AS CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA
Lição 19

Gênesis 3:16-24

I. Introdução

A. Quando Adão e Eva pecaram, eles foram responsabilizados diante de Deus e responsáveis ​​pelo castigo de Deus. Naquele momento, eles morreram espiritualmente e começaram a morrer fisicamente. O salário do pecado é a morte (Romanos 6:23).

B. O pecado trouxe dor, labuta, sujeição e morte à raça humana. Essas coisas são os resultados ou consequências da rebelião a Deus.

II. As Consequências Para a Mulher. 3:16

A. “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos”. A primeira consequência é a da dor, pois a palavra hebraica significa “labuta, angustia, tristeza e dor”.

1. Isso certamente se refere às dores da gravidez e do parto. A mulher será capaz de propagar a raça, como Deus havia prometido; mas sua vida será aquela em que essa função da reprodução a lembrará de sua queda e desobediência.

2. Talvez as palavras "dor" se refiram a todas as tristezas que caracterizam a vida de uma mulher, especialmente em relação aos seus filhos. Isso então se referiria ao desgosto associado a ter filhos. O senso de sucesso ou fracasso de uma mãe está relacionado aos filhos. O coração de uma mãe está envolvido com a vida e a carreira de seus filhos. Ela vivem em e por seus filhos. O significado de sua vida é revelado neles, e se eles tiverem sucesso, ela conseguiu, mas se eles falharem, ela falhará (1 Timóteo 2:12).

B. “e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará”. Esta é a consequência da sujeição.

1. Que a mulher deseje seu marido não pareça fazer parte do castigo, pois Eva sempre teve uma atração física por Adão. A palavra "desejo" pode ter referência à fome de aprovação; isto é, uma mulher encontra todo o seu sentimento de satisfação ao obter a aprovação do marido. Ela deseja ser importante para ele.

2. As palavras "ele te dominará" fazem parte do castigo a Eva. Antes da queda, Eva estava sob a liderança de Adão, mas não era governada por ele. No entanto, quando pecou, ​​abandonou seu papel subordinado e procurou assumir uma posição de liderança. Assim, ela se levantou acima do homem, emancipando-se dele e, além disso, levou-o ao pecado. Ela foi originalmente criada para ser subordinada e ficou encantada com a experiência de seguir Adão. Mas, como resultado da queda, há uma luta e tensão dentro da mulher, na qual ela está dividida entre o desejo natural de Deus de ceder ao marido e, ao mesmo tempo, o desejo despertado de exercer sua vontade contra a dele, um desejo perverso de rivalidade ou dominação.

PONTO: Por causa do pecado, o homem tem o direito de governar a mulher para manter a ordem de Deus. Ela procurou dominá-lo, dando-lhe o fruto proibido, mas agora ele a dominará.

NOTA: O homem pecador abusou do direito de governar e dominou as mulheres. Em muitas partes do mundo, o papel da mulher foi reduzido ao da escravidão virtual. Somente o Evangelho trouxe um equilíbrio genuíno e abençoado à posição da mulher neste mundo decaído.

NOTA: Uma mulher nunca pode encontrar a felicidade no casamento até aprender a se submeter ao marido em tudo. Ela será um fracasso até que compreenda que é seu privilégio, sob Deus, encontrar satisfação na submissão ao próprio marido (Efésios 6:22, 24).

III. As Consequências Para o Homem. 3:17-20

A. “E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher”. Deus registra para nós algo interessante sobre o primeiro pecado do homem. Não foi apenas que Adão comeu o fruto em desobediência a Deus. Ele ouviu a esposa quando não deveria ter feito. Ao ouvir a voz de sua esposa, Adão perdeu sua posição como a coroa da criação e a cabeça da esposa, e se colocou na posição subordinada, que pertencia à mulher. Adão é acusado de culpa porque a voz de sua esposa era diferente da voz de Deus. Adão deixou sua esposa influenciar sua decisão, abandonando sua liderança e liderança.

NOTA: Uma das principais causas do caos no casamento hoje em dia é um homem que se recusa a liderar, um homem que entrega à esposa a responsabilidade última da família, como os filhos, quais são seus problemas etc.

B. “e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela”. Adão também deliberadamente desobedeceu a Deus, procurando se colocar acima de Deus. Quem se rebela contra Deus não tem o direito de viver e deve ser punido.

C. “maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo”. A consequência da queda para o homem foi tristeza, pois o solo foi amaldiçoado, de modo que espinhos e cardos cobrissem o chão. Sem dúvida, houve redução da fertilidade e a natureza foi desequilibrada. A natureza está desequilibrada porque o homem está desequilibrado.

NOTA: Um mundo físico amaldiçoado precisa ser redimido e a Bíblia diz que isso acontecerá no Segundo Advento de Cristo (Romanos 8:19-22).

D. “Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra”. Outra consequência é “labuta” ou “trabalho duro”. O homem terá que labutar para se manter vivo.

NOTA: O trabalho não é a maldição dada ao homem; o homem foi criado para trabalhar e é uma bênção. É a labuta, a fadiga que é a maldição. É o suor, a ansiedade e a pressão de tentar tirar cada vez mais da natureza relutante.

E. “porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás”. Deus disse a Adão que ele iria morrer fisicamente. Apesar de toda a sua tristeza, labuta e trabalho, ele ia morrer.

NOTA: É esse sentimento de morte, espreitando os limites da vida, que nos dá um sentimento de futilidade sobre a vida. A morte é o ladrão da vida e aqueles que não têm resposta para a morte terminarão em desespero e niilismo.

IV. A Promessa da Salvação. 3:23

A. “Chamou Adão à sua mulher Eva, porque era a mãe de todos os viventes”. Originalmente, o nome de Eva era “Mulher”, pois ela saiu do homem. O nome dela é alterado para "Vida", pois ela deve ser a mãe de todos os vivos. Em Gênesis 3:19, a morte física é enfatizada, mas em 3:20 há a promessa de que a raça humana não se extinguirá, pois Deus prometeu gerar vida através de Eva. Adão creu na promessa de Deus no nível físico (Gênesis 1:28). A morte é enganada por sua presa, pois Deus interveio.

B. Talvez haja algo mais do que apenas uma raça de homens que virá de Eva. Por causa da referência à morte em 3:19, Adão provavelmente entendeu que ele se tornaria o pai de uma raça condenada por causa do pecado. Eva creu na promessa de Deus antes de Adão (1:28; 3:15). Ela acreditou e passou da morte para a vida, assim, Adão a chama de "Vida". No entanto, Adão e Eva creram na promessa de Deus, e a fé é o que leva um homem a Deus, porque ele crê na palavra de Deus. Eva teria o Messias através de sua linhagem e todos os que cressem em Cristo seriam sua semente espiritual (Gênesis 3:15). Todos aqueles associados a Cristo tornam-se parte dessa humanidade redimida. Ela se torna a mãe de todos os salvos.

NOTA: Se pudéssemos ver a lista dos remidos, seria interessante notar que não está em ordem alfabética. Adão não é o primeiro. Eva é.

V. A Provisão da Salvação. 3:21

A. “E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu”. O Senhor fornece uma cobertura (“vestes”), é de peles de animais, e isso envolve sacrifício. Na forma embrionária, Deus está ilustrando que o sacrifício é necessário ao homem por causa do pecado. A brevidade do registro impede que saibamos o quanto Deus revelou a Adão e Eva naquele momento sobre sacrifício, mas parece que eles sabiam que deveriam se aproximar dEle com base no sacrifício que envolvia a morte.

VI. A Disposição Para a Vida Eterna. 3:22-24

A. “Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado”. O homem havia caído. Se aquele que agora está condenado à culpa, vergonha, limitação e perda, comer da árvore da vida, viverá para sempre em estado de pecaminosidade. O homem viveria para sempre em estado de pecado, o que seria uma maldição, não uma bênção. Deus, portanto, o afastou do jardim para que ele pudesse resgatar os homens do pecado.

B. “E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados”. Os querubins podem ser anjos ou seres angelicais relacionados à santidade de Deus. Alguns pensam que guardaram o Jardim do Éden até o Dilúvio, mas as Escrituras não falam nada sobre esse assunto.

VII. Conclusão

A. A dor, a sujeição, o trabalho e a morte eram todas formas de punição, mas também foram projetadas para ajudar graciosamente a humanidade. Deus usa essas coisas para impedir que os homens tenham ilusões sobre si mesmos, de modo que eles são os capitães de seu próprio destino e o mestre de suas próprias almas; que eles são capazes de lidar com todos os problemas da vida. Isso simplesmente não é verdade. Morte, dor, labuta e sujeição são limites que não podemos escapar. Eles estão lá para cancelar nossos sonhos egocêntricos e nos reduzir a nos vermos como realmente somos. Somos homens limitados e dependentes. Não podemos fazer nada sozinhos e precisamos desesperadamente de Deus.

B. A expulsão do homem do Éden foi um castigo e uma bênção, pois se o homem tivesse comido da árvore da vida, ele teria vivido para sempre em estado de pecado e miséria, para nunca mais ser redimido.


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem