuína e sem precedentes.

- Nesta profecia, a notável verdade de que Jesus é Deus e homem é afirmada. Aqui, o mistério da encarnação é sucintamente, mas suficientemente articulado.

a. Nosso Salvador é totalmente humano

- Ela dará à luz um Filho (v. 2).

- A virgem conceberá e dará à luz um filho (v. 23).

- Ela deu à luz seu filho primogênito (v. 25).

b. Nosso Salvador é totalmente divino

- “O qual será chamado EMANUEL”, “Deus conosco” (um título ou descrição de Sua pessoa). Porque Ele é Deus conosco no berço, Ele pode ser Deus por nós na cruz.

- Jesus Cristo é a pessoa mais notável em toda a criação. Pense nisso:

a. Ele não tinha um pai humano, mas uma mãe terrena.

b. Ele não tinha mãe celestial, mas um Pai celestial.

c. Ele era mais velho que Sua mãe e tão velho quanto Seu pai.

Tudo isso e muito mais possibilitado por Sua concepção virgem.

- É fascinante pensar como Deus trouxe várias pessoas ao mundo. O nascimento virginal completa o círculo.

a. Adão nenhum homem - nenhuma mulher

b. Eva um homem - nenhuma mulher

c. Nós um homem - uma mulher

D. Jesus, nenhum homem - uma mulher!

- O que está em jogo no que diz respeito ao nascimento virginal?

1) A confiabilidade das Escrituras.

2) A legitimidade ou ilegitimidade do nascimento de Jesus.

3) A impecabilidade do Filho de Deus.

4) O casamento da divindade e da humanidade.

5) A salvação dos pecadores (Ele deve ser Deus e homem).

6) A maldição de Jeconias (1.11; Jeremias 22:30). (Jesus está legalmente nesta linha, mas não naturalmente nela. O nascimento virginal torna isso possível!)

IV. Deus Ainda Honra a Obediência. V. 24-25

- A velocidade, rapidez e surpresa desses eventos devem ter deixado José sem fôlego, atordoado e paralisado. Pelo menos teríamos entendido se essa fosse sua resposta. Mas não, enquanto no verso 20 ele pensava sobre essas coisas, agora no versículo 24 ele salta à ação com a palavra que recebeu do Senhor. Que exemplo incrível ele nos dá.

1. Devemos obedecer imediatamente. V. 24

- Ele acordou de seu sono (não de seu sonho).

- Ele obedeceu a palavra do anjo do Senhor.

- Ele aceitou Maria sem hesitar para ser sua esposa.

- Não há demora, debate ou discussão, apenas ação.

- Ele entendeu perfeitamente tudo o que estava acontecendo? Nós temos dúvidas, mas ele não tinha dúvidas.

Quando Deus fala, nós obedecemos, quer entendamos tudo ou não!

2. Devemos obedecer completamente. V. 25

- Ele honrou Maria e a criança nela até o nascimento de Jesus (ele foi além da ordem do anjo).

- Ele nomeou seu filho como disse. Ele o chamou de Jesus. O nome Emanuel (Deus conosco) nos diz quem Ele é. O nome Jesus (Deus salva) nos diz o que Ele faz.

Conclusão

A simplicidade do nascimento de nosso Salvador e Seu nome é uma coisa notável. Examinamos Seu nascimento, mas considere Seu nome. Os homens dão muito valor aos nomes, especialmente seus líderes e governantes. Pense nas afirmações extravagantes feitas por Alexandre, o Grande, César Augusto (o divino), Carlos, o Audaz ou o Temerário, Ricardo Coração de Leão.

Que contraste, oh que diferente, é o simples nome de Jesus.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem