Missões - Um Chamado Por Ajuda

Missões - Um Chamado Por Ajuda
Texto: Atos 16:6-10

Introdução: Um homem estava tentando colocar uma grande caixa em um caminhão na frente de uma loja do Walmart, mas a carga era muito pesada para ele levar a caixa até a porta traseira de seu caminhão. Ele viu outro homem andando por perto e gritou para ele: "Senhor, você pode me ajudar?"

O homem olhou para o cavalheiro que lutava e disse: "Sim, posso ajudar, mas não vou", e ele continuou andando.

É frustrante ter uma necessidade e saber que alguém facilmente poderia se oferecer para ajudá-lo apenas para descobrir que a pessoa reluta ou se nega em ajudá-lo. Quando olhamos para um mundo que sofre com fome, falta de moradia, solidão e perdição, sabemos que temos ajuda que podemos dar, mas muitas vezes somos reticentes em fazê-lo.

Atos 16:6-10 - "6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia;7 e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.8 Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade. 9 De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos.10 E quando ele teve esta visão, procurávamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho"

Hoje vemos um homem que estava perfeitamente disposto a ouvir o chamado de Deus para ajudar os necessitados. Tudo começou durante a segunda viagem missionária de Paulo, quando tentou ir para o nordeste da Ásia, mas o Espírito Santo o impediu. Ele seguiu a liderança do Espírito e foi a única outra direção aberta para ele, que era em direção a Troas e a área costeira a leste da Macedônia. Foi lá que Paulo teve uma visão enquanto dormia. Na visão, ele viu um homem da Macedônia implorando-lhe que fosse à Macedônia para oferecer ajuda aos que moravam lá. Paulo contou a seus companheiros de viagem sobre a visão e partiu imediatamente para a terra através das águas a oeste. Os resultados foram fenomenais. A Europa foi evangelizada, depois a Inglaterra e depois o novo mundo - a América. Nós, que vivemos na América, devemos muito à disposição de Paulo em ouvir e obedecer ao chamado de Deus.

Quero dizer a você que o chamado para "venha e nos ajude" não parou de vir do trono de Deus aos ouvidos atentos de Seus seguidores. Muitas pessoas ainda não conhecem Jesus Cristo, precisam das necessidades humanas mais básicas e algumas realmente nunca ouviram a mensagem clara e simples de fé e salvação por meio de Jesus. Hoje, milhares de missionários e milhões de pessoas estão nos pedindo para ir e ajudá-los no esforço de continuar o esforço missionário internacional. Mas, o chamado não é simplesmente do povo, é um chamado que vem do Senhor.

Alguém pode dizer: “Não ouço esse chamado”. Bem, pode ser que você não esteja sintonizado no canal de Deus. Seja um rádio ou televisão, você deve estar sintonizado no canal certo para receber a mensagem certa. O mesmo é verdade com Deus. Para ouvir Seu chamado, você deve estar em contato com o Espírito Santo. Eu quero que abramos nossos corações hoje para que possamos ouvir o chamado vindo dos "campos, que já estão brancos para a ceifa!"

I. Como Podemos Responder a Este Chamado

Deus está chamando, mas como respondemos? Existem várias maneiras de responder ao chamado de Deus para levar a mensagem através das ondas ou da rua.

A. Podemos responder com oração

Se você perguntar aos missionários do que eles mais precisam, eles quase sempre responderão: "Oração!" Esse é o primeiro pedido de quase todos os que compartilham o Evangelho. Você pode perguntar a um pregador, a um ganhador de almas ou a alguém que está tentando compartilhar o Evangelho com um amigo, e você receberá a resposta: “Ore por mim”.

Muitas pessoas pensam pouco em oração até que surja um problema. Então, eles chamarão o pregador ou pedirão a amigos cristãos que orem. Mas, muitas dessas mesmas pessoas gastam pouco tempo em oração pelos outros. Eu quero desafiá-lo a orar por aqueles que estão envolvidos em compartilhar o amor de Deus por meio do ministério e da Palavra falada de Deus. Eles precisam e desejam suas orações mais do que você imagina! Eleve os missionários a Deus e peça a Ele para encorajá-los, inspirá-los e capacitá-los na grande obra de compartilhar o amor e a graça de Deus.

B. Devemos responder como Seu Povo

Quando Deus chama, Ele chama alguém - uma pessoa. Deus está procurando pessoas que ouvirão Seu chamado e obedecerão. Paulo estava ouvindo a Deus e é por isso que ele ouviu o chamado. Frequentemente, permitimos que o mundo ou nossos próprios desejos bloqueiem a voz de Deus. Alguém que está me ouvindo agora está sendo chamado para atravessar a rua ou ir ao redor do mundo para compartilhar o amor de Deus, abrir seu coração para o Senhor e obedecer ao Seu chamado.

Algumas pessoas ouvem o chamado, mas negam. Fui chamado para pregar quando era menino. Eu fugi desse chamado até os 23 anos. Felizmente, Deus não desistiu de mim. Finalmente, rendi-me ao Seu chamado e foi a melhor decisão que poderia ter feito. Por mais de 30 anos tenho pregado a Palavra de Deus, ministrado ao povo de Deus e compartilhado a salvação de Deus com as pessoas. Eu nunca iria querer voltar e fazer outra coisa com minha vida. Nos primeiros dias, o caminho era difícil, os fundos escassos e a estrada parecia difícil, mas Deus nunca deixou de atender às minhas necessidades e me guiar. Quanta alegria Ele me deu em Seu serviço. Chego agora a estes anos de vida com a paz de saber que, embora às vezes tenha falhado com Ele, tenho percorrido o caminho que Deus traçou para minha vida. Eu me fechei para pensar como seria hoje se eu me sentasse olhando para trás e percebesse que não consegui cumprir meu destino dado por Deus. Acredite em mim, tenho conversado com várias pessoas ao longo dos anos que me disseram que Deus os chamou e elas fugiram do chamado ou adiaram a decisão de obedecer. Que tristeza eles me transmitiram. Um homem que havia se tornado um homem de negócios e um grande sucesso financeiro sentou-se na minha frente e chorou ao contar como havia falhado em seguir o chamado de Deus no início de sua vida. Ele sabia que não havia como voltar atrás e fazer o que deveria ter feito. Nunca esqueci aquele homem e a tristeza que senti ao orar com ele sobre a oportunidade perdida. Se Deus está chamando você para o ministério vocacional em tempo integral, não fuja desse chamado.

Muitos de nós não somos chamados para ser ministros vocacionais ou missionários, mas todos nós somos chamados a tomar nossa cruz e seguir nosso Senhor. Deus está chamando todos nós para testemunhar aos perdidos, cuidar dos feridos, vestir os nus, visitar os presos e alimentar os famintos. Jesus costumava dizer, ao ensinar: “Quem tem ouvidos, ouça”. Se o seu coração estiver realmente aberto para Deus, você o ouvirá chamá-lo.

C. Devemos responder com nossas posses

Nem todos nós podemos ir, mas todos nós podemos dar. Dar para que outros possam ir não nos isenta de nossa responsabilidade de compartilhar a salvação e o amor de Deus pessoalmente, mas permite que algumas pessoas possam ir aonde não podemos ir. Doar para missões nos torna participantes com aqueles que são chamados a ir aonde não podemos ir. Na eternidade, Deus revelará o que nossos dons significaram para Seu reino. Ao dar, estamos acumulando um tesouro no céu, conforme Jesus nos instruiu.

II. Porque Devemos Responder a Este Chamado

Devemos sempre atender aos chamados de Deus em nossas vidas e há razões para isso.

A. Devemos responder por causa da gratidão

Pense em como somos abençoados. Na verdade, estamos nos tornando tão pagãos neste país hoje que alguns missionários estão sendo enviados para o Brasil. Enquanto a mão de Deus ainda está em nossa nação e em nossas igrejas, devemos responder ao Seu chamado para orar, dar e ir como uma expressão de gratidão pelas bênçãos que temos.

B. Devemos responder devido à urgência

A explosão populacional mundial é bem conhecida de todos. Como milhões de pessoas nascem fora das áreas onde o evangelho é pregado, é ainda mais importante para nós ir e enviar pessoas a este mundo com a mensagem de amor e salvação de Deus. Hoje, a população asiática é igual à de todo o mundo há apenas 45 anos. Apenas 1% da Ásia é cristã. Isso significa que há quase um número igual de pessoas na Ásia que estão perdidas agora, visto que constituía toda a população mundial há cerca de 5 décadas. A hora está ficando tarde, devemos agir agora. Você pode adicionar a esse fato que muitos estão perdidos em todas as regiões do mundo, incluindo nosso próprio estado e nossa nação. Devemos ir por causa da urgência!

C. Devemos responder devido à necessidade

Se você adicionar todas as contribuições que os Batistas dão às missões em um ano, isso constitui apenas alguns centavos por cada alma perdida nesta terra. Simplesmente devemos fazer mais, orar mais e dar mais para alcançar nosso mundo com o evangelho de Cristo. Além disso, quem mais fará este trabalho se não o fizermos! Somos o povo de Deus. Se não dermos para ajudar a alcançar o mundo, ninguém o fará. É necessário que doemos, se quisermos alcançar este mundo com o evangelho de nosso Senhor.

III. Quem Pode Responder a Este Chamado

A. Aqueles que ouvem podem responder

Nada nos energiza tanto quanto um pedido de ajuda. Imagine se você estivesse em seu jardim e ouvisse um membro de sua família pedir ajuda. Você largaria tudo e correria para a cena. Se você ouvir um vizinho gritar por ajuda, você faria o mesmo. Mas, há pessoas clamando por ajuda e você não consegue ouvi-las. Você só pode ouvi-las se ouvir de Deus. Devemos abrir nossos corações e ouvidos para ouvir o chamado de Deus. Você nunca responderá só porque ouviu meu apelo. Você raramente responderá se ouvir um apelo missionário. Mas, um verdadeiro cristão responderá quando ouvir o chamado de Deus. Paulo ouviu Deus chamando e respondeu imediatamente! Vamos fazer o mesmo.

B. Aqueles que já podem responder

Somente aqueles que têm algo para dar podem dar. Se você tem Cristo em seu coração, você tem um testemunho e testemunho a dar. Se você possui algo de valor, você tem algo a dar. Se você tem uma vida de oração, pode orar. Aqueles que o fizeram são capazes de fazer o que Deus pede que você faça. E Deus nunca pede que você faça mais do que Ele permitirá que você faça. Se Ele está chamando por você, você nunca pode dizer: "Senhor, eu simplesmente não posso”. Ele não pedirá que você faça o que Ele não deseja capacitá-lo a fazer. Não podemos oferecer desculpas a Deus quando Ele chama.

Deus chamou Moisés para ir ao Egito e enfrentar o Faraó com uma exigência de que o Faraó libertasse os filhos hebreus. Moisés ressaltou que ele não tinha os dons para aquela missão. Afinal, Moisés era lento para falar e não conseguia falar bem. Deus não queria ouvir Moisés dar uma desculpa. O dever de Moisés era obedecer e o poder de Deus supriria a habilidade, e Deus fez exatamente isso! O Senhor nunca falhou com aqueles a quem chamou. Obedeça e observe Deus fazer o que você não pode imaginar ou pensar!

C. Aqueles que se importam podem responder

Paulo poderia estar preocupado consigo mesmo e chateado porque não conseguiu ir para o leste como havia planejado. Ele poderia ter reclamado: "Fui fiel e viajei na direção que achei melhor, mas Deus não está satisfeito. Vou simplesmente voltar para casa e deixar alguém fazer este trabalho". Mas Paulo era humilde e estava disposto a seguir a vontade de Deus a qualquer custo. Deus interrompeu os planos de Paulo, e como é maravilhoso que Paulo não fosse egoísta. Ele estava pronto para colocar seus planos de lado e obedecer a Deus. Isso é o que Deus exige de nós. E aqueles que se importam abandonarão o que estão fazendo e farão o que Deus está pedindo. Paulo se importava com o que Deus se importava. Aqueles que servem fielmente deverão se preocupar com as pessoas, os planos e propósitos que são importantes para Deus.

Conclusão: Durante a Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill recebeu uma palavra de mineiros britânicos afirmando que eles queriam ser enviados para a linha de frente da guerra porque sentiam que estavam fazendo muito pouco pelo esforço de guerra. Churchill sabia como o trabalho dos mineiros era essencial para o esforço de guerra. Ele foi às minas para vê-los. Eles vieram em grande número para ouvi-lo. Ele disse a eles sobre a importância do que estavam fazendo e então disse algo assim. "Eles nos dizem que ele (o inimigo - Hitler) está chegando. Ele está vindo com 100.000 homens por mar, 100.000 homens por terra e 100.000 homens por ar. Mas vamos esmagá-lo. Vamos derrotá-lo e nosso país vai um dia voltar para a paz e prosperidade dos dias anteriores. Em seguida, devo caminhar pelas ruas de Londres e devo perguntar a um veterano, 'Onde você estava no melhor momento da Grã-Bretanha'? Ele responderá: 'Eu estava em uma trincheira com meu rifle em minhas mãos defendendo as costas da amada Inglaterra. ' Então, vou perguntar à esposa e à mãe e ela vai dizer: 'Eu estava no hospital cuidando dos feridos e doentes da minha amada Inglaterra'. Então, vou perguntar a um de vocês, mineiros de carvão, e você vai responder: 'Eu estava em a mina de carvão com meu rosto contra a face do carvão cavando o recurso tão necessário para minha amada Inglaterra". Os mineiros voltaram a trabalhar e a Inglaterra ganhou a guerra.

Não somos todos chamados a fazer a mesma coisa, mas somos chamados a fazer a vontade de Deus. Alguns de nós precisam se levantar de manhã e voltar às minas de carvão para servir a Deus. Podemos achar que nosso trabalho não é tão importante quanto o de outra pessoa. Mas, devemos desenterrar os recursos a serem enviados no auxiliar de que nossos missionários precisam. Devemos passar um tempo em oração e, sim, compartilhar um testemunho em casa. Então, um dia, quando encontrarmos nosso Senhor, Ele perguntará onde estávamos no melhor momento de missões da igreja e diremos: "Estávamos nas minas de carvão, extraindo o carvão e dando o nosso melhor para o nosso amado Salvador". Que seja assim!

Sabemos como responder, por que devemos responder e quem pode responder, agora a pergunta é: "Quem responderá ao chamado de Deus?" Eu sei, sem dúvida, que Deus está nos chamando para uma obediência maior hoje. Assim como Paulo foi solicitado a alterar seu curso de ação, muitas vezes Deus nos chama para fazer o mesmo. Alguém aqui hoje está ouvindo um chamado de Deus para abraçar Jesus como seu Salvador. Você pode ser uma boa pessoa, e até mesmo uma pessoa religiosa, mas nunca entregou sua vida a Jesus. Confesse hoje que você é um pecador, creia no Senhor Jesus Cristo e venha a Ele hoje. Você não virá sozinho. Você virá a Ele porque Ele o está chamando para a salvação!

Alguém hoje está ouvindo Deus chamá-lo para um serviço maior em Seu nome. Você pode orar com mais eficácia, doar com mais fidelidade e compartilhar sua fé com mais boa vontade. Este é o dia para assumir um novo compromisso de ser a pessoa que Deus está chamando você para ser. Talvez você tenha um amigo, colega de trabalho ou parente em mente hoje. Você sabe que deve compartilhar sua fé com essa pessoa, mas tem sido relutante. Assuma o compromisso hoje de fazer o que Deus está chamando você para fazer. Não, você não tem todas as respostas e provavelmente sente falta de habilidade para fazer o que Ele o está chamando para fazer. Obedeça. Obedeça. Apenas faça o que Ele está pedindo e permita que Ele o torne capaz de fazê-lo.

E, há alguém aqui a quem Deus está chamando para o serviço vocacional em tempo integral. Você pode não entender tudo o que Ele o está chamando a fazer, mas há algum tempo sabe que tem o destino de servir a Deus com sua vida profissional. Você está assustado com a perspectiva de sair para divulgar isso a outras pessoas. Acredite em mim, todos nós que atendemos a esse chamado sentimos o que você está sentindo. Obedeça. Obedeça. Obedeça. Apenas obedeça a Ele. Ele se mostrará fiel a você a partir do momento em que você atender ao Seu chamado.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem