TEORIA DIA-ERA

TEORIA DIA-ERA
Lição 5

TEORIA DIA-ERA

Gênesis 1:1-31

I. INTRODUÇÃO

A. A teoria Dia-Era é outra tentativa de harmonizar os fatos aparentes da ciência (geologia, fósseis etc.), com o relato da criação.

NOTA: De todas as teorias do tempo, a teoria Dia-Era é de longe a melhor e a mais lógica.

B. Essa teoria foi popularizada por James D. Dane, ex-professor da Universidade de Yale. Hoje é sustentada por homens como Eric Seuer, Gleason Archer, J. Oliver Buswell e muitos outros estudiosos evangélicos.

II. DIA-ERA (TEORIA CONCORDÍSTICA)

A. Definição. Essa visão geralmente está associada à escala de tempo geológico e permite que cada dia do Gênesis 1 tenha períodos de até um milhão de anos. Não houve dias de 24 horas na história da criação em nenhum momento.

B. Suporte
1. Usos de “dia” nas Escrituras
a. Período de doze horas. Às vezes, é usado para significar o período da luz do dia ao escuro. Em seu sentido mais simples, é a hora da luz do ciclo do dia (Gênesis 8:22; Salmo 55:17).
b. Vinte e quatro horas. Este é o uso normal do pôr do sol até o pôr do sol (Êxodo 12:15-20; Levítico 23:32).
c. Dia de Jeová. Este é um uso como um longo período de tempo, que ainda é futuro.
d. Tempo geral. O tempo geral é expresso em Jó 20:38, "dia de sua ira"; "Dia de angústia" Salmo 20:11); final "dia da limpeza" Levítico 14:2), que é um tempo indeterminado de cura.
e. Dia segundo Deus: O tempo não é considerado na mente do homem como é com Deus (Salmo 90: 4; 2 Pedro 3:8).

f. PONTO: A palavra “dia” tem todo tipo de significado na Bíblia, então porque tem que ser um dia literal de 24 horas em Gênesis 1?

2. Contexto em Gênesis 1:1 - 2:4. Em Gênesis 2:4, "dia" é usado para cobrir a duração da criação do céu e da terra, incluindo evidentemente toda a atividade de Gênesis 1:1 - 2:3.
3. Criação do homem
“Gênesis 1:27 afirma que, depois de criar todos os animais terrestres no sexto dia, Deus criou o homem, homem e mulher. Então, no tratamento mais detalhado de Gênesis 2, somos informados de que Deus criou Adão primeiro, deu a ele a responsabilidade de cuidar do Jardim do Éden por um longo período de tempo, até que ele o observou estar sozinho. Ele então concedeu a ele comunhão de todos os animais e animais da terra, com a oportunidade de dar nomes a todos eles. Algum período indeterminado de tempo depois que Deus observou que Adão ainda estava sozinho. Ele finalmente formou uma esposa humana para ele por meio de uma costela removida dele durante um "sono profundo". Então, finalmente, ele levou Eva diante de Adão e a apresentou a ele como seu novo parceiro de vida. Quem pode imaginar que todas essas transações poderiam ter ocorrido em 120 minutos do sexto dia (ou mesmo dentro de vinte e quatro horas, nesse caso)? E, no entanto, Gênesis 1:27 declara que Adão e Eva foram criados no final do dia final da criação. Obviamente, os “dias” do capítulo 1 têm a intenção de apresentar estágios de duração não especificada, e não dias literais de vinte e quatro horas” (G. Archer, Jr., A Survey of Old Testament Introduction).
4. Visão. A consideração de dar à palavra “dia” um elemento de tempo mais longo do que 24 horas foi sustentada por muitos rabinos judeus e alguns grandes nomes cristãos, Irineu de Lyon, Agostinho e etc.
5. Não é um trampolim para a evolução. Um homem não precisa ser evolucionista para acreditar na teoria Dia-Era. De fato, os evangélicos que mantêm essa posição não se apegam à teoria da evolução.
6. Harmonização geológica. A visão Dia-Era fornece uma estrutura que melhor se ajusta aos estratos geológicos e aos leitos fósseis. A ordem dos estratos é basicamente a mesma e vastas eras seriam necessárias para a formação desses estratos fósseis. Archer diz:
A teoria Dia-Era, portanto, explica os seis dias criativos como indicando os grandes contornos da obra criativa de Deus na formação da Terra e de seus habitantes até o aparecimento de Adão e Eva. Os geólogos modernos concordam com Gênesis 1 nos seguintes detalhes: (a) a Terra começou em uma forma confusa e caótica, que posteriormente deu lugar a um estado mais ordenado; b) Foram criadas as condições adequadas para a manutenção da vida: a separação do vapor espesso que envolve a terra em nuvens acima e rios e mares abaixo com o ciclo de evaporação-precipitação e também com a crescente penetração da luz solar ( pois a criação anterior do sol é sugerida pela primeira ordem: "Haja luz!") para a superfície da terra; (c) a separação da terra do mar (ou o surgimento de terra seca acima do nível da água em recuo) precedeu o surgimento de vida no solo; (d) a vida vegetal já havia aparecido antes do primeiro surgimento da vida animal no período cambriano. De fato, todos os filos de invertebrados aparecem contemporaneamente com notável repentina intensidade nos estratos cambrianos, sem indicação em nenhum dos depósitos pré-cambrianos de como esses vários filos, classes e ordens representados por nada menos que 5.000 espécies) se desenvolveram; (e) tanto o Gênesis quanto a geologia concordam que as formas mais simples apareceram primeiro e as mais complexas depois; (f) ambos concordam que a humanidade apareceu como o produto mais recente e mais alto do processo criativo.
7. Glorifica mais a Deus. Deus é glorificado tanto usando uma era como um dia para o Seu processo criativo. Deve-se lembrar que a escala de tempo de Deus não é limitada como a do homem. Para Ele, mil anos são como um dia. Deus não tem pressa e pode dar ao luxo de levar o seu tempo.

C. Objeções
1. O contexto imediato do Gênesis mais o fato de que, quando "dia" é usado como adjetivo numérico, ele sempre se refere a um dia literal de 24 horas parece enfraquecer a visão Dia-Era.
2. É difícil entender por que Deus precisaria de milhares de anos para criar o homem, a menos que Ele fizesse isso através do processo evolutivo. Se for esse o caso, a Bíblia refuta qualquer ideia da evolução teísta do homem (Mateus 19:14; I Coríntios 11:8; Gênesis 2:7; I Coríntios 15:39).
3. Essa visão minimiza a majestade e o caráter sobrenatural de Deus. Sempre que um milagre era realizado na Bíblia, era instantâneo e completo. Um ato imediato de criação traz muito mais glória a Deus.
4. A linguagem de Gênesis 1 parece apoiar a criação instantânea, em vez de longos períodos de tempo: “Deus criou” (1:1), “Deus disse, haja” (1:6), “Deus criou” (1:7), "Que a terra produza" (1:11), etc.
5. Essa visão capitula muito a geologia uniformitária e geralmente permite que a ciência governe a interpretação das Escrituras.
6. Essa visão pode deixar a porta aberta para algum tipo de evolução.

III. DIAS REAIS, MAS NÃO TEORIA DOS DIAS ORDINÁRIOS

A. Definição. Esta é uma visão modificada da teoria Dia-Era que admite que um dia normal de 24 horas é um fato científico em operação atualmente, mas na criação original o "dia" pode muito bem ter sido uma figura de dez minutos, dez anos ou dez mil anos (eras são altamente improváveis). Cada dia variava em comprimento para atingir o objetivo pretendido.

B. Suporte
1. Significado de dia. Pode-se provar que “dia” pode ter vários elementos de tempo anexados a ele nas Escrituras.
2. Se encaixa com a ciência. Essa visão pode harmonizar a geologia, que leva vastas extensões de tempo, com as Escrituras, e ainda manter a criação imediata do homem, que pode levar apenas alguns minutos.
3. As coisas nem sempre foram uniformes. Aqueles que mantêm um dia literal de 24 horas também costumam ser muito fortes em sua convicção de que todas as coisas desde a criação original não foram uniformes. Por que então os dias teriam que ser uniformes?

C. Objeções
1. O contexto e o uso de "dia" com um adjetivo numérico em Gênesis 1 apoiam um dia literal de 24 horas.
2. Não há indicação nas Escrituras de que houvesse uma variação de tempo nos dias da criação.
3. Essa visão deve fazer concessões à ciência.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

TEORIA DIA-ERA TEORIA DIA-ERA Reviewed by Aldenir Araújo on outubro 29, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.