Deus se Lembrou

Deus se Lembrou
Texto: Hebreus 6:9-12

Introdução: O escritor aos Hebreus lembrou que Deus não esquece da sua obra. No entanto, em tempos difíceis, às vezes podemos nos sentir como se Deus se esquecesse de nós.

Nesta noite, vamos examinar alguns casos em que Deus se lembrou de certas pessoas - não que ele tivesse esquecido deles ou de suas promessas, mas que Ele entrou em ação no seu tempo (o tempo adequado). Estes exemplos tem o propósito de nos encorajar que Deus não se esqueça de nós ou deixa de recompensar-nos se formos fiéis a Ele.

Deus se Lembrou de Noé (Gênesis 8:1-5)

  • O que tinha acontecido com Noé? - Deus destruiu o mundo com o dilúvio (Gênesis 7: 21-23) por causa da maldade do homem (Gênesis 6:5-7); Noé foi salvo por sua fé em Deus (Gênesis 6:8-9; Hebreus 11:7) e obedeceu a Deus na construção da arca (Gênesis 6:22)
  • O que aconteceu quando Deus se lembrou de Noé? - As águas começaram a diminuir (Gênesis 8: 1) e a arca se deteve (Gênesis 8:4); Noé e sua família finalmente puderam sair da arca (Gênesis 8:14-19)
Lição: Deus se lembra nossa fé e obediência a Ele - Noé é um exemplo de fé para nós (Hebreus 11:7); sua salvação é um "tipo" da nossa salvação (1 Pedro 3:20-21); devemos fielmente obedecer a Deus, mesmo se estamos entre os "poucos" que o fazem (1 Pedro 3:20; cf. Mateus 7:13-14)

Deus se Lembrou de Abraão (Gênesis 19:27-29)

  • O que tinha acontecido com Abraão? - O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe sobre seu plano de destruir Sodoma e Gomorra (Gênesis 18: 20-21) por causa do seu grande mal (Gênesis 13:13; Judas 7); O sobrinho de Abraão, Ló estava vivendo em Sodoma (Gênesis 13:12; 14:12; 19: 1-2); Abraão pediu que o justo fosse poupado (Gênesis 18:23-33)
  • O que aconteceu quando Deus se lembrou de Abraão? - As cidades ainda foram destruídas (Gênesis 19:28, 24-25), mas Ló foi salvo (Gênesis 19:29; 2 Pedro 2:7)
Lição: Deus se lembra de nós em meio ao pecado e a agitação na sociedade - a nossa sociedade é cada vez mais como Sodoma (a maldade, a violência e a oposição as pessoas piedosas); mesmo que enfrentamos a perseguição, o caos, ou ambos, Deus vai se lembrar Seu povo (Apocalipse 18:4-5; Hebreus 13:5)

Deus se Lembrou de Raquel (Gênesis 30:22-24)

  • O que tinha acontecido com Raquel? - Começou com ela e sua irmã, ambas se casaram com Jacó (Gênesis 29:18-28); Léia e ambas as suas servas tiveram filhos com Jacó, mas não Raquel (Gênesis 29:31-30:21)
  • O que aconteceu quando Deus se lembrou de Raquel? - Ele "deu ouvidos a ela" (Gênesis 30:22) e respondeu a sua oração por um filho; ela concebeu e deu à luz um filho (Gênesis 30:23); ela reconheceu que Deus a abençoou (Gênesis 30:24)
Lição: Deus se lembra de nós de quando estamos diante da amargura, a inveja e a decepção - isso não significa que Deus irá responder a todas as orações da maneira que queremos (1 João 5:14-15); mas o Senhor pode se compadecer de nós (Hebreus 4:15-16) e nos oferecer paz, se confiarmos nele (Filipenses 4:6-7)

Deus se Lembrou da Sua Aliança (Êxodo 2:23-25)

  • O que tinha acontecido com os israelitas? - Haviam chegado ao Egito para sobreviver à fome (Gênesis 47:11-13, 27); ao longo do tempo tornaram-se escravizados e oprimidos (Êxodo 1:8-11) e clamaram a Deus (Êxodo 2:23)
  • O que aconteceu quando Deus se lembrou de sua aliança? - Deus tomou conhecimento deles (Êxodo 2:25) e começou o Seu plano para libertá-los (Êxodo 3:6-10)
Lição: Deus se lembra de nós mesmo quando sentimos que Ele nos abandonou - por um tempo, Deus não estava tão diretamente envolvido com os israelitas como tinha sido; eles podem ter sentido como se Ele os houvesse esquecido, mas ele não os esqueceu; só porque não temos a revelação direta e os milagres de Deus não significa que ele se esqueceu de nós; Ele vai nos salvar se formos fiéis até o fim (Mateus 24:13)
Postagem Anterior Próxima Postagem