Não Façam Nenhuma Provisão Para a Carne

Não Façam Nenhuma Provisão Para a Carne
“E nós caminhamos honestamente, como de dia, não em tumultos, nem em embriaguez, nem em orgias, nem em devassidão, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façam provisão para a carne, para cumprir suas cobiças” Romanos 13:13-14 (KJV)

Quando Paulo disse aos santos em Roma para “não fazerem provisão para a carne”, sua advertência teve um contexto específico. Ele não estava advertindo sobre alimento e abrigo para o corpo. Essas são necessidades (1 Timóteo 6:8) e os cristãos devem fazer provisões em relação a essas coisas (Atos 20:34; 2 Tessalonicenses 3:8-10). Negligenciar tais coisas não nos torna mais espirituais e justos. Em vez disso, quando Paulo abordou esse tipo de "tratamento severo do corpo", ele chamou de "religião feita por si mesma" que "não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne" (Colossenses 2:23).

Em vez de advertir contra as necessidades desta vida, Paulo advertiu os romanos sobre as concupiscências da carne. Tiago explicou porque a luxúria é tão perigosa:
“Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tiago 1:14-15).
A luxúria leva ao pecado. O pecado leva à morte. Mas os cristãos devem se "revestir do Senhor Jesus Cristo" (Romanos 13:14). Jesus viveu uma vida sem pecado na terra e é seu exemplo que devemos nos esforçar para seguir (1 Pedro 2:21-22). Então, sabendo que a luxúria leva ao pecado, como podemos sufocar a luxúria? Fazemo-lo não fazendo nenhuma "provisão para a carne em relação às suas concupiscências".

Provisão para algo é fornecer o necessário para que tal coisa aconteça, exista ou continue a existir. É semelhante à ideia da providência de Deus. Deus providenciou tudo o que é necessário para que pudéssemos vir a este mundo (Gênesis 4:1; Salmo 139:13-15), viver (Atos 17:28) e para a humanidade continuar a sobreviver (Gênesis 8:22; Atos 14:17). Não fazer provisão para a carne significa que não fornecemos o necessário para que o pecado entre e permaneça em nossas vidas. Como podemos fazer isso?

Não Pense no Pecado

Devemos manter nossa mente focada nas coisas espirituais. Paulo disse: “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Colossenses 3:2). Em vez de pensar em coisas pecaminosas, Paulo disse: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8). Se quisermos evitar o pecado, não devemos permitir que nossa mente se concentre em coisas pecaminosas.

Não Fale Palavras Pecaminosas

Depois de descrever vários pecados que provocariam “a ira de Deus” (Efésios 5:6), Paulo disse: “porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso” (Efésios 5:12). A instrução para não falar de tais coisas pecaminosas não inclui todas as menções a elas, porque no versículo anterior ele instruiu esses irmãos a "expor" esses pecados (Efésios 5:11). Em vez disso, a instrução de Paulo era que eles não falassem de seus pecados de uma maneira que sugerisse tolerância ou aprovação. Fazer isso leva a esquecer o quão terrível é o pecado (Romanos 6:23; Isaías 59:2). Se quisermos evitar o pecado, não devemos falar de uma maneira que seja aprovadora ou tolerante ao pecado.

Não Ofereça Oportunidade Para Pecar

Existem muitas maneiras pelas quais podemos nos dar oportunidades para pecar. Devemos aprender a tirar essas oportunidades. Esforce-se para eliminar a pressão para o pecado, evitando más companhias (1 Coríntios 15:33; Provérbios 1:10, 15). Evite situações nas quais você possa ser especialmente vulnerável à tentação, como o sábio disse ao filho: “Não chegue perto da porta da casa” da adúltera (Provérbios 5:8). Jesus advertiu fortemente que devemos nos guardar de tudo o que nos faz tropeçar (Mateus 5:29-30). Se quisermos evitar o pecado, devemos limitar os momentos em que temos oportunidades convenientes para pecar.

Não Tenha Desejo de Pecar

Desejos são desejos ilícitos. Nossas concupiscências levam ao pecado, que leva à morte (Tiago 1:14-15). Se quisermos sufocar nossas concupiscências, precisamos mudar nossos desejos. Podemos começar a fazer isso colocando nossas prioridades em ordem. “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça” (Mateus 6:33). “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Colossenses 3:2). Devemos lembrar o que é verdadeiramente valioso - a verdade (Provérbios 23:23), o sacrifício de Cristo na cruz (1 Pedro 1:18-19), a esperança da vida eterna (1 Pedro 1:4) etc. - para que possamos desejar essas coisas e não as coisas que passam (1 João 2:17; Mateus 6:19; Hebreus 11:24-26; 2 Pedro 3:10). Se quisermos evitar o pecado, precisamos aprender a valorizar as coisas de Deus.

Enquanto vivermos em carne, teremos a capacidade de pecar. Mas devemos trabalhar diligentemente para vencer o pecado em nossas vidas. Podemos percorrer um longo caminho para fazer isso, cortando todas as estradas que levam ao pecado que pudermos. Pedro descreveu o diabo como alguém que “anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar” (1 Pedro 5: 8). Paulo disse aos irmãos em Éfeso: “Não dêem ao diabo uma oportunidade” (Efésios 4:27). Não facilite a tarefa dele. Pedro disse: "ao qual resisti firmes na fé" (1 Pedro 5:9). Ou como Paulo disse: "Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façam provisão para a carne, para cumprir suas cobiças" (Romanos 13:14).
Postagem Anterior Próxima Postagem