A TEORIA DA IDADE APARENTE (PARTE 1)

A TEORIA DA IDADE APARENTE (PARTE 1)
Lição 8

Gênesis 1:1-31

I. INTRODUÇÃO

A. A teoria da idade aparente tem sido a posição geral da histórica igreja cristã. Ainda é defendida pelos estudiosos bíblicos mais conservadores do século XX, e é a posição do autor dessas notas sobre o Gênesis.

B. Aqueles que sustentam a teoria da Idade Aparente não são populares na chamada era da ciência. Aqueles que adotam essa teoria estão na fila para serem chamados de crentes ingênuos da Bíblia, que nunca foram capazes de se libertar da ignorância e do preconceito medievais. Mas, como não foi apresentada nenhuma teoria que dê uma resposta satisfatória ao problema das origens, este autor escolhe permanecer com o significado normal do texto bíblico e aceitá-lo como está escrito. uma interpretação literal de Gênesis 1:1-31.

C. Aqueles que aceitam a teoria da idade aparente acreditam que Deus revelou na Bíblia a verdade sobre a criação original, e somente Ele poderia saber o que realmente aconteceu porque Ele estava lá. Pela fé, o cristão bíblico acredita que Deus criou o mundo como declarado em Gênesis 1 (Hebreus 11:3).

NOTA: Os teóricos da idade aparente quase sempre têm um alto ponto de vista da inspiração das Escrituras, acreditando que as próprias palavras nos manuscritos originais foram inspiradas por Deus.

II. DEFINIÇÃO DA TEORIA DA IDADE APARENTE

Essa visão sustenta que Deus criou o mundo em seis dias solares literais de 24 horas e que os fatos básicos da geologia e da paleontologia podem ser atribuídos à criação original pela idade aparente e pelo catastrofismo bíblico.

III. SIGNIFICADO GRAMATICAL E EXEGÉTICO DE GÊNESIS 1:1-2

A. Gênesis 1:1: afirma que Deus criou (bara). A palavra hebraica bara significa, neste contexto, que Deus criou ex nihilo (do nada); isto é, Deus criou o universo sem material pré-existente. Gênesis 1:1 dá uma declaração abrangente de que Deus é o Criador do céu e da terra. O restante de Gênesis 1 explica como Deus criou o universo, dando atenção especial à terra. Morris diz,
Após a criação inicial “do nada” do espaço (“os céus”) e da matéria (“a terra”), com o próprio tempo (“o princípio”), Deus passou a dar forma à terra disforme, inicialmente coberta de água e escuridão, e então habitantes para sua superfície silenciosa.
B. Gênesis 1:2; Gênesis 1:2 parece estar relacionado a Gênesis 1:1 em uma conexão gramatical frouxa, a fim de dar uma ênfase geocêntrica (centrada na terra) ao verso. Edward Young afirma,
É verdade que o segundo versículo de Gênesis não representa uma continuação da narrativa do versículo um, mas, por assim dizer, um novo começo. Gramaticalmente, não é interpretado com o anterior, mas com o que se segue. Não obstante, por suas palavras introdutórias, "e a terra", ela retoma o pensamento do primeiro verso. Faz isso, no entanto, a título de exclusão. Nosso pensamento não está mais no céu e na terra, a totalidade dos fenômenos criados, mas apenas na terra” (Westminster Theological Journal).
1. As palavras tohu (desolação) e bohu (desperdício) falam de uma terra que não podia ser habitada. A terra estava em tal condição que o homem não poderia viver nela. Era uma desolação e um desperdício
2. Afirma que “havia trevas sobre a face do abismo” e a referência aqui não é aos oceanos, mas às águas primitivas que cobriam a terra. Até o tempo de Gênesis 1:9, a terra estava realmente coberta ou cercada por água.
3. Indica que o Espírito de Deus se movia (pairava) sobre as águas, mostrando o controle soberano de Deus na criação. Na verdade, o versículo dois não representa um caos desordenado como muitos sustentam. Edward Young afirma,
Se empregarmos essa palavra “caos”, devemos usá-la apenas como indicação do primeiro estágio da formação da atual terra bem ordenada e não como referência ao que estava confuso e fora de ordem, como se sugerisse que a condição descrita em Gênesis 1:2 estava de alguma forma fora do controle de Deus. Tudo estava bem ordenado e precisamente como Deus desejava.

IV. OS DIAS DE CRIAÇÃO SÃO DIAS SOLARES DE 24 HORAS

A. Hermenêutica. É um princípio básico de interpretação que o uso primário de uma palavra deve ser considerado, a menos que o contexto dê motivos para se pronunciar de outra maneira. O uso básico de "dia" no Antigo Testamento é um dia solar.

B. Uso Lexical. Os dicionários hebraicos dão 24 horas ao uso primário de "dia".

C. Usado com um numeral. Sempre que "dia" é usado com um número definido (adjetivo numérico), ele sempre se refere a um dia de 24 horas.

D. Tarde e manhã. Em Gênesis 1:5, 8, 13, 19, 23, as palavras “tarde e manhã” são usadas pelo autor para expressar dias normais.

E. Êxodo 20:8-1. Essa passagem parece exigir um dia literal de 24 horas quando liga os seis dias da atividade criativa divina com o sétimo dia de descanso com os seis dias de trabalho de Israel e, em seguida, um dia de sábado para descanso. Obviamente, os seis dias de trabalho de Israel eram de 24 horas; assim, os seis dias de Gênesis 1, usados ​​como exemplo, também devem ter uma duração de 24 horas.

F. Linguagem da Criação Imediata. Sarburg, autor de Darwin, Evolution, and Creation, diz:
A redação do relato de Gênesis parece indicar pouco tempo para os atos criativos descritos. Para ilustrar, em Gênesis 1:11, Deus ordena literalmente: “Produza a terra!”. O versículo 12 imediatamente registra uma resposta imediata ao comando: “A terra, pois, produziu”. Em nenhum lugar o relato de Gênesis sugere que eras de períodos de tempo estejam envolvidas.
G. Traz mais glória a Deus. Um dia de 24 horas seria mais glorioso para um Deus de poder criativo infinito. Tão fácil e tão rapidamente Deus cria! Falar de um Deus assim criando apenas lentamente, através de longos dias, diminui sua capacidade onipotente.

H. Comparado com as Escrituras. A criação, quando tratada em outra parte da Bíblia, é tratada como uma história compacta, não muito longa. Mateus 19:4; 2 Pedro 3:5).

I. Tradição. O dia normal parece ser a visão histórica da igreja, embora alguns estudiosos tenham lutado com o problema no passado.

J. Estudiosos hebreus modernos. Muitos estudiosos hebreus modernos e conservadores mantêm uma visão de criação de 24 horas.

K. Medo da evolução. Este argumento, embora possa não ser válido, pressupõe que não se sustenta em um dia solar literal, então ele se deixa aberto a acreditar na evolução. O resultado é que se mantém os dias solares por causa do medo da evolução.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem