5 Lições Incríveis Que Você Pode Aprender Com a Vida do Apóstolo Filipe

5 Lições Incríveis Que Você Pode Aprender Com a Vida do Apóstolo Filipe
Você quer saber quais as diferentes lições que você pode aprender com o apóstolo Filipe? Se sim, você precisa continuar lendo esta postagem. Descubra quem é o apóstolo Filipe, do que se trata a sua vida, as lições da sua vida e, mais importante, como aplicar estas lições hoje.

O Que Você Sabe Sobre o Apóstolo Filipe?

Se você for como a maioria, provavelmente diria: "Não muito". É fácil se familiarizar com os grandes nomes dos apóstolos de Cristo, como Pedro, João e Mateus. Mas quando se trata de Filipe, você e eu, junto com outros cristãos, não estamos muito familiarizados com a vida dele.

Tomei a decisão de estudar a vida de Filipe. E eis que, embora seja um personagem um tanto obscuro na Bíblia, há muitas lições que podemos aprender de sua vida. Deixe-me compartilhar com você o que eu aprendi.

Nesta postagem, você aprenderá as cinco melhores lições que devemos aprender com o apóstolo Filipe.

Quem é Filipe, o Apóstolo?

Filipe, o Apóstolo, está entre os 12 discípulos originais de Jesus Cristo. Ele é da cidade de Betsaida. Ele tem um nome grego, que significa amante de cavalos. Jesus chama diretamente Filipe para segui-lo. Mais tarde, ele orientou Natanael a ser um seguidor de Cristo também.

Ele era conhecido por ser o discípulo cuja fé foi testada durante a alimentação da multidão. Foi ele também quem pediu a Cristo que lhes mostrasse o Pai.

Lição # 1: Responda ao Chamado de Deus

Muitas pessoas não receberam o chamado de Deus. De fato, dentre os bilhões de pessoas, Deus está trabalhando apenas com alguns poucos neste momento.

Quando Deus te chama, Ele está lhe concedendo um dos maiores privilégios neste universo inteiro. Ele, o Governante Supremo e Deus todo-poderoso, escolheu pessoalmente você para fazer parte de Seu Reino vindouro.

Quando Deus te chamar, você vai responder?

O chamado de Filipe é algo especial. Ao contrário de André, que foi levado por João ou Pedro, que foi convidado por seu irmão, Filipe foi diretamente chamado por Jesus, o Messias, ou popularmente conhecido como Jesus Cristo.

Nós lemos sobre o chamado de Filipe em João 1:43-44:

“No dia seguinte Jesus resolveu partir para a Galileia, e achando a Felipe disse-lhe: Segue-me. Ora, Felipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro”

O chamado de Filipe prova que Jesus não está limitado a um método de encontrar Seus discípulos ou qualquer um que seja Dele.

No verso 45 do mesmo versículo, lemos:

“Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José”

A verdade é que Jesus encontrou Filipe e não Filipe, encontrou Jesus. Nós recebemos o chamado de Deus, não por causa do nosso próprio esforço. Não é por causa de nossa força, habilidade ou talentos.
Nós lemos a declaração de Cristo:

“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer” (João 6:44).

Nosso chamado vem de Deus, ele mesmo.

Nós não escolhemos Deus, mas Deus nos escolheu.

Assim, devemos ver o significado INCRÍVEL de nosso chamado como cristãos. Não é por acaso que você está aqui lendo este artigo. Não é por acaso que você faz parte da igreja de Deus. Não é por acaso que você está onde está agora.

Deus te chamou para fazer parte da Sua Família e receber a vida eterna. Não há recompensa melhor do que isso!

Tudo isso é seu se, e somente se você responder ao chamado de Deus, seguir Seus mandamentos e receber Seu amor incondicional.

Como Filipe, você vai responder ao chamado de Deus?

Lição # 2: Deus Pode Usar o Mal Para o Bem

Às vezes, Deus não intervém diretamente nos assuntos humanos, mas sim, eficientemente, tecendo eventos para cumprir o Seu propósito.

Nós lemos a reação de Natanael quando Filipe falou sobre o Cristo em João 1:45-46:

“Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, senão aquele que é vindo de Deus; só ele tem visto o Pai”

E Natanael disse-lhe: “Pode alguma coisa boa sair de Nazaré?”

Durante aquela época, Nazaré era conhecida por ser proverbialmente má. Se você era nazareno, você carregava a má reputação de Nazaré. As pessoas pensavam em Nazaré com desprezo, desdém e preconceito.

Assim, não é surpreendente ver a primeira reação de Natanael. Sim, Nazaré era um lugar sem boa reputação, mas foi de onde o Messias veio. Era como um lugar escuro vendo uma luz pela primeira vez em muitos anos!

Também é importante notar que Filipe é de Betsaida e possivelmente Natanael também. Betsaida também era uma cidade sem boa reputação. De fato, foi denunciada por Cristo por causa da incredulidade (Mateus 11:21 / Lucas 10:13).

Deus certamente pode usar algo ruim e usá-lo para o bem. Ele usa Nazaré e Betsaida, cidades sem boa reputação, para trazer algo de bom. Estas são as cidades de onde Cristo e alguns de seus seguidores vieram.

Lição # 3: Deus Pode Usar Você Para Alcançar Seu Propósito

Depois de conhecer a Cristo, Filipe foi imediatamente a Natanael. Para Filipe, não era suficiente que ele tenha sido chamado por Deus. Ele sabia que havia um trabalho a fazer e parte disso era compartilhar as Boas Novas com os outros.

Quando Natanael duvidou que o Messias viria de Nazaré ou talvez ele quisesse confirmar a notícia, a resposta de Filipe foi decisiva. Filipe não precisava explicar mais nada, mas ele imediatamente mostrou a Natanael a prova. Ele disse:

"Vem e vê" (João 1:46).

Depois de uma breve conversa com Jesus, Natanael confirmou como ele conheceu o verdadeiro Messias. Ele disse: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel” (João 1:49)!

Não é só Natanael quem Filipe trouxe a Cristo. Depois de algum tempo, Filipe ajuda algumas pessoas a terem a chance de ver Jesus e talvez até conversar com Ele.

Nós lemos esta história em João 12:20-22:

Ora, entre os que tinham subido a adorar na festa havia alguns gregos. Estes, pois, dirigiram-se a Felipe, que era de Betsaida da Galileia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus. Felipe foi dizê-lo a André, e então André e Felipe foram dizê-lo a Jesus”.

Filipe foi e contou a André e, por sua vez, André e Filipe disseram a Jesus. Como resultado, Cristo pôde transmitir com eles a palavra da vida e forneceu-lhes instruções importantes sobre como buscar a vida eterna.

Aqui podemos ver uma das razões pelas quais Deus nos chamou para o Corpo de Cristo. Devemos tratar sobre os assuntos do nosso Pai e isso é proclamar o Evangelho do Reino vindouro de Deus.

Como Filipe, Deus pode usar nosso esforço para chamar mais pessoas para a Sua Igreja. Sim, é um fato que é Deus quem chama as pessoas, mas isso não significa que não devemos fazer nada para avançar o Evangelho.

Antes de Cristo deixar seus seguidores, Ele deu-lhes instruções para "ir e fazer discípulos de todas as nações".

É nosso trabalho plantar a semente e cabe a Deus dar o crescimento.


Portanto, você nunca pode duvidar do que pode fazer. Esforce-se para manter sua fé e ser uma luz do mundo. Através de suas ações e exemplos, você pode levar as pessoas a Deus.

Lição # 4: Deus Provará Nossa Fé

Um dos mais notáveis ​​milagres de Jesus foi a alimentação da multidão. Neste milagre, a fé de Filipe foi testada.

Nós pegamos a história em João 6. Jesus e Seus discípulos percorreram o Mar da Galileia. Milhares de pessoas se reuniram para receber o ensinamento de Cristo. No entanto, as pessoas estão ficando com fome e, assim, Cristo inesperadamente perguntou a Filipe no verso 5:

“Onde compraremos pão, para estes comerem?”

Nunca ocorreu a Filipe que Cristo alimentaria a multidão. Não era seu dever alimentar milhares de pessoas.

Para ele, eles tinham suprimento suficiente para se alimentar, mas para alimentar a multidão, seria preciso um milagre para fazê-lo - e é exatamente isso que eles estão prestes a testemunhar.

Observe a questão de Cristo. Ele estava perguntando onde comprar pão. Se Ele fosse apenas um homem comum, ele deveria ter perguntado: "Onde é que vamos conseguir o dinheiro para comprar pão para todas essas pessoas?"

Cristo sabia muito bem que eles tinham a capacidade de comprar o pão, mesmo que não tivessem o dinheiro. Mas Cristo sabia exatamente o que ele estava pedindo a Filipe.

Nós lemos no versículo 6 o propósito de Cristo perguntar a Filipe:

“Mas dizia isto para o experimentar; pois ele bem sabia o que ia fazer”.

É aqui que a fé de Filipe seria testada. Sua resposta determinaria o tipo de fé que ele tinha naquele momento.

Se sua fé fosse forte o suficiente, ele poderia ter respondido: “Mestre, você sabe. Você tem o poder de alimentar essas pessoas mesmo que tenhamos recursos limitados”

No entanto, lemos a resposta de Filipe no verso 7:

“Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pouco”.

Do ponto de vista de Filipe, o lugar onde eles estavam não tinha recursos suficientes para produzir pão suficiente para todos. Ele também sabia que, mesmo que conseguissem encontrar um lugar que pudesse fornecer pão suficiente, eles não teriam dinheiro para comprar todos eles.

Em resumo, Filipe concentrou-se no problema e não na solução.

Filipe deveria saber que eles estavam adorando um Deus do impossível. Eles não estavam adorando um deus feito de pedra, mas um Deus vivo, poderoso e onisciente. Filipe deveria ter testemunhado os milagres anteriores de Cristo e isso deveria ser suficiente para mostrar a ele que Cristo era capaz de alimentar esta multidão.

Nós conhecemos o resto da história.

André trouxe um menino que tinha cinco pães de cevada e dois pequenos peixes. Cristo instruiu os homens a se sentarem. Depois de orar e agradecer, o inesperado acontece.

Você pode imaginar a reação de Filipe e do restante dos apóstolos. O alimento simplesmente se multiplicou e não há fim à sua recompensa!

Milhares ficaram cheios e satisfeitos e depois de recolher os restos, eles ainda encheram doze cestos!

Que glorioso milagre para todos verem!

Tiago explicou por que devemos ser alegres no meio de provações e testes. Ele afirmou em Tiago 1:2-4:

“Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma”.

O apóstolo Pedro acrescentou:

“na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória” (1 Pedro 1:6-8).

A prova de nossa fé pode ser difícil. No entanto, não é impossível passar no teste, pois Deus prometeu que nunca nos dará uma prova que não possamos suportar. Em última análise, a prova da nossa fé é para nosso próprio bem.

Cristo provou a fé de Filipe. O que Filipe viu naquele dia, ele traria consigo até os últimos momentos de sua vida. Sim, Filipe pode não ter passado no teste de Cristo, mas ele saiu com uma fé mais forte.

Da mesma maneira, Deus também testará nossa fé, seja elas genuínas ou não. Deus nos testará para que possamos sair com uma fé mais forte e ainda mais firme.

Lição # 5: Devemos Buscar um Relacionamento Próximo Com Deus

Deus deseja formar um relacionamento próximo e íntimo conosco. Ele quer que respondamos ao Seu chamado e façamos parte da Sua Família.

Contudo, Deus não nos forçará. Ele nos diz o que fazer, mas nunca nos controlará como robôs. Por esse motivo, cabe a nós tomar a decisão.

Filipe permaneceu com Cristo por cerca de três anos. Ele ouviu Seus ensinamentos e instruções. Em um episódio, Ele pediu a Jesus para revelar-lhes o pai.

Nós lemos em João 14:7-11:

“Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras”

Como qualquer um de nós, há coisas que provavelmente não entendemos prontamente. Cristo acabara de mencionar que, se eles o vissem, eles também viam o Pai.

Com o zelo de conhecer mais a verdade e compreender a natureza de Deus Pai, Filipe teve coragem suficiente para perguntar: “Senhor, mostra-nos o Pai e é suficiente para nós”. Ele pediu não apenas para si mesmo, mas também para outros para ouvir a resposta.

Como resultado, Cristo explicou mais sobre o que Ele quis dizer com Sua declaração anterior. Filipe e os apóstolos puderam aprender mais sobre a relação entre Jesus e Deus o Pai.

Para Filipe, era de grande importância conhecer o Pai. Jesus mencionou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Agora, ele sabe o caminho, ele quer saber onde esse caminho está levando. Como qualquer relacionamento terrestre, gostaríamos de saber mais sobre quem queremos ter um relacionamento. Da mesma maneira, Filipe, em seu desejo de conhecer mais sobre o Pai Celestial, ele também perguntou sobre Ele através de Seu Filho, Jesus Cristo.

Com isso em mente, é nosso dever também ler a Bíblia e aprender mais sobre nosso Pai Celestial. Quanto mais aprendemos sobre Deus, mais podemos desenvolver um relacionamento mais profundo com ele. Por meio da oração, estudo da Bíblia, meditação e jejum, nos aproximamos ainda mais do nosso Pai Celestial.

Aplicando as Lições da Vida do Apóstolo Filipe

Embora seja verdade que pouco tenha sido escrito sobre Filipe, você ainda pode colher lições importantes de sua vida. Espero que não aprendamos essas lições, mas também as apliquemos em nossas vidas.

E quanto a você? Você tem outras lições que deseja compartilhar conosco? Deixe um comentário abaixo e eu adoraria ouvir de você. Não se esqueça de compartilhar essas cinco lições com seus amigos e familiares se elas tiverem beneficiado você.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem