Eufemismos Para a Morte

Eufemismos Para a Morte
"Melhor é o bom nome do que o melhor unguento, e o dia da morte do que o dia do nascimento. Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração” (Eclesiastes 7:1-2).

Porque Salomão diria que o dia da morte de alguém é melhor que o dia do nascimento? Não porque ele era um homem gravemente deprimido que queria acabar com sua vida. Simplesmente porque ele sabia que a vida aqui é vaidade, mas temos algo melhor no além (Eclesiastes 12:7-8, 13-14).

A Bíblia usa várias expressões (eufemismos) para a morte. Eufemismo é uma palavra ou frase mais branda usada no lugar de uma mais forte. Um eufemismo comum que usamos para a morte é dizer que alguém faleceu. Os eufemismos para morte usados ​​na Bíblia nos ensinam algumas lições - tanto da realidade da morte quanto da esperança que temos após a morte, se somos fiéis. Devemos levar essas lições ao coração (Eclesiastes 7:2).

Seguir o Caminho de Toda a Terra

“Ora, aproximando-se o dia da morte de Davi, deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de toda a terra; sê forte, pois, e porta-te como homem” (1 Reis 2:1-2).

Antes de Davi morrer, ele encorajou seu filho Salomão a ser fiel ao Senhor. Para indicar que sua morte era iminente, ele disse: “Eu vou pelo caminho de toda a terra” (1 Reis 2: 2).

Esta frase indica que a morte é comum a todas as pessoas. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo” (Hebreus 9:27). Não viveremos para sempre aqui na terra. O salmista escreveu: “A duração da nossa vida é de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos” (Salmo 90:10). Certamente, os setenta a oitenta anos só são verdadeiros em geral; não é uma garantia.

Tiago escreveu: “No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” (Tiago 4:14-15). A razão pela qual a morte física é comum a todos é porque o acesso à árvore da vida foi perdido quando Adão e Eva pecaram e foram expulsos do Jardim (Gênesis 3:22-24). A consequência de seu pecado - mortalidade - se espalhou para todas as gerações que se seguiram.

Todos nós "seguiremos o caminho de toda a terra". A única exceção a essa regra é se estivermos entre aqueles que vivem quando o Senhor retornar. Sobre esse acontecimento, Paulo disse: “Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:17). Mas, além dessa exceção, sabemos que a morte é uma certeza para todos nós.

Último Suspiro

“Mas Jesus, dando um grande brado, expirou” (Marcos 15:37).

Quando Jesus morreu na cruz, o registro de Marcos diz que "deu o último suspiro" ou "entregou o espirito". A palavra grega usada é ekpneo, que significa respiração ou vento. Está relacionado ao pneuma (espírito), que é usado no relato de Mateus sobre o evento: "De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito" (Mateus 27:50).

Essa frase nos mostra que a morte ocorre quando nosso espírito deixa nosso corpo físico. Tiago usou esse fato sobre a morte para mostrar como a fé e as obras devem acompanhar-se na vida de um cristão. “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26). A palavra espírito neste versículo é a palavra grega pneuma. O mesmo tipo de espírito que Jesus entregou na morte (Mateus 27:50) é o que parte do nosso corpo físico quando morremos.

Quando Deus criou Adão, Ele “soprou em suas narinas o folego de vida; e o homem se tornou um ser vivo” (Gênesis 2: 7). Todas as pessoas receberam “vida e fôlego” de Deus como descendentes de Adão (Atos 17:25-26). O folego / espírito que o homem tem é diferente do que os animais possuem.

Embora seja verdade que o homem e os animais tenham um espírito semelhante no sentido de que ambos têm vida (Gênesis 7:21-22), o espírito do homem é diferente. O homem sábio escreveu: "Quem sabe se o espírito dos filhos dos homens vai para cima, e se o espírito dos brutos desce para a terra?" (Eclesiastes 3:21). Na morte, nosso “espírito retornará a Deus que o deu” (Eclesiastes 12:7). Depois vem o juízo (Hebreus 9:27; Eclesiastes 12:14).

Reunido ao Seu Povo

“E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e cheio de dias; e foi reunido ao seu povo” (Gênesis 25:8).

Quando Abraão morreu "ele foi reunido ao seu povo". No entanto, isso não se refere ao seu enterro. “Então Isaque e Ismael, seus filhos, o sepultaram na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, o heteu, que estava em frente de Manre, o campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali foi sepultado Abraão, e Sara, sua mulher” (Gênesis 25:9-10). Abraão foi sepultado na terra de Canaã, enquanto “seu povo” foi sepultado em Ur e Harã (Gênesis 11:28, 32).

Essa frase nos diz que existe vida após a morte. Embora não declarado explicitamente, os fiéis do Antigo Testamento entendiam o conceito de vida após a morte. Depois que seu filho morreu, Davi disse: “Respondeu ele: Quando a criança ainda vivia, jejuei e chorei, pois dizia: Quem sabe se o Senhor não se compadecerá de mim, de modo que viva a criança? Todavia, agora que é morta, por que ainda jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei para ela, porém ela não voltará para mim” (2 Samuel 12:22-23). Jesus repreendeu os saduceus por "não entenderem as Escrituras" porque eles não concluíram que, como Deus disse: "Eu sou o Deus de Abraão ... Isaque e ... Jacó", que a vida existia após a morte (Mateus 22: 29-32). O fato de Abraão estar “reunido ao seu povo” (Gênesis 25:8) mostra que ele continuou a existir depois que ele passou desta vida.

Após a morte, se formos fiéis, seremos reunidos no paraíso com o povo de Deus (Lucas 16:22; 23:43). Após a volta do Senhor, podemos esperar "reunir-nos a Ele" (2 Tessalonicenses 2:1), onde "estaremos sempre com o Senhor" e com nossos irmãos em Cristo (1 Tessalonicenses 4:16-17).

Adormecer

“E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu” (João 11:11-14).

Essa frase - adormecer - pode ser o eufemismo mais comumente reconhecido para a morte usado na Bíblia. Jesus usou esta frase para se referir à morte de Lázaro. A princípio, seus discípulos não O entenderam. Então, ele lhes disse claramente que Lázaro não estava literalmente dormindo, mas que ele havia morrido.

Essa frase nos lembra que a morte é temporária. Muitos vivem suas vidas como se isso fosse tudo o que existe. O lema deles é: “Você vive apenas uma vez”, e eles fazem o que lhes parecer bom, sem levar em consideração a obrigação de obedecer ao Senhor. Não é errado gozar a vida, mas devemos lembrar que seremos julgados por nossos atos (Hebreus 9:27). O homem sábio escreveu: “Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo” (Eclesiastes 11:9).

Todos serão ressuscitados dentre os mortos um dia. Jesus disse: “Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (João 5:28-29). Portanto, como a morte é temporária, devemos viver de tal maneira que seremos ressuscitados para receber uma recompensa em vez de punição.

Os que “morrem no Senhor” têm “descanso de seus labores” (Apocalipse 14:13). Quando o Senhor voltar, a morte física será abolida. Paulo disse aos irmãos em Corinto: “Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, em um abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. [...] então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória”(1 Coríntios 15:51-54). Se formos fiéis, embora possamos “adormecer”, podemos ter a vida eterna por meio de Cristo (Romanos 6:23).

Conclusão

A morte é uma triste realidade da vida, mas é bom considerá-la (Eclesiastes 7:2). Precisamos viver de tal maneira que “o dia da [nossa] morte seja melhor que o dia do [nosso] nascimento” (Eclesiastes 7:1). Como podemos fazer isso? “Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Eclesiastes 12:13-14).

Paulo disse aos irmãos em Filipos: "Para mim, viver é Cristo e morrer é lucro" (Filipenses 1:21). Vamos viver por Cristo para que possamos receber a vida eterna após a morte.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem