A Esperança da Páscoa

A Esperança da Páscoa
Texto: 1 Pedro 1:13-14

Introdução: Já foi dito que um ser humano pode viver sem muitas coisas, mas não pode sobreviver por muito tempo sem esperança. É preciso perguntar em que a maioria das pessoas deposita sua esperança na vida e, além disso, onde está a esperança na vida futura. Pedro ressalta que o cristão não deve olhar para os eventos mundiais, pandemias, crimes e outros problemas, mas antes deve chamar sua mente para que se fixe em Jesus. Na verdade, quando Pedro escreve aqui sobre a "revelação de Jesus Cristo", ele está falando da vinda de Jesus para todos os crentes. Ele está se referindo à promessa do retorno de Cristo para Sua Igreja - para chamar todos os crentes à Sua presença. Isso é chamado de "arrebatamento" ou "Bendita Esperança". Agora, entenda isso, um homem morto não pode te salvar, te ajudar e voltar para te levar para o céu. É necessário um Salvador ressuscitado, vivo e vitorioso para realizar essas bênçãos.

Na verdade, nas escrituras há uma grande ligação entre a ressurreição de Jesus e a vinda de Jesus para Seus santos. Isso porque Sua ressurreição foi o primeiro fruto de todos aqueles que serão ressuscitados quando Ele retornar. Sem Sua ressurreição, não temos ressurreição; entretanto, devido à Sua ressurreição, todos os crentes têm a certeza de uma ressurreição semelhante. Portanto, este é um assunto muito adequado para considerarmos nesta noite de domingo de Páscoa. Vamos examinar o assunto "Esperança da Páscoa", que envolve "Buscando a bendita esperança". A Bendita Esperança simplesmente representa a vinda de Cristo nas nuvens para levar Seu povo redimido para casa no céu.

O retorno de Jesus, a bendita esperança ou esperança pascal de todos os crentes, é mencionada no Novo Testamento em uma média de uma vez a cada 25 versos. É mencionada com mais frequência do que Criação, A Queda do Homem, O Nascimento de Cristo, Sua Morte ou Sua Ressurreição. Em outras palavras, Deus deu grande importância a este assunto e cada um de nós também.

Alguns pensam que o retorno de Jesus é tão confuso por várias informações falsas que ninguém consegue explicar. Na verdade, não estamos aqui hoje para responder a todas as perguntas, mas garanto a você que a Palavra de Deus é clara em Sua vinda. E o ponto que Pedro apresenta para nós hoje é crítico para a vida cristã aqui e agora.

Observe aqui que Pedro vincula o retorno de Cristo ao nosso comportamento atual. Pedro está apontando que a CRENÇA DETERMINA O COMPORTAMENTO - A DOUTRINA EFETUA O DEVER. Portanto, Pedro começa estabelecendo que devemos nos entregar totalmente à verdade de Deus. Na verdade, ele nos dá uma comparação. Ele diz que isso é como um homem saindo para fazer trabalho físico. Essa pessoa se vestirá para o trabalho que fará. Ele irá certificar-se de que removeu todos os obstáculos. Portanto, ele nos diz que devemos fazer o mesmo com nossas mentes em relação à verdade de Deus. Ele nos diz que devido ao retorno prometido de Cristo, devemos preparar nossas mentes para a ação. Em seguida, ele começa a nos dizer as quatro coisas nas quais devemos nos concentrar se quisermos viver vidas santas e eficazes.

A primeira delas envolve a vinda de Jesus para a Igreja. Se falharmos em viver conscientes de Seu retorno, Pedro diz que estamos fadados a falhar em agradar a Deus com nossa vida cristã. Devemos fixar nossas mentes na vinda de Jesus a fim de colocar nossos pés no caminho de Sua missão para nossas vidas. Quantas vezes nesta semana o retorno de Cristo afetou suas ações? Uma vez? Três vezes? O que é isso que você diz, "De jeito nenhum".

O pensamento da volta de Cristo deve estar alterando nossas vidas diariamente. Deixe-me compartilhar alguns fatos sobre a vinda de Jesus para Sua Igreja, para todos os crentes, e veremos claramente por que esse pensamento deve ocupar nosso pensamento regularmente.

I. Pense no Retorno de Cristo Para Que Você Não Seja Ignorante

Algumas pessoas se sentem totalmente despreocupadas com o retorno de Cristo. Isso é perigoso e é o resultado de não perceber que Jesus virá em breve. Isso deve deixar nossas mentes mais atentas e alertas!

A. A ignorância de uma vida desperdiçada

É triste ver os cristãos desperdiçando suas vidas em coisas do mundo. Quer dizer, eles simplesmente não se entregam à obra de Deus. Eles não dão o dízimo. Eles não oram. Eles não testemunham. Eles não vivem para Jesus. Você sabe por quê? Eles ignoram algo muito importante. Eles não percebem que Jesus virá em breve e tudo o que importará é o que fizemos por ele.

Essa ignorância leva ao mal. Durante os anos 1800, uma nova ideia começou. Foi a ideia de evolução. O homem realmente acreditava que se tornaria cada vez mais civilizado até que a guerra, a pobreza, o crime, o ódio, o preconceito etc. fossem erradicados simplesmente pelo esforço humano. Então veio a Primeira Guerra Mundial. Quando terminou, os líderes chamaram de guerra pelo fim de todas as guerras. Na verdade, naquele exato momento, um corpóreo alemão estava começando sua trama para se tornar a maior ameaça, o grande assassino, o maior ódio que o mundo já conheceu.

Não melhoramos. O mundo está doente com uma doença. É chamado de PECADO. A única cura é Jesus. A única cura definitiva é o retorno de Jesus a esta terra. Se você viver na ignorância disso, acreditará nas mentiras que o diabo lhe conta por todo o mundo.

B. A ignorância de uma vida preocupada

Muitas pessoas estão preocupadas com as coisas do mundo. Preocupamo-nos com coisas que não importam e deixamos almas escaparem ao encontro de Deus não salvas. Até mesmo os cristãos reclamam e deliram se arranhamos nosso carro, mas nunca derramamos lágrimas pela alma de nossos amigos e parentes.

E se você e eu vivêssemos cada dia com a consciência de que Jesus voltará em breve? Isso afetaria nosso conhecimento. Nós "cingiríamos nossos lombos". Não seríamos enganados pelas mentiras do mundo.

II. Pense no Retorno de Cristo Para Que Você Não Seja Impedido

A. Não Impedido em nosso Progresso

É triste ver alguém que nunca faz progressos. É com isso que Pedro está lidando aqui. Ele nos diz que esperar a vinda de Cristo nos fará crescer no conhecimento do Senhor. Ele fala aqui de nós não "nos conformamos" com os desejos malignos de nossa vida anterior. esperar a vinda do Senhor nos ajudará a progredir, em vez de voltar aos nossos velhos hábitos.

Sim, devemos ser mais como Ele e menos como o mundo. Concentrar-nos em Sua vinda nos ajudará a ser mais semelhantes a ele.

B. Não Impedido em nosso Desempenho

F.B. Meyer perguntou a D.L. Moody sobre o segredo de seu poder com Deus. Moody disse que vivia cada minuto com a consciência de que Cristo poderia vir naquele momento. Moody disse que nunca pregou um sermão sem perceber que Jesus poderia vir antes que o sermão terminasse. Viver com a consciência da vinda de Cristo aumentaria o nível de desempenho de qualquer cristão. Alguns cristãos nunca crescem porque sua atenção está fixada somente neste mundo. Sei que não devemos ter uma mente tão celestial a ponto de não termos nenhum bem terreno, mas esperar que Jesus venha até nós nos tornará realmente capazes de viver para Ele enquanto esperamos por ele.

III. Pense no Retorno De Cristo Para Que Você Não Fique Embriagado

Muitas pessoas estão bêbadas - não necessariamente com algum espírito alcoólico, mas sim intoxicadas com o espírito do mundo. Cada época tem seu próprio espírito ou atitude prolixa. Nossa época é uma das gerações mais publicamente vulgares da história moderna. Alguns pregadores até começaram a colocar palavrões em seus sermões. Quando questionados sobre por que respondem que isso ajuda a se relacionar com pessoas que usam esse tipo de linguagem todos os dias. Quando Pedro escreveu, ele nos disse para não ficarmos embriagados com a época em que vivemos, mas para fixarmos nossos olhos e mentes na volta de Cristo. O que ele quis dizer com isso?

A. Não se embriague com os valores do mundo

O mundo dá grande valor ao orgulho e ao prazer, mas o cristão deve ser intoxicado com o Espírito Santo. É-nos dito em Efésios 5:8: "... E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissipação; mas sede cheios do Espírito ...". Ser controlado pelo Espírito Santo nos guiará aos valores de Deus em este mundo. É fácil se envolver em ter, desfrutar e fazer tudo o que o mundo faz. Deus nos chama para seguir nosso Senhor, e nisso encontraremos verdadeira alegria e sentido na vida.

B. Não se embriague com as vitórias do mundo

Muitas pessoas estão embriagadas com os aplausos dos homens. Eles querem ganhar o favor das pessoas. No entanto, essas mesmas pessoas não param para pensar que um dia estarão diante de Jesus. Tudo o que importará naquele momento é o que fizemos por ele. Ele está vindo. Ele virá em breve. Ele está vindo e tem Sua recompensa com ele.

Precisamos parar de tentar ganhar a popularidade do mundo e começar a perguntar se o que estamos pensando, fazendo e dizendo agrada ao vindouro Rei dos Reis. Ele é aquele a quem devemos agradar.

C. Não se embriague com os vícios do mundo

Ele está vindo. Assim como Ele veio da primeira vez, Ele está vindo novamente. Na próxima vez que Ele vier, Ele não nascerá e será colocado em uma manjedoura. Ele está vindo como Senhor!

Assim como Jesus ressuscitou dos mortos, Ele virá e as pessoas ficarão chocadas. A Bíblia nos diz que Ele vem como um ladrão. Um ladrão nunca lhe envia uma mensagem de que está chegando. Um ladrão aparece sem avisar. Meus queridos amigos, Jesus virá em breve e o único anúncio de Sua vinda é o que se encontra em Sua Palavra. Você está pronto? E você, cristão, está vivendo como se ele viesse hoje?

Conclusão: A Páscoa volta nossos corações e mentes ao passado. Exorta-nos a lembrar que servimos a um Salvador ressurreto. Mas, neste domingo de Páscoa, vamos voltar nossos corações e mente para cima e para a frente. Aquele que ressuscitou está voltando. Aquele que venceu a sepultura um dia virá para levantar e reunir todos aqueles que colocaram fé Nele para entrar em seu lar celestial e eterno.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem