O Amanhã Sem Lágrimas

O Amanhã Sem Lágrimas
Texto: Apocalipse 21:4

“Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas

Introdução: A Palavra de Deus nos fala do dia em que as lágrimas cessarão para sempre. Até chegarmos a esse dia, nos moveremos neste mundo no meio das lágrimas.

Não zombemos do homem que chora. Algumas das melhores pessoas do mundo derramaram lágrimas. Tal era Gladstone da Inglaterra. Ele era um homem de grande poder mental, físico forte e grande experiência religiosa. Mas nos dizem que uma das coisas mais marcantes sobre Gladstone era o choro dele. Dizia-se por aqueles que estavam associados a ele no gabinete, que, muitas vezes, quando se sentavam juntos à mesa e meditavam sobre os problemas nacionais da Inglaterra, ele abaixava a cabeça, pegava o lenço e enxugava as lágrimas dos olhos.

Em uma ocasião, quando ele era o primeiro-ministro, quando o Sr. Gladstone se aproximou da Câmara do Parlamento, ele parou na porta da frente e conversou com um velho varredor de rua que trabalhava naquele mesmo local por vários anos.

Enquanto Gladstone estava conversando, ficou sabendo da morte da esposa desse homem. Enquanto o varredor de rua contava a ele sua esplêndida e bela carreira e como ela o ajudara em sua luta, o grande estadista tirou o lenço e chorou como uma criança.

Este não era um sinal de fraqueza. Este era um sinal de força.

Não se glorie da sua dureza ou recusa em derramar lágrimas. Em vez disso, ore para que Deus lhe dê um coração terno que simpatize com os outros.

Há três coisas sobre as lágrimas que eu quero que você note.

I. As lágrimas de Jesus

Jesus era um homem de lágrimas. Isaías nos diz que Cristo era "um homem de dores e familiarizado com a dor".

Em três ocasiões, Cristo é retratado como chorando: no túmulo de Lázaro, sobre a cidade de Jerusalém e no jardim do Getsêmani. Pense em nosso grande Salvador chorando sobre uma cidade. Seu coração estava rasgado e Suas lágrimas representavam Sua atitude em relação a um mundo perdido.

Quem era esse que estava chorando? O autor de nossa Bíblia, o refúgio de nossas almas, a esperança de nossa ressurreição, o construtor de nosso céu, a fonte e o provedor de todas as nossas bênçãos espirituais.

A Palavra de Deus tem mais de 250 nomes para nosso Cristo, incluindo a Fonte da qual bebemos e saciamos nossa sede, o esconderijo de nossas almas perturbadas, nosso intercessor à mão direita de Deus, nosso futuro rei dos reis e senhor dos senhores.

Ele é o Cristo que pendurou as estrelas no lugar e estava com Deus na criação de todas as coisas.
Quando Cristo chorou sobre a cidade de Jerusalém, por que Ele chorou?

Primeiro, ele chorou sobre Jerusalém porque viu seus olhos cegos. Cristo podia ver os homens em sua verdadeira condição espiritual. Ele os viu mortos em ofensas e pecados. Ele os viu sob a ira de Deus. Ele os viu sem Deus e sem esperança.

Oxalá, tenhamos os olhos de Jesus para ver a condição dos homens sem Cristo! Precisamos ver as pessoas mortas em ofensas e pecados, afundando na cova do inferno sem o nosso amoroso Salvador.

Não é certo que devamos considerar isso tão superficialmente. É uma tendência maligna de nossos dias que os cristãos se importem tão pouco com a condição espiritual dos outros. Que o Espírito de Deus abra seu caminho em corações calosos e produza compaixão pelas almas que nunca tivemos antes. Vamos começar a considerar homens e mulheres perdidos ou salvos, e quando pensarmos nos homens perdidos, pensemos em tudo o que isso significa.

Segundo, ele chorou sobre Jerusalém porque viu a rejeição Dele. O maior pecado é o pecado da rejeição. Esse pecado enviará os homens ao inferno eterno.

Cristo veio “buscar e salvar o que estava perdido”; mas quando olhou para Jerusalém, viu uma cidade que O havia rejeitado. “Ele veio para os seus, e os seus não o receberam”. Sim, houve alguns que o receberam, mas muitos o recusaram e “Jesus chorou”.

Terceiro, ele chorou sobre Jerusalém porque viu o destino deles. Podemos encobrir o horror do inferno, mas nosso Cristo não pôde fazê-lo. A qualquer momento, o Salvador poderia olhar para a cova do inferno e ver o terrível castigo dos pecadores. A qualquer momento, ele podia olhar para a presença de Deus e ver a bem-aventurança dos salvos. Portanto, ele olhou para Jerusalém e viu que muitos estavam indo para o inferno e estavam perdendo o céu, e Ele chorou.

Cristo viu pecadores morrendo sem esperança, indo para um inferno eterno e sem fim. Ele não estava preocupado com a morte deles, mas com a morte deles sem esperança.

O homem é uma alma eterna. Ele vai passar a eternidade no céu ou no inferno. Cristo chorou por uma cidade quando viu o povo em seu curso descendente.

Que possamos orar para sermos semelhantes a Cristo ao vermos um mundo perdido hoje. Que as lágrimas de compaixão enchem nossos olhos, assim como encheram os Seus. Pense seriamente nas lágrimas de Jesus.

II. As Lágrimas de Hoje

Lágrimas e tristezas vêm por uma variedade de razões.

O fracasso de nossos amigos - amizades rompidas trará lágrimas. Sou sincero em dizer que algumas das minhas maiores angústias ocorreram por causa do fracasso de amigos.

Desde que estive no ministério, ajudei um grande número de pregadores. Eu os recomendei aos púlpitos, e as igrejas os convidaram. Com exceção de apenas alguns poucos, todos eles se voltaram contra mim - não apenas se voltaram contra mim, mas também se tornaram meus críticos mais severos.

Se Deus não tivesse me feito de uma certa maneira, eu juraria nunca mais ajudar outra pessoa. Mas algo dentro do meu coração exige que eu ajude alguém com quem eu entre em contato. Minha habilidade é limitada, mas, no final da minha habilidade, quero ajudar.

Muitos de vocês tiveram lindas amizades que abençoaram e encorajaram suas vidas; então certas coisas aconteceram que quebraram essas amizades. Suas lágrimas e tristezas aumentaram como resultado das decepções.

As lágrimas vêm por causa do fracasso de nossos planos. Todos nós começamos a vida com grandes esperanças. Um por um, nossos planos, sim, muitos deles egoístas, são derrotados; e seguimos em frente através de falhas. Começamos a vida com grandes esperanças e grandes ambições. O mundo tem pouca consideração por nossos planos, e devemos descartá-los um por um.

Alguns de vocês falharam em seu plano de ter um lar cristão. Esse fracasso é o sofrimento da sua vida. Em vez de um lar de beleza e harmonia, você tem um lar que está quebrado e destruído pelo pecado.

Muitos de vocês têm corações partidos por causa do fracasso de seus filhos. Você os entregou a Deus e desejou que eles realizassem algo. Talvez você tenha visto suas falhas e esperava que elas fossem além de tudo o que você já havia feito.

Mas, em vez de trazer alegria ao seu coração, seus filhos trouxeram tristeza. Em vez de orgulho, você sentiu dores no coração por causa de suas falhas e pecado. Lágrimas enchem seus olhos enquanto você pensa na desobediência deles.

As lágrimas vêm por causa de problemas de saúde. Você quer continuar e lutar uma boa luta, mas sua saúde está comprometida. Talvez você não seja velho, mas seu corpo esteja velho e cansado. Você não pode fazer o trabalho que se propôs a fazer.

Sejamos simpatizantes com os excluídos e os afetados. Cristo teve compaixão de tais pessoas. Deveríamos ter compaixão também.

A saúde debilitada traz lágrimas, não apenas para quem sofre, mas para os que o rodeiam.

As lágrimas vêm por causa da morte. Não há casa sem silêncio. A morte não faz acepção de pessoas. Pode ser a partida de um bebê ou de uma mãe, pai ou marido ou esposa. Com a morte vêm lágrimas.

Sim, temos lágrimas. Mas graças a Deus, temos um Salvador que se importa. Ele nos deu demonstrações de Seu amor quando caminhou sobre esta terra. Ele mostrou sua preocupação no túmulo de Lázaro. Ele expressou sua simpatia quando chorou por Jerusalém. Ele mostrou sua compaixão. Ele curou os enfermos, ressuscitou os mortos, endireitou os membros dos aleijados e abriu os olhos dos cegos. Ele viu as lágrimas da viúva triste quando ela seguiu o caixão segurando o corpo de seu filho. Com compaixão, olhou para o ladrão que morreu ao seu lado e, por causa de sua fé, deu-lhe a certeza do céu.

Jesus se importa! Às vezes cantamos:

Ele cuida de você,
Ele cuida de você,
Na luz do sol e sombra,
Ele cuida de você.

Alguém perguntou: "Podemos falar com os mortos?" Não acredito que possamos, nem vejo valor nisso; mas podemos conversar com nosso Deus. Podemos chegar a Ele através de Jesus Cristo, e podemos levar todos os nossos cuidados e nossos encargos.

O espiritismo diz que podemos conversar com os mortos, mas a Bíblia condena isso. Leia Deuteronômio 18:9–14:

9 Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. 10 Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, 11 nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. 13 Perfeito serás para com o Senhor teu Deus. 14 Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa”

Leia também Levítico 20:27:

"O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles"

Alguém disse que o espiritualismo quase sempre funciona em salas escuras porque tem três olhos negros.

Primeiro, infidelidade. Ensina que não há espíritos malignos, nem demônio nem Cristo. Depois, acrescenta que Cristo e os demônios são iguais.

Segundo, imoralidade. Ouça o seguinte: “A sublime missão do espiritismo é libertar a humanidade da escravidão do matrimônio e estabelecer a emancipação sexual”

Terceiro, insanidade. Todo hospício da América possui alguns adeptos do espiritualismo.

Lembre-se, nossos entes queridos que partiram estão com Deus. “Estar ausente do corpo [é] estar presente com o Senhor.” Não podemos conversar com os mortos, nem há motivo para fazê-lo nem qualquer benefício que possa advir dele. Mas repito: podemos conversar com Deus e com nosso Salvador, que se importa conosco.

Aqui está outra pergunta: Nossos entes queridos no Céu sabem o que estamos fazendo na Terra?
Parece que existem certas evidências de que eles podem saber o que fazemos na terra; por exemplo, há a história da Transfiguração, quando Moisés e Elias desceram e conversaram com Jesus no monte. Cristo também disse: “Digo-vos que ... haverá alegria no céu por causa de um pecador que se arrepende”.

A melhor resposta que posso dar a essa pergunta é que nossos entes queridos no Céu são informados daquilo que lhes traria alegria, pois o Céu é um lugar de alegria.

Mas isso nós sabemos: Deus sabe o que estamos fazendo. Vamos ter certeza de que estamos vivendo de uma maneira que O agrade. Lembre-se, Deus sabe sobre cada lágrima que vem aos nossos olhos. Cristo se importa e se preocupa conosco. Suas mágoas são conhecidas por Ele.

III. O Amanhã Sem Lágrimas

"Ele [Deus] enxugará de seus olhos toda lágrima”

Temos lágrimas aqui, mas não teremos lágrimas depois que Deus as enxugar no céu.

Estamos viajando em direção ao céu, alguns mais rápidos que outros. Para alguns, está próximo; para outros, ainda está longe.

Os cristãos estão indo para aquele lugar onde as decepções não acontecerão, os planos não falharão, os corpos não se deteriorarão e a morte não entrará.

Quero deixar o máximo de pessoas prontas para o céu que eu puder. O inferno é um lugar onde há "choro e ranger de dentes"; O céu é um lugar de alegria, felicidade e sem lágrimas.

Ser um ganhador de almas é maior do que ser um pregador ou um ótimo médico ou um grande dentista ou um grande empresário. Vamos preparar as pessoas para o céu.

O que você está fazendo para preparar as pessoas para o céu? Você está orando, testemunhando, trabalhando?

Amigo pecador, este é um mundo de lágrimas, mas há um amanhã sem lágrimas. É um lugar chamado Céu, e o caminho para chegar ao Céu é pelo caminho de Jesus Cristo. Ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim"

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem