Obstáculos à Realização

Obstáculos à Realização
Texto: Provérbios 6:2-14

Introdução: Não importa o quanto você diga que pode fazer; o que importa é o quanto você realiza. Muitas pessoas têm uma boa conversa sobre o que podem fazer e, se você as ouvir, pensará que elas podem salvar o mundo.

Infelizmente, muitos desses falantes não realizam nada. Se eu tivesse que escolher entre alguém que fala muito do que pode fazer e alguém que deixa suas realizações falarem, eu escolheria aquele que deixa suas realizações falarem. Se você deseja ser a pessoa que permite que suas realizações falem, você terá que tomar cuidado com as coisas que atrapalham as realizações. 

Este capitulo seis de Provérbios identifica seis coisas que impedem a realização.

Primeiro, Falar Demais Impede a Realização. V. 2

O versículo 2 diz: "estás enredado pelos teus lábios; estás preso pelas palavras da tua boca". Muitas pessoas se prendem a coisas que realmente não importam. Costumo ensinar a não adicionar muitas coisas à sua vida. 

Você pode realmente prejudicar sua capacidade de fazer as coisas se exagerar nas coisas que realmente não importam. 

É melhor você ter cuidado com o que se compromete se quiser ser uma pessoa realizadora.

Em Segundo Lugar, o Sono Atrapalha a Realização. V. 4

O versículo 4 diz: “não dês sono aos teus olhos, nem adormecimento às tuas pálpebras”. Só porque você está cansado, não significa que você não deve realizar algo. Pessoas de sucesso são pessoas cansadas que trabalham “cansadas” por causa da necessidade de fazer as coisas. 

Se você deixar que o “cansaço” o controle, você nunca fará nada.

Terceiro, a Falta de Automotivação Impede a Realização. V. 7-8

Os versos 7-8 mostram que a formiga não precisa de ninguém para estimulá-la a trabalhar. Você nunca será uma pessoa realizadora se alguém sempre tiver que fazer com que você faça o que precisa ser feito.

Pessoas realizadoras são proativas e fazem as coisas sem que alguém tenha que lhes dizer para faze-las.

Quarto, a Procrastinação Impede a Realização. V. 10

O versículo 10 diz: “um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso”. Adiar as coisas para uma ocasião melhor sempre o impedirá de fazer as coisas. Não há melhor momento para fazer o que você precisa do que agora. 

Se você sempre adiar para amanhã, sempre falhará em realizar e viverá uma vida de fracasso. 

Nunca é um bom momento para fazer as coisas. Você sempre encontrará uma desculpa para explicar por que não pode fazer algo. Pare de adiar e faça o que precisa agora.

Quinto, as Associações Impedem a Realização. V. 12

O versículo 12 fala sobre a pessoa “iniqua” e “perversa”. As pessoas com as quais você se associa determinará o que você fará. Se alguém com quem você se associa o impede de fazer o que você deve fazer, seria sensato parar de associar-se a ele. 

Uma das melhores maneiras de ser uma pessoa realizadora é passar tempo com pessoas que realizam tarefas porque você se torna semelhante a quem você se associa.

Sexto, a Falta de Autocontrole Impede a Realização. V. 14

O versículo 14 diz: "perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas". Uma pessoa que não tem o caráter de dizer "não" a si mesma é uma pessoa que não tem muitas realizações. 

Você não se tornará uma pessoa exitosa se não crucificar sua carne. 

Realização e sucesso vêm para aqueles que sabem que devem cumprir o dever sobre o prazer.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.