Os Mistérios do Reino Dos Céus
Texto: Mateus 13:1-2; 10-17

I. Introdução

A. Uma das perguntas mais comuns feitas por cristãos sinceros que estão tentando ajudar outras pessoas a conhecer a Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal é: “Porque meu amigo não consegue entender a verdade do evangelho? É muito claro para mim, mas meu amigo simplesmente não consegue entender!”

B. Há duas razões pelas quais uma pessoa não entende a verdade espiritual. A primeira razão é que ele está espiritualmente cego e não pode compreender os fenômenos divinos (II Coríntios 4:3-4). A segunda razão é que os homens não salvos não querem realmente saber a verdade, porque isso significa que eles devem mudar suas vidas e os homens naturais amam seus pecados (João 3:19).

II Coríntios 4:3-4: “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”.

João 3:19: “E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más”.

C. Somente o Espírito Santo pode revelar a verdade ao homem e o desejo do homem deve ser que Deus revele a verdade a ele. A verdade espiritual só pode ser conhecida sobrenaturalmente. O cristianismo é a única religião verdadeira porque é de caráter sobrenatural.

II. A Multidão. 13:1-2

A. Alguns têm intitulado Mateus 13, o Sermão do Mar. Este é um belo cenário para instruções sobre os mistérios sobre o reino. Este sermão ocorreu na costa norte do mar da Galileia, não muito longe de onde Cristo pregou o sermão da montanha.
 
NOTA: Cristo fez três discursos importantes em Seu ministério: O Sermão da Montanha, que diz aos seguidores de Cristo como viver; O Sermão do Mar, que conta aos seguidores de Cristo sobre os mistérios do reino quando o rei se for; e o Sermão das Oliveiras, que conta aos seguidores de Cristo sobre a segunda vinda de Cristo e os eventos que a cercam.

NOTA: O Sermão do Mar é composto por sete parábolas. Essas parábolas lidam com os grandes princípios espirituais que afetarão toda a vida humana durante a era atual; isto é, a época entre o primeiro e o segundo advento de Cristo.

B. A Escritura afirma que grandes multidões se reuniram diante de Jesus. Não nos é dito exatamente quantas, mas deve ter sido na casa dos milhares. Cristo atraia as pessoas como um ímã porque elas viam nele grande sabedoria e poder. As multidões eram atraídas por Cristo por várias razões, mas não eram convertidas. Por falta de espaço, Cristo entrou em um barco e se afastou da praia alguns metros e conversou com o povo.

NOTA: Este dificilmente era um culto formal da igreja: sem púlpito, sem ministério de louvor, sem coro, sem instrumentos, mas havia poder em Cristo e as multidões pareciam sentir isso.

NOTA: Milhares de pessoas são atraídas por Cristo porque Ele é a pessoa mais maravilhosa, dinâmica e bonita que o mundo já produziu. Ninguém pode ler sobre a vida de Cristo e não ficar impressionado. No entanto, muitos que são inicialmente atraídos por Cristo nunca se convertem verdadeiramente porque percebem que seguir a Cristo significa que é preciso mudar seu estilo de vida e a maioria das pessoas não está disposta a fazer mudanças radicais, mesmo quando a salvação está em risco.

III. O Uso de Parábolas. 13:10

A. Cristo falou às multidões em parábolas. A palavra grega “parábola” significa “colocar as coisas lado a lado”. Portanto, uma parábola é uma comparação ou uma analogia, tomando uma experiência comum da vida e colocando-a ao lado da verdade, a fim de ilustrar a verdade espiritual.

NOTA: O Antigo Testamento ensina a verdade por tipos: as Epístolas ensinam a verdade principalmente pela doutrina, mas Cristo ensinou a verdade espiritual pelo uso de parábolas.

B. Até esse ponto de Seu ministério, Cristo não havia usado uma parábola, mas agora ele usa esse método de ensino de parábolas ou ilustrações para comunicar a verdade.

NOTA: Cristo foi um mestre simples e usava o Antigo Testamento constantemente em Seu ensino. Cristo edificou sobre o Antigo Testamento, corrigiu pontos de vista errôneos dos teólogos judeus e acrescentou nova verdade à revelação progressiva. Jesus Cristo foi o maior mestre de todos os tempos e aqueles que se sentarem aos Seus pés e ouvirem encontrarão as soluções para os problemas mais profundos da vida; eles encontrarão respostas para o tempo e a eternidade.

IV. Os Mistérios do Reino Dos Céus. 13:11

A. Cristo diz especificamente a Seus discípulos que falava em parábolas para ocultar a verdade das multidões e revelar a verdade aos discípulos. Obviamente, Cristo não queria que as multidões não salvas entendessem os ensinamentos dos mistérios do Reino dos Céus. Porquê? Descobriremos mais tarde que a nação de Israel como um todo havia se tornado entediante de entendimento espiritual e realmente não queria saber a verdade sobre o Messias e Seu Reino.

B. Quais são os mistérios do Reino dos Céus? O Reino dos Céus era uma expressão judaica comum para o reinado do Messias sobre um reino terrestre. O conceito de reino foi pregado por todos os profetas do Antigo Testamento e havia sido antecipado há séculos pelos judeus. Se você concordar, encontrará que a expressão "reino dos céus" se refere a um reino literal e terreno em todos os outros lugares do livro de Mateus. Essas parábolas, então, estão de alguma forma relacionadas a Cristo, o Rei e Seu reino terrestre literal.

1. É importante notar que a possibilidade deste reino vir foi anunciada por João Batista (Mateus 3:2), por Cristo (Mateus 4:17) e pelos Discípulos (Mateus 10:7). Esse reino foi oferecido a Israel com a condição de que eles se arrependessem e cressem em Cristo, o Messias, que era seu rei. A nação rejeitou a oferta do reino porque eles rejeitaram o rei. Os judeus como um todo lançaram sua sorte contra Cristo e com Satanás quando disseram que ele era possuído por demônios (Mateus 12:24).

Mateus 3:2: “...dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”.

Mateus 4:17: “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”.

Mateus 10:7: “...e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus”.

Mateus 12:24: “Mas os fariseus, ouvindo isto, disseram: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios”.

2. Por causa da rejeição de Israel por Cristo, o reino messiânico seria adiado. A manifestação terrena do reino ficaria em suspenso até a hora designada pelo Pai para trazer o reino.

NOTA: Como não há reino presente, como então os discípulos viverão até que Cristo retorne para estabelecer Seu reino?

NOTA: O décimo terceiro capítulo de Mateus foi escrito para mostrar como o programa do reino de Cristo deve ser realizado quando o rei estiver ausente deles.

3. A palavra "mistérios" é muito importante porque não significa algo misterioso, mas a revelação de alguma verdade que antes era desconhecida. Essas parábolas, então, revelam a verdade sobre o reino messiânico que não foi revelado no Antigo Testamento. Estas são novas verdades sobre o reino.

NOTA: É interessante notar que, a partir de agora, nosso Senhor nunca fala do reino como "estando próximo".

NOTA: O rei estava presente sem reino terrestre e logo o rei os deixaria através da ressurreição e ascensão. Qual é então o programa do reino entre o primeiro e o segundo adventos? O mistério ou a coisa anteriormente desconhecida é que o reino terrestre seria adiado e o reino reinaria espiritualmente no coração de todos os verdadeiros crentes até o Messias estabelecer Seu reino. O reino de Cristo não está física e literalmente nesta terra no momento, mas está aqui espiritualmente nos corações de todos que reconhecem a Cristo como Senhor, Salvador, Mestre e Rei. O reino está no coração dos verdadeiros crentes em Cristo e todos aguardam ansiosamente a realização deste reino no sentido físico no segundo advento. 

NOTA: Todo o mundo não salvo, como Israel, rejeitou o rei, Jesus Cristo, mas o reino de Cristo não se foi deste mundo, mas Ele reina como rei sobre seu coração e os corações de todos os verdadeiros crentes no Messias. Em algum momento futuro, conhecido apenas por Deus, Cristo retornará a esta terra e estabelecerá Seu reino sobre esta terra, e seremos parte dela e reinaremos com Ele para sempre (Apocalipse 3:21; 5:10).

Apocalipse 3:21: “Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono”.

Apocalipse 5:10: “...e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”.

V. O Princípio da Aplicação da Verdade. 13:12-17

A. Cristo estabelece um princípio que nunca muda uma pessoa que tem a verdade espiritual, que recebe mais verdade de Deus e em abundância, mas uma pessoa que não tem a verdade espiritual não receberá mais e quaisquer indícios de verdade que ele possa ter, será tirado dele. Este é um princípio fundamental da vida; isso nunca muda.

B. Isso significa simplesmente que a verdade deve ser posta em prática para ser mantida. A verdade rejeitada ou não usada é verdade perdida. Aqueles que buscam o conhecimento espiritual e o aplicam, receberão muitas bênçãos espirituais. Mas se um homem não age sobre a verdade, se ele tem alguma verdade, ela será tirada dele. O avanço ou a regressão de um indivíduo em questões espirituais depende de sua obediência ou desobediência a esse princípio. ILUSTRAÇÃO: Uso dos músculos.

ILUSTRAÇÃO: O princípio do uso também é verdadeiro no nível físico. Se você deliberadamente se recusar a usar um de seus músculos, descobrirá que em breve ele começará a enfraquecer e se atrofiar, e esse músculo que você possui some ou se torna totalmente inoperante.

C. Cristo falou em parábolas às multidões não-salvas porque elas endureceram seus corações à verdade. A grande maioria deles nunca seria salva porque não queria a verdade e, portanto, tornou-se insensível à verdade. Eles rejeitaram tanto a verdade que Deus lhes pôs uma dupla cegueira para que não pudessem entender a verdade.

D. Então, nosso Senhor cita Isaías 6 para mostrar que foi profetizado que Israel rejeitaria a verdade do Messias e Seu reino.

NOTA: O apelo é de sua responsabilidade humana. As palavras “você”, “deles” e “eles” são mais do que óbvias. Se eles se voltassem para Cristo, então Deus certamente os curaria espiritualmente.

E. Os discípulos que nasceram do Espírito de Deus entenderam a verdade espiritual. Eles entenderam porque estavam dispostos a agir de acordo com a verdade que tinham. Eles foram "abençoados" ou "felizes" porque estavam operando nos princípios divinos e quanto mais obedeciam a Deus, mais luz Deus lhes dava.

VI. Aplicações

A. Toda verdade espiritual deve vir de Deus. É sobrenaturalmente concedida. A menos que Deus conceda a verdade, nunca poderemos entender. Podemos ganhar muito entendimento intelectual da Bíblia, mas não podemos ter entendimento espiritual até que Deus o revele. Nunca devemos ler nossa Bíblia ou enfrentar uma crise da vida sem pedir a Deus que nos dê entendimento espiritual.

B. Deus dá mais verdade e luz àqueles que agem de acordo com a verdade que eles já têm, mas retém a verdade quando não estamos andando em obediência.

NOTA: Isso é verdade para as nações. A Rússia e a China tiveram o evangelho, mas o rejeitaram e agora eles têm ateísmo. A Inglaterra, como nenhuma outra nação recebeu o evangelho, mas também o rejeitou, e essa grande nação em declínio está em declínio econômico, moral e político. Os EUA foram abençoados por Deus, como poucas nações foram, e estão rejeitando o evangelho e certamente decairão e cairão.

NOTA: O que é verdadeiro para as nações é mais verdadeiro para os indivíduos. Sabemos que devemos testemunhar, orar e ler nossas Bíblias, mas, se não fizermos isso, poderemos nos ver perdendo a verdade, em vez de obter discernimento. Sabemos que devemos ter lares cristãos onde o marido ama sua esposa como Cristo amou a igreja, e a esposa deve se submeter a seu marido em todas as coisas como ao Senhor. Mas se não agirmos de acordo com essas verdades, Deus poderá remover as bênçãos de nossos lares e nos veremos perdendo a verdade em vez de obtê-la.

C. Nós, cristãos da igreja, temos a verdade sobre Cristo e Seu reino que os profetas do Velho Testamento e os homens justos buscaram por toda a vida e não puderam compreender. O que você sabe sobre Cristo, seu rei e Seu reino? Você despreza e não valoriza sua Bíblia? Se você o fizer, poderá perder até o desejo de conhecer as escrituras.

VII. Conclusões

A. É razoável supor que há pessoas que estão ouvindo o som da minha voz que nunca foram convertidas para Cristo. Eu também seria tão ousado ao dizer que provavelmente não há ninguém neste lugar que nunca tenha ouvido o evangelho de Cristo. A maioria das pessoas já ouviu a verdade de Cristo e Sua salvação do pecado e do inferno, mas a rejeita. Cada rejeição da verdade se torna mais fácil até que uma pessoa possa chegar ao lugar em que nunca acreditará.

B. Mas o contrário também é verdadeiro. Se você deseja ser salvo. Se você quer conhecer a Cristo. Se você deseja perdão dos pecados e vida eterna. Se você está disposto a deixar a sua vida antiga e seguir a Cristo. Se você estiver disposto a agir com fé simples, e confiar em Cristo para salvá-lo, Ele o fará. Se você deseja a verdade, você a terá!
Postagem Anterior Próxima Postagem

Gostou? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.