A Relevância da Ressurreição de Jesus

A Relevância da Ressurreição de Jesus
Texto: Mateus 28:5-6

Introdução: A ressurreição de Cristo do túmulo após Sua morte e crucificação tem significado. É relevante para nossas vidas como crentes em nosso relacionamento com este Cristo ressuscitado.

Obviamente, isso tem um significado sobrenatural. Quer dizer, isso vai além do comum! Mas também tem um significado espiritual. Isso tem implicações fenomenais. Mas para o filho de Deus, também tem implicações pessoais.

I. A Ressurreição é Relevante Para o Poder do Senhor

(Romanos 1:1-4) “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, que ele antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos-Jesus Cristo nosso Senhor”

A. Vemos esse poder em ação na vida do filho

1. Do lado humano, Jesus saiu da experiência do nascimento como a semente de Davi. (Romanos 1:3) “acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne”

2. Do lado sagrado, Jesus saiu da experiência do sepultamento como o filho do divino. (Romanos 1:4) “e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos-Jesus Cristo nosso Senhor”

MacArthur disse ...

Como Paulo continua explicando, a evidência mais conclusiva e irrefutável da filiação divina de Jesus foi dada com poder pela ressurreição dos mortos (Atos 13:29-33). Por aquela demonstração suprema de Sua capacidade de vencer a morte, um poder pertencente apenas ao próprio Deus (o Doador da vida), Ele estabeleceu, sem sombra de dúvida, que era de fato Deus, o Filho.

De acordo com o espírito de santidade, é outra maneira de dizer "de acordo com a natureza e obra do Espírito Santo". Foi o Espírito Santo operando em Cristo que realizou a ressurreição de Jesus e todos os outros milagres realizados por Ele ou associados a Ele. Na encarnação, Jesus Cristo foi concebido pelo poder do Espírito Santo e ressuscitou dos mortos pelo poder do Espírito Santo, o espírito de santidade.

Imediatamente após o batismo de Jesus por João Batista, “os céus se abriram e ele [João Batista] viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre Ele, e eis que uma voz do céu dizia: 'Este é o meu filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:16-17). Todos os membros da Trindade eram eternamente iguais em todos os sentidos, mas como mencionado acima, na encarnação a Segunda Pessoa da Trindade voluntariamente se despojou da expressão da plenitude da glória divina e das prerrogativas da divindade. Durante a Sua humanidade na terra, Ele se submeteu voluntariamente à vontade do Pai (João 5:30) e ao poder do Espírito. A descida do Espírito Santo sobre Ele em Seu batismo foi a iniciação de Jesus ao ministério, um ministério totalmente controlado e capacitado pelo Espírito, tanto que Jesus caracterizou a rejeição voluntária Dele como blasfêmia contra o Espírito Santo (Mateus 12:24- 32).

Aqui, então, está a pessoa das boas novas. Ele é totalmente homem (um descendente de Davi) e totalmente Deus (declarado Filho de Deus).

Ele saiu da sepultura.

B. Vemos esse poder em ação na vida dos santos

1. Paulo expressou seu desejo de poder abundante

Paulo disse que estava orando pelos crentes efésios para que eles soubessem ...

(Efésios 1:19-20) “e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus”

2. Paulo expressou seu desejo de poder pessoal

Este também era o desejo contínuo de Paulo para si mesmo ...

(Filipenses 3:10) “para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte”

A tumba está vazia, então não precisamos estar!

O poder que foi marcado pela ressurreição de Cristo é manifestado na mensagem.

II. A Ressurreição é Relevante Para a Mensagem do Senhor

(1 Coríntios 15:1-4) “Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras

A. Observe como Paulo disse que esta mensagem foi proclamada.

(1 Coríntios 15:1) “Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais”

C. J. Rolls disse: “A declaração da Ressurreição é nossa garantia mais brilhante; desacreditar é a suposição mais negra possível”

1. Paulo está falando sobre um discurso proferido pessoalmente

Nos versículos 1 e 2, ele diz “Eu vos anunciei”. A. T. Robertson explicou esta declaração dizendo ...

o evangelho (euaggelion) que eu preguei - 1 Coríntios 15:1. “O evangelho que vos evangelizei”.

2. Paulo está falando sobre um discurso proferido publicamente

(1 Coríntios 15:11) “Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes”.

B. Observe como Paulo disse que esta mensagem era fundamental

(1 Coríntios 15:13-17) “Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não são ressuscitados. Porque, se os mortos não são ressuscitados, também Cristo não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados”.

1. É fundamental para a nossa pregação

(1 Coríntios 15:14) “E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”.

2. É fundamental para nossa salvação

(1 Coríntios 15:14-15) “E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não são ressuscitados”

(1 Coríntios 15:17) “E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados”.

Vossa fé também é vã (1 Coríntios 15:11). A palavra grega para “vã” aqui é vazia, irreal; em 1 Coríntios 15:17 é inútil, frustrada. O principal argumento dos primeiros pregadores do Cristianismo foi que Deus ressuscitou Cristo dos mortos (Atos 1:22; 2:32; 4:10,33; 13:37; Romanos 1:4). Se isso fosse falso, a fé construída sobre isso também deve ser falsa.

Portanto, esta mensagem não é apenas uma mensagem triunfante; é uma mensagem transformacional.

III. A Ressurreição é Relevante Para o Milagre do Senhor

A. Sua Ressurreição Vence Nosso Antigo Estado de Morte. Romanos 6:1-13

(Romanos 6:4-5) “Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição”

“Em novidade de vida”. Este é um hebraísmo para denotar uma nova vida. Devemos ressuscitar com Cristo para uma nova vida; e tendo sido feito morto para o pecado, como ele estava morto na sepultura, assim devemos ressuscitar para uma vida santa, como ele ressuscitou da sepultura. O argumento neste versículo é, portanto, extraído da natureza da profissão cristã. Por nosso próprio batismo, por nossa própria profissão, nos tornamos mortos para o pecado, como Cristo morreu; e sendo devotados a ele por meio desse batismo, somos obrigados a ressuscitar, como ele, para uma nova vida.

Ele se ressuscitou para que eu pudesse ter vida!

B. Sua Ressurreição Conquista Nosso Futuro Estado de Morte

Ao discutir a realidade da ressurreição de Cristo em 1 Coríntios 15, Paulo continua a dizer ...

(1 Coríntios 15:51-57) “Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”.

Considere também a declaração de Paulo ...

(Romanos 8:11) “E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita”

A ideia é que, embora em nosso estado terreno atual o corpo mortal esteja ferido de morte em consequência do pecado - sujeito à condenação de Adão, que se estendeu a toda a sua raça (Romanos 5:12, etc.) - ainda assim, Por estar em nós agora, o mesmo Espírito Divino que o ressuscitou dos mortos também vai finalmente vencer a mortalidade em nós. 1 Coríntios 15:22, “Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados” (zoopoieo, a mesma palavra que “vivificar” no versículo 11 aqui); e compare também tudo o que se segue naquele capítulo. … Os frágeis vasos de barro mortais, sempre moribundos, nos quais agora temos o tesouro de nossa vida em Cristo, são considerados como paralisantes da expansão de nossa vida espiritual e nos fazendo “gemer, ser oprimidos” (no capítulo 8 de Romanos verso 23; mas a própria consciência desta vida superior dentro dele, ansiando por um organismo adequado e imortal, assegura ao apóstolo que Deus tem um guardado para ele, tendo já lhe dado "o penhor do Espírito”. E isso parece ser o que significa “também vivificará seus corpos mortais, pelo Espírito que habita em vocês”.

Está feito - a grande transação está feita; Eu sou do meu Senhor, e Ele é meu!

Mas como a transação foi concluída? Como nossa posição diante de um Deus Santo mudou? O Cristo ressuscitado não foi apenas a chuva de poder e o assunto da mensagem, mas o Cristo ressuscitado foi a fonte de nossa mediação.

IV. A Ressurreição é Relevante Para a Mediação do Senhor

A. O Cristo ressuscitado é um mediador para os pecadores

No Judaísmo ... pensava-se que Moisés mediava a revelação divina, mas no final das contas foi eficaz apenas para Israel, não para os gentios. A maioria dos gentios acreditava em muitos mediadores da revelação, assim como acreditavam em muitos deuses.

Mas Paulo disse ...

(1 Timóteo 2:5) “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”

mediador - grego; um intermediário, ou seja, (simplesmente) um internunciador, ou um reconciliador (intercessor): - mediador.

Qual foi o resultado deste caso em que Jesus foi nosso mediador, nosso intermediário? Paulo disse...

(Romanos 4:21-25) “e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer. Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça. Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado; mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação”

justificação – grego; (para tornar justo, livre, inocente, justo); absolvição (exonerado, libertado,  pelo amor de Cristo): - justificação.

João Calvino escreveu ...

Como não teria sido suficiente para Cristo sofrer a ira e o julgamento de Deus, e suportar a maldição devido aos nossos pecados, sem ele sair como vencedor, e sem ser recebido na glória celestial, para que por sua intercessão ele pudesse reconciliar Deus para nós, a eficácia da justificação é atribuída à sua ressurreição, pela qual a morte foi vencida; não que o sacrifício da cruz, pelo qual somos reconciliados com Deus, não contribua em nada para a nossa justificação, mas que a plenitude de seu favor parece mais clara por ele voltar à vida.

Cristo foi crucificado; Deus estava satisfeito; Estou justificado ... porque Cristo ressuscitou!

O rei morreu pelo meu crime; então o Rei se levantou novamente para certificar ao grande Juiz do céu e da terra que eu havia sido inocentado e absolvido. Mas então o Rei (porque Ele vive) foi capaz de me dar santuário e proteção em Seu reino. Como Paulo disse ...

(Romanos 5:8-10) “Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”

O Dicionário Teológico do Novo Testamento diz da palavra "reconciliado" que ...

Denota uma transformação do estado entre Deus e nós e, com isso, de nosso próprio estado, pois por ela nos tornamos novas criaturas (2 Coríntios 5:18), não mais ímpios ou pecadores, mas justificados, com o amor de Deus derramado em nossos corações ( Romanos 5:6). Deus não mudou; a mudança está em nossa relação com ele e, consequentemente, em toda a nossa vida.

Esse tipo de intervenção ainda é possível ou está reservado para uma época anterior? O escritor de Hebreus disse que ainda é possível, e não apenas ser parcialmente salvo, como se, com o tempo, essa salvação tivesse perdido sua potência; Não! ele diz…

(Hebreus 7:25) “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles”

O Léxico Grego de Thayer diz que a palavra "intercessão" significa ...

Ir ou encontrar uma pessoa, especialmente para o propósito de conversa, consulta ou súplica ... com o propósito de consultar sobre uma pessoa,

W. E. Vine acrescenta que significa principalmente ...

“entrar, encontrar-se para conversar;” então, "fazer petição", especialmente "fazer intercessão, implorar por uma pessoa", seja a favor ou contra outros.

B. O Cristo Ressuscitado é um Mediador dos Santos

Agora que fomos inocentados, e se formos acusados ​​de novo? Paulo disse ...

(Romanos 8:33-34) “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” (a mesma palavra de Hebreus 7:25).

Da mesma forma que Ele fez uma petição por nós diante de Deus quando estávamos perdidos, Ele ainda faz uma petição por nós agora que somos salvos. Se o acusador dos irmãos afirma que não sou mais salvo, meu advogado lembra ao grande Juiz que fui justificado!

O apóstolo João acrescenta ...

(1 João 2:1) “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”

Advogado - grego paracletos; um intercessor, consolador: - advogado, consolador.

Alguém que defende a causa de outro; também aquele que exorta, defende, conforta, ora pelo outro. É uma denominação dada ao Espírito Santo por Cristo (João 14:16; 15:26; 16:7) [Ver Consolador] e ao próprio Cristo por um apóstolo (1 João 2:1; ver também Romanos 8:34; Hebreus 7:25). No sentido forense, advogados ou pleiteadores não eram conhecidos dos judeus até que estivessem sob o domínio dos romanos e fossem obrigados a negociar seus assuntos jurídicos à maneira romana. Estando então pouco familiarizados com as leis romanas e com as formas dos juristas, era necessário que eles, ao pleitear uma causa perante os magistrados romanos, obtivessem a ajuda de um advogado romano que fosse bem versado em grego e latim.

Temos um advogado vivo que defende nossa causa perante o Juiz do céu e da terra!

V. A Ressurreição é Relevante Para o Domínio do Senhor. Romanos 14:5-11

A. Observe a ênfase de sua ressurreição

(Romanos 14:9) “Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos”

Alguns comentários e recursos sugerem que a segunda palavra, “tornou a viver”, não está no original, que foi adicionada em algum ponto ao texto genuíno. Mas gosto da ênfase dupla; sugere que Cristo não apenas ressuscitou, mas permanecerá ressuscitado (Ele vive para sempre, Apocalipse 1:18).

B. Observe o efeito de sua ressurreição

(Romanos 14:9) “Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos”

João Calvino escreveu ...

Esta é uma confirmação do motivo mencionado pela última vez; pois a fim de provar que devemos viver e morrer para o Senhor, ele disse que, quer vivamos, quer morramos, estamos sob o poder de Cristo. Ele agora mostra com que justiça Cristo reivindica esse poder sobre nós, visto que o obteve por tão alto preço; pois ao passar pela morte para nossa salvação, ele adquiriu autoridade sobre nós que não pode ser destruída pela morte, e ao ressuscitar, ele recebeu toda a nossa vida como sua propriedade peculiar. Ele então, por sua morte e ressurreição, mereceu que deveríamos, tanto na morte como na vida, promover a glória de seu nome. As palavras ressurgiu e reviveu significam que pela ressurreição ele atingiu um novo estado de vida; e que, como a vida que ele agora possui não está sujeita a mudanças, seu domínio sobre nós deve ser eterno.

Conclusão: Quero apresentar a você uma personalidade do Velho Testamento chamada Itaí, o giteu. Seu nome significa “contra”, mas aprendemos que ele era “a favor” do Rei Davi. 2 Samuel 15:19-23

Davi foi traído por um dos seus (Absalão), assim como Jesus foi traído por um dos Seus (Judas).

Davi saiu do acampamento e cruzou o ribeiro de Cedrom (2 Samuel 15:23), e Jesus saiu do acampamento e cruzou o ribeiro de Cedrom (João 18:1).

Davi então subiu o monte das Oliveiras em tristeza (2 Samuel 15:30); e Jesus também foi ao Monte das Oliveiras para o jardim do Getsêmani em tristeza (Lucas 22:39).

Um dos traidores de Davi se enforcou e o traidor-chefe foi enforcado em um carvalho (2 Samuel 17:23, 18:10); e Judas, o traidor de Jesus, enforcou-se (Mateus 27:5).

A batalha de Davi foi resolvida em uma árvore (2 Samuel 18:10); e a batalha de Jesus também foi resolvida em uma árvore. Havia um homem que era um “estranho” (um estrangeiro) e um “exilado” (um em desgraça) ...

(2 Samuel 15:19) “Disse o rei a Itai, o giteu: Por que irias tu também conosco? Volta e fica-te com o rei, porque és estrangeiro e exilado; torna a teu lugar”

Mas este homem disse, se eu viver ou morrer, minha lealdade é para o rei.

(2 Samuel 15:21) “Respondeu, porém, Itai ao rei, e disse: Vive o Senhor, e vive o rei meu senhor, que no lugar em que estiver o rei meu senhor, seja para morte, seja para vida, aí estará também o teu servo”

Paulo expressou sua lealdade ao Rei assim ...

(Romanos 14:8) “Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor”

Agora eu pertenço a Jesus, Jesus pertence a mim,

Não apenas pelos anos de tempo, mas pela eternidade (Porque Ele “vive sempre”).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem