Jesus: O Profeta Que é Semelhante e Maior do Que Moisés

Jesus: O Profeta Que é Semelhante e Maior do Que Moisés
Texto: Deuteronômio 18:15-22

Introdução

À medida que alguém percorre as páginas da Sagrada Escritura, ele descobre um retrato revelador do Messias de Deus que desenvolve tanto em beleza quanto em detalhes. Embora complexa, a imagem do Velho Testamento do messias ganha clareza e foco com o tempo. Em outras palavras, ele começa de forma ampla, mas progressivamente se estreita e se torna mais específico e preciso.

Começa com a promessa de Deus de enviar um libertador que será a semente de uma mulher e que esmagará a cabeça da serpente / Satanás (Gênesis 3:15; Romanos 16:20). Ele então se estreita sucessivamente nos dizendo que Ele será: a semente de Abraão (Gênesis 12:1-3; 22:18), da tribo de Judá (Gênesis 49:10), um profeta como Moisés (Deuteronômio 18:15-17 ), o descendente de Davi (2 Samuel 7:12-17; Isaias 11:1), o Ungido de Yahweh (Salmo 2), Aquele que o Senhor livra da morte (Salmo 16; 22), um Rei-Sacerdote (Salmo 110 ), a virgem concebeu (Isaias 7:14), o Servo Sofredor do Senhor (Isaias 52:13-53: 12), a vinda do Filho do Homem (Daniel 7:13-14), o governante nascido em Belém (Miqueias 5:2), o traspassado que purificará do pecado e da impureza (Zacarias 12:10-14).

O retrato é de tirar o fôlego e irresistível tanto em sua promessa quanto em seus detalhes. É como se alguém tivesse descoberto um conjunto de pérolas magníficas unidas para formar um lindo colar. Cada um convida a um estudo e inspeção cuidadosos. Para nossos propósitos, concentraremos nosso olhar na promessa encontrada na segunda entrega da Lei, a promessa de um profeta como Moisés encontrada em Deuteronômio 18:15-22.

Moisés se dirige aos hebreus em preparação para sua entrada “na terra que o Senhor vosso Deus vos dará” (18:9). Eles são avisados ​​de que serão confrontados com todos os tipos de práticas malignas (abomináveis) que eles não devem seguir ou praticar (18:9-14). Para ajudá-los na devoção fiel ao Senhor, Deus promete levantar um profeta, uma série de profetas é provavelmente o ponto principal do texto, que falará a palavra do Senhor ao povo, uma palavra que eles devem ouvir e obedecer (18:18-19). Por fim, a nação de Israel começou a procurar e antecipar o profeta por excelência que seria uma figura messiânica ou o anunciador do Messias (João 1:21, 25; Atos 3:22; 7:37). O Novo Testamento testifica do cumprimento deste esperado profeta como Moisés na vinda de Jesus de Nazaré. Podemos afirmar com segurança que, hoje sabemos quem é esse profeta prometido: Jesus Cristo. Jesus Cristo é aquele que fala as palavras de Deus perfeitamente. Ele é o enviado de Deus para nos ensinar o caminho para Deus.

Agora, o que eu gostaria de fazer é percorrer esses versículos em Deuteronômio 18:15-22 e ver exatamente o que Deus diz que devemos entender a respeito de seu dom de profetas e do Profeta final. Qual é o seu propósito? Como reconhecemos o verdadeiro profeta do falso profeta? Qual deve ser a nossa resposta em tudo isso?

I. Deus Levanta Seus Profetas e Devemos Ouvi-los. V. 15-17

- Nosso Deus é um Deus que fala. Ele é um Deus que dá o primeiro passo para se comunicar com Sua criação. Por ser um Deus grande e terrível, “o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos” (Deuteronômio 7:9), não podemos conhecê-lo exaustivamente, mas podemos conhecê-lo verdadeira e genuinamente. Podemos conhecê-Lo porque Ele escolheu falar conosco.

- Um meio pelo qual Deus se revelou é por meio de Seus profetas, Seus pregadores. Esses homens divinamente chamados foram dotados por Deus tanto como anunciadores quanto futuros em Seu nome. Ser o porta-voz de Deus é a característica central de um profeta. Moisés destaca dois aspectos da ocupação daqueles que falam por Deus.

1. Ele fala por iniciativa de Deus. V. 15

- Moisés nos informa que é o Senhor (Yahweh) que levanta os profetas (Hebraico Nabi, “aquele que é chamado por deus”). O ofício profético não é algo que qualquer homem ou mulher tome sobre si. É total e completamente por iniciativa de Deus e Seu chamado.

- Além disso, esses profetas (18:20, 22) serão 1) como Moisés e 2) virão dos próprios hebreus, “de entre vós, de vossos irmãos”. Como Moisés, um dos seus que fielmente declarou a palavra do Senhor e eles ouviram (pelo menos parte do tempo!), Devem ouvir aqueles que o seguem e que fielmente declaram a palavra do Senhor. “O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim...”. O clímax que o Senhor Deus levantou foi Seu servo Jesus.

- Em João 8:28, o Senhor Jesus disse sobre Seu próprio ministério profético: “Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo". Ele falou, como fazem todos os verdadeiros profetas, apenas por iniciativa de Deus.

- Para aqueles de nós hoje chamados por Deus para proclamar Sua Palavra, nosso mandato é ser pregadores orientados por texto que manejam corretamente a infalível e inerrante Palavra de Deus. À parte desta Palavra, não temos mensagem e base para chamar nosso povo a fazer qualquer coisa. Quando os pregadores falham em pregar as Escrituras, eles abandonam sua autoridade. Eles não confrontam mais seus ouvintes com uma palavra de Deus. Na verdade, tudo o que eles trazem é outra palavra do homem, uma palavra sem autoridade divina, poder e substância.

2. Ele fala como mediador de Deus. V. 16-17

- O profeta não fala apenas por iniciativa de Deus, ele também fala como mediador de Deus. Os versículos 16-17 nos levam de volta à entrega da Lei como registrada em Deuteronômio 5:22-28. O povo estava aterrorizado pela “glória e grandeza” de Yahweh, por Sua voz e pelo fogo do qual Ele falava. Eles pediram ao Senhor (“desejado pelo Senhor”) que permitisse que Moisés servisse como mediador em seu nome para que não morressem. Deus os elogia e honra seu pedido, observando: “Eles estão certos no que falaram” (v. 17; cf. 5:28). Deus então disse em 5:29: “Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre!”

- Moisés, então, serviu em um ministério mediador como porta-voz de Yahweh para revelar a palavra e a vontade de Deus ao povo. Aqueles que o seguiram na vocação profética serviriam de maneira semelhante culminando no “mediador” entre Deus e o homem, “o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2:5). Esse mediador serviria não apenas como profeta de Deus, mas também como sacerdote de Deus (veja o livro de Hebreus). Aqui em Jesus Cristo está a voz de Deus que podemos ouvir e não morrer. Aqui em Jesus Cristo está a face de Deus que podemos ver e não morrer. Aqui em Jesus Cristo está a Palavra de Yahweh que “se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do único Filho da parte do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:14). Quem poderia imaginar que o profeta que o Senhor Deus ressuscitaria também seria o Filho de Deus! Moisés prometeu ao povo que Deus levantaria outros profetas conforme a nação precisasse deles. E ele estava fazendo mais do que prometer toda a linha de profetas que o Senhor enviaria; ele também estava anunciando a vinda do Profeta, o Senhor Jesus Cristo.

II. Deus Fala Por Meio de Seus Profetas e Devemos Obedecê-Los. V. 18-19

- Muitos estudantes da Bíblia apontaram os numerosos paralelos e semelhanças entre a vida e o ministério de Moisés e o de Jesus de Nazaré. O fato de nosso Senhor ser retratado como um segundo e maior Moisés no evangelho de Mateus, por exemplo, é quase universalmente aceito.

- Na era do Novo Testamento, Jesus foi reconhecido como cumpridor da predição de Moisés (Mateus 21:11; Lucas 7:16; João 5:46; Atos 3:22; 7:37; Hebreus 3:2-6). Jesus era como Moisés de várias maneiras. Ele foi salvo na infância (Êxodo 2; Mateus 2:13-23); Ele renunciou a uma corte real (Hebreus 11:24-27; Filipenses 2:5-8); teve compaixão pelo povo (Números 27:17; Mateus 9:36); fez intercessão (Deuteronômio 9:18; Hebreus 7:25); falou com Deus face a face (Êxodo 34:29-30; 2 Coríntios 3:7); e foi mediador de uma aliança (Deuteronômio 29:1; Hebreus 8:6-7). A maior revelação da era do Antigo Testamento veio por meio de Moisés. Essa revelação só foi superada na vinda de Cristo, que não apenas revelou a mensagem de Deus, mas providenciou a salvação por meio de Sua morte.

- Em nosso texto, a ênfase está na revelação divina e em Moisés como o profeta e mediador dessa revelação. Aqueles que o seguem também mediarão a Palavra de Deus e por ser a Palavra de Deus, as pessoas que a ouvem têm a obrigação de recebê-la e obedecê-la.

1. Deus dá aos profetas as palavras para proclamar. V. 18

- O versículo 18 é paralelo ao versículo 15 em quase exatamente as mesmas palavras. No entanto, uma observação nova e específica é feita a respeito daqueles que mediam a Palavra de Deus por iniciativa do Senhor. Deus diz: 1) “Porei as minhas palavras na sua boca” e 2) “Ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar”. A palavra que o profeta proclama é precisa (palavras de Deus) e abrangente (“tudo o que eu lhe ordenar”).

- Tenho dito muitas vezes que a melhor descrição da substância das Escrituras é "é a Palavra de Deus escrita em palavras de homens". Tal afirmação encontra apoio em Deuteronômio 18:15-22, especialmente no versículo 18. O profeta é chamado por Deus. O profeta é um porta-voz de Deus. O profeta fala exata e completamente tudo o que o Senhor o manda falar. O método de Deus com Seus profetas foi: Eu colocarei minhas palavras em sua boca (Jeremias 1:9; 5:14; 20:8, 9, etc.). É Yahweh quem comissiona e envia o profeta (Isaias 6:8). Por essa razão, o profeta poderia dizer: “Assim diz o Senhor”.

- Para aqueles de nós chamados para a sagrada designação de um profeta moderno, essas são palavras solenes e pesadas. A tarefa do pregador não é confrontar a congregação com suas próprias ideias, mas com a palavra autorizada de Deus. Deus dá aos profetas a palavra para proclamar. Deve ser sempre Dele e nunca deles! Como precisamos ouvir e atender a essa admoestação, quando tantas pregações modernas carece de conteúdo bíblico e substância teológica.

2. Deus espera então que Seu povo responda. V. 19

- O profeta é o porta-voz do Senhor Deus. Suas palavras têm autoridade divina que exige nossa atenção e obediência radical. Rejeitar as palavras que o profeta falou era rejeitar a Deus, e ele não permitiria que tal rebelião ficasse sem contestação. O versículo 19 é realista em sua avaliação e sinistro em sua promessa. O Senhor reconhece que haverá aqueles que “não ouvirão minhas palavras” que o profeta “falará em meu nome”. Repetindo, “o povo nem sempre temerá ao Senhor e guardará todos os seus mandamentos para que tudo vá bem com eles e seus descendentes para sempre” (5:29). As pessoas nem sempre “amarão o Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças” (6:5). A resposta de Deus? “...eu exigirei contas”. Salmos 19:11 nos diz que há “grande recompensa” em guardar, obedecer e ouvir com o objetivo de aceitar a palavra de Deus. Por outro lado, existe uma grande perda em desobedecer e rejeitar essa Palavra. Aqueles que ouviam o profeta ouviam a Deus; qualquer resposta que eles dessem ao profeta, eles davam a Deus, e eles assumiam as consequências.

- E, como um aparte, dado o ouvir que Deus ordena que Seu povo dê todos os Seus profetas, qual é o significado das palavras de Deus para Pedro, Tiago e João no Monte da Transfiguração quando a “voz da nuvem” disse a eles na presença de Moisés e Elias a respeito de Jesus: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi” (Mateus 17:5). Deus espera que Seu povo responda em obediência à Sua palavra.

III. Deus Valida Seus Profetas e Devemos Confiar Neles. V. 20-22

- Quando Deus levanta Seus profetas e coloca Sua palavra em suas bocas, podemos ter certeza de que Satanás levantará seus profetas e colocará sua palavra em suas bocas. Moisés já advertiu os hebreus sobre os falsos profetas em Deuteronômio 13:1-5. Jesus faria o mesmo em Mateus 7:15-23; 24:11, 24. Paulo seguiria o exemplo em 1 Timóteo 4:1-5; Pedro em 2 Pedro 2:1-3; e João em 1 João 2:18-23; 4:1-6 e Apocalipse 13:11-18; 19:20. Mesmo até o fim dos tempos, o maligno se oporá à verdade de Deus e falsificará essa verdade enganando aqueles que não exercem o discernimento espiritual. Os lobos vêm em pele de cordeiro, como Jesus avisou (Mateus 7:15). Que teste podemos aplicar então para discernir o verdadeiro profeta do falso, o artigo genuíno do falsificado? Moisés destaca dois em particular para nossa consideração.

1. Falsos profetas falam mentiras em nome de outros deuses. V. 20, 22

- Moisés nos avisa que profetas autoproclamados podem entrar em cena alegando falar em nome de Deus. No entanto, ele nos avisa que eles são presunçosos em sua afirmação de falar em nome do Senhor. Em outras palavras, sua aparência e declaração podem ser ousadas e até persuasivas, mas na verdade suas palavras os traem, porque não são consistentes com o que Deus claramente revelou (“que não lhe ordenei que falasse”). Além disso, se suas palavras conduzem à idolatria e lealdade a falsos deuses, é claro que eles não falam por Yahweh. Sob a economia mosaica, “o mesmo profeta morrerá” (13:15).

- Além disso, se eles fizerem uma previsão “em nome do Senhor” de um evento futuro e esse evento não se concretizar, então 1) “é uma palavra que o Senhor não falou”, 2) “o profeta falou presunçosamente”, e 3) não importa o quão poderosa seja a personalidade ou convincente do orador, “não o temerás”.

- A consistência com a Palavra revelada e a precisão completa nos pronunciamentos preditivos irão expor os falsos profetas para os mentirosos que são! Esses critérios representam o meio pelo qual um profeta ganhou sua reputação como verdadeiro profeta e porta-voz do Senhor. Ao longo do ministério de um profeta, em questões importantes e menos significativas, o caráter de um profeta como um verdadeiro porta-voz de Deus começaria a emergir claramente.

2. Os verdadeiros profetas falam a verdade em nome do Único e verdadeiro Deus. V. 21-22

- Há pelo menos quatro testes para um profeta: (1) Suas predições se cumprem (Jeremias 28:9)? (2) O profeta tem uma comissão divina (Jeremias 29:9)? (3) As profecias são consistentes com as Escrituras (2 Pedro 1:20-21; Apocalipse 22:18-19)? (4) As pessoas se beneficiam espiritualmente com o ministério do profeta (Jeremias 23:13-14, 32; 1 Pedro 4:11)?

- Esses quatro critérios se expandem, mas ecoam o que Moisés escreveu. Moisés pressupõe que queremos nos beneficiar espiritualmente (“E, se disseres no teu coração: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou?”). No íntimo, queremos saber o que o Senhor disse, bem como “a palavra que o Senhor não falou”. Novamente, o fator decisivo é a verdade. As palavras do profeta se alinham com a revelação divina que, para nós, é a totalidade da revelação divina que está contida nos 66 livros da Bíblia? E, se houver um componente preditivo em sua mensagem, isso acontece e é verdade? Um verdadeiro profeta é, simplesmente, aquele que diz a verdade.

- Foi em Jesus Cristo, que vemos o verdadeiro profeta de Deus em plena verdade, manifestação e glória. As pessoas presentes quando Ele alimentou os 5.000 (homens) estavam corretos: “Este é realmente o Profeta que havia de vir ao mundo” (João 6:14). Ele falava a verdade e somente a verdade para o Deus verdadeiro. Ele é realmente o Verbo feito carne que deu a conhecer o Pai (João 1:18). Foi assim que Pedro o viu (Atos 3:22-23). Foi assim que Estêvão o viu (Atos 7:37). É assim que devemos vê-Lo também; Jesus “o Profeta que há de vir ao mundo”.

Conclusão

- Em João 5:46 Jesus disse: “Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu”. O autor de Hebreus acrescentaria: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo”. Novamente, quem teria pensado que o grande profeta que viria também seria o Filho de Deus, não apenas um servo na casa de Deus, mas um Filho sobre a casa de Deus? (Hebreus 3:1-6)

- O grande pregador batista em Londres, Charles Spurgeon, captou perfeitamente o que toda a Escritura está ensinando a respeito deste profeta como Moisés. Ele nos informa cuidadosa e maravilhosamente sobre o que precisamos saber e o que precisamos fazer, quando confrontados com este profeta ressuscitado pelo Senhor Deus.

“O Senhor sabia que o homem sempre seria incapaz de ouvir a voz de seu Criador e, portanto, determinou não só falar por Moisés, mas falar por Seus servos, os Profetas, levantando aqui, um, ali, outro. E então Ele determinou, como a consumação de Sua misericórdia condescendente, que no final Ele colocaria todas as palavras que tinha a dizer ao homem em um coração e que essa palavra deveria ser falada por uma boca aos homens, fornecendo uma palavra plena, completa e revelação imutável de Si mesmo à raça humana! Isso Ele resolveu dar por Aquele de quem Moisés havia aprendido algo quando o Senhor disse a Ele nas palavras de nosso texto: “Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar”. Sabemos com certeza que nosso Senhor Jesus Cristo é aquele Profeta semelhante a Moisés por quem, nestes últimos dias, Ele nos falou! ... ouçam a Voz de Deus por este maior de todos os Profetas ... Irmãos e irmãs, eu imploro não rejeitem a mensagem que Jesus traz, visto que não é Sua, mas a mensagem certa de Deus! Não se engane com uma única palavra que Jesus fala, pois é a Palavra do Eterno! Não desprezes nem uma única ação que Ele fez, ou preceito que Ele ordenou, ou bênção que Ele trouxe, pois sobre tudo isso está a marca da Divindade!”

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem