Estudo Bíblico Sobre Noé

Estudo Bíblico Sobre Noé
Texto: Gênesis 6:8-9 "Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus"

Aqui está um Estudo bíblico sobre Noé.

O Favor de Deus

Deus mostrou favor a Noé porque ele era irrepreensível diante dele em toda a sua geração ou entre todos os que eram seus contemporâneos, mas "Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente" (Gênesis 6:5) e, nesse momento, "A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra" (Gênesis 6:11-13). Deus sabia que aqueles que estavam fora da família de Noé nunca iriam se arrepender e crer, porque não tinha escutado Noé por pelo menos quarenta anos.

Tinha a humanidade chegado a um ponto sem retorno, ou quando o arrependimento era impossível?

É o mundo atual como nos dias de Noé?

Por que Noé foi considerado justo por Deus?

Entrar na Arca

Gênesis 7:1 "Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração".

Várias vezes vimos por que Deus poupou Noé, e por causa dele, a vida de sua família, já que "Noé fez segundo tudo o que o Senhor lhe ordenara" (Gênesis 7:5). Hoje, sabemos que a própria justiça de Cristo é o que precisamos, mas Deus comunica a sua justiça sobre todos os que confiam nele (2 Coríntios 5:21). Parte da mensagem do evangelho de ser salvo pela fé e não pelas obras (Efésios 2:8-9) é que a salvação vem somente por Cristo (Atos 4:12) e que Deus sela pelo Seu Espírito (Efésios 1:13-14), e assim "os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro" (Gênesis 7:16). Você notou que Noé não fechou a porta porque provavelmente não havia maçaneta no interior da porta, mas "o Senhor o fechou dentro", o que significa que foi somente Deus quem salvou Noé e sua família. Se Deus não dissesse a Noé que construísse uma arca, Noé e sua família também teria se afogado nas águas do dilúvio.
Por que é importante ressaltar que "o Senhor o fechou dentro?"

Você acha que os membros da família de Noé eram justos ou sem culpa?

Eles foram salvos por conta de Noé?

O Diluvio do Juízo

Segundo Pedro 2:5 "se não poupou ao mundo antigo, embora preservasse a Noé, pregador da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios"

O Apóstolo Pedro está escrevendo para os judeus cristãos dispersos disse que Deus não poupará o ímpio neste mundo, assim como ele não poupou o mundo antigo nos dias de Noé. Deus "trouxe um dilúvio sobre o mundo dos ímpios" e ele "não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo" (2 Pedro 2:4). Um exemplo do juízo de Deus "reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à destruição, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente" (2 Pedro 2:6). Jesus advertiu sobre esse mesmo tipo de sociedade nos últimos dias, dizendo que vai ser como foi nos dias de Noé, quando o Filho do Homem vier (Lucas 17:26).
Você acha que Deus mudou de ideia sobre a impiedade? Por quê?

Quais anjos Deus não perdoou "mas lançou-os no inferno?"
O exemplo de Noé e Sodoma ainda se aplicam aos dias de hoje?

Temor e Fé

Hebreus 11:7 "Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé".

Sabemos com certeza que "O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento" (Provérbios 9:10), mas esta não é a maneira como o mundo pensa sobre o temor. É como uma criança que teme a disciplina se é pego com a mão na botija. A criança não teme que seu pai não vai amá-lo; ela teme ser pega, por respeito ou reverencia ao que o pai ou mãe disse, ela vai obedecer (na maioria das vezes). Noé tinha um temor a Deus, não o medo de ser ferido de morte, mas um temor reverencial que apareceu em obediência e fé. Ele construiu uma arca para algo que ele nunca tinha visto antes, porque ele temia a Deus, confiou em Deus, e creu em Deus. Por isso, Deus poderia declarar Noé como um homem de fé e isso fez dele (e nós) "um herdeiro da justiça que é segundo a fé".
Qual é a diferença entre o que o mundo chama de temor e o que os cristãos chamam de temor de Deus?

Está a mensagem do evangelho contida no relato de Noé?

Como Noé condenou o mundo?

Conclusão

Recomendo que durante o seu estudo examine todos os versículos da Bíblia e leia se possível em voz alta para que você possa tirar o máximo proveito deste estudo sobre Noé que nos remete aos dias de hoje, quando Jesus disse: "Como aconteceu nos dias de Noé, assim também será nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos" (Lucas 17:26-27). Hoje, devemos alertar as pessoas de que vem a ira de Deus (Apocalipse 20:12-15) sobre todos os pecadores não arrependidos (Apocalipse 21:8) e sobre aqueles que rejeitam a Jesus como Senhor e Salvador (João 3:36b) porque somos chamados para esta finalidade (Mateus 28:19-20).

Existe outro "diluvio" vindo a este mundo?

É este o mundo semelhante ao que Jesus disse como nos dias de Noé?

O que mudou na sua compreensão sobre Noé após este estudo?
Postagem Anterior Próxima Postagem