Você Possui o Maior Poder do Mundo

Você Possui o Maior Poder do Mundo
Texto: Gênesis 2:16-17

Introdução: O que pensamos quando pensamos no Éden? Deus. Intimidade. Bondade. Tranquilidade. Não contaminada. Inocente. Pureza. Virtude. Inofensividade. Vida. Imortalidade. Saúde. Juventude. Abundância. Simplicidade. Não sofisticado. Inofensivo. Sem dor. Sem lágrimas. Segurança. Proteção. Paz. Harmonia. Compreensão. Alegria. Nudez. Inocência. Sinceridade. Sexualidade. Fecundidade. Moralidade. Incorrupção. Sem culpa. Impagável. Confiança. Liberdade. Escolha. Um lugar só encontrado em nossos sonhos.

"Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado" (Gênesis 2:8) "E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom". (Gênesis 1:31)

"16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:16-17) Satanás disse: “Certamente não morrereis.. . . Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal" (Gênesis 3:4-5).

O que Adão e Eva viram quando seus olhos foram abertos? Satanás. Bem. Mal. Desilusão. Culpa. Alienação. Morte. Finalidade. Envelhecimento. Medo. Fome. Nudez. Vergonha. Luxúria. Perversão. Desamparo. Dor. Espinhos. Enfado. Suor. Lágrimas. Magoa. Raiva. Suspeita. Divisão. Engano. Vaidade. Loucura. Maldade. Orgulho. Perda!!! Poder da Escolha!

Quando penso no Éden, tenho várias perguntas. Quanto tempo durou a inocência? Como era conversar com Deus pessoalmente? Como era trabalhar para um propósito sem ter que se preocupar em ganhar a vida? Como era o conhecimento sexual em total inocência? Como era não envelhecer? Como era não ter necessidade de hospitais, policiais ou funerárias? Porque Adão e Eva fizeram a escolha de comer do proibido? Eles não sabiam que o paraíso não poderia ser melhorado? O que seria necessário para satisfazer a natureza humana? Quando seria suficiente?

A natureza humana é dotada de curiosidade. Está sempre procurando, sondando e descobrindo. Essa curiosidade implantada por Deus torna possível ao homem descobrir seu mundo e ter domínio sobre ele. Essa curiosidade é uma coisa maravilhosa se canalizada na direção certa. Mas quando é dirigida na direção errada, torna-se extremamente autodestrutiva. Vivemos em uma época em que fazemos a pergunta: "Até que ponto é longe demais?" "Quanto é muito?" "Quando 'não' significa 'NÃO'?" Estas questões surgem em áreas da ciência, direito, vida e relações humanas. A curiosidade torna-se facilmente exploração para autogratificação.

Quantas vezes desejamos voltar o relógio a uma era de inocência? Quanto mais avançamos, mais difíceis são as decisões. As escolhas feitas nos movem em uma direção ou outra. Às vezes, o movimento ocorre em incrementos tão pequenos que o movimento não é perceptível. O resultado pode não ser conhecido até décadas mais tarde. Depois de descobrirmos o movimento que desejamos "não sabíamos agora, o que não sabíamos então".

O Maior Poder da Terra Está Dentro de Você

Deus colocou a coisa mais poderosa do mundo nas mãos do homem no Éden. O poder do homem de escolha !!! As portas do inferno em si não podem prevalecer contra a escolha do homem (Mateus 16:18; Romanos 8:37-39). Em um sentido muito real, o Céu não pode prevalecer sobre essa escolha !!! É uma escolha que nos leva à autogratificação, à autodestruição ou à vida abundante em Jesus Cristo. Essa arma poderosa é dada a cada um de nós todos os dias. É a primeira coisa que usamos quando nos levantamos todas as manhãs e a última coisa que usamos quando descansamos a cabeça à noite. E esse poder de escolha é a única coisa que nos moverá em direção à vida abundante em Cristo.

Devemos sempre estar conscientes das escolhas que fazemos e do poder de Deus através do seu Espírito que nos permite fazer as escolhas certas. Adão nunca poderia imaginar a direção que sua escolha levaria. Em qual direção nossas escolhas estão nos levando? Quando olhamos para trás, devemos entender que nunca seremos totalmente sábios em tomar nossas decisões, mas podemos ouvir a Deus.

Queres Ficar São?

Jesus perguntou a um homem impotente no tanque de Betesda: "Queres ficar são?" (João 5:6). No vernáculo dos dias modernos, Jesus perguntava: "Você quer ficar bom?"

É comum ouvir sobre pessoas gravemente doentes desistindo da vontade de viver. Médicos em um hospital tinham um paciente peculiar. O homem poderia ficar bom se quisesse, mas não demonstrou interesse em cooperar com os especialistas para sua própria melhora. Os psiquiatras chegaram à conclusão de que ele preferia sua sorte.

Normalmente, quando a pessoa tem uma doença física, ele fica ansiosa para ser curada, mas a verdade é que uma malignidade está corroendo as almas dos homens e nem todo mundo deseja se livrar dessa doença repugnante. Portanto, vamos fazer uma aplicação espiritual desta questão: "Queres ficar são?"

A Importância do Desejo Pessoal

A importância dos desejos pessoais não deve ser ignorada. Muitos se perguntam se poderiam realmente ser o tipo de pessoa que Deus quer que eles sejam. A verdadeira preocupação é "Eu desejo ser o tipo de pessoa que Deus quer que eu seja?" Paulo falou do "sincero ... sim, desejo veemente" que os coríntios tinham ao executar as instruções referentes aos seus problemas pessoais, aos quais ele se dirigira em sua primeira carta aos coríntios. (2 Coríntios 7:7-11.) Seu desejo de integridade espiritual permitiu-lhes superar suas enfermidades espirituais.

Davi desejava ser o tipo de pessoa que Deus queria que ele fosse. Davi era um homem segundo o coração de Deus. (1 Samuel 13:14). Depois do adultério de Davi com Bate-Seba, ele orou: "Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova em mim um espírito reto" (Salmos 51:10). Davi gritou: "Ó Deus, tu és o meu Deus; ansiosamente te busco. A minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água” (Salmo 63:1). Davi desejou a cura espiritual.
Jesus disse: "Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos...". (Lucas 6:21). "7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á" (Mateus 7:7-8)

A cura espiritual não depende do contexto de um homem ou de suas circunstâncias, mas é o que está dentro de cada um de nós que conta. Não é o que está por trás de nós; não é o que está diante de nós, mas é o que está dentro de nós que realmente conta. Queremos ficar são?

Deus Está Disposto a Lhe Dar o Desejo

Deus está disposto a aumentar nosso desejo de integridade espiritual. Deus falou a Jeremias sobre os cativos em Babilônia: "E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, que eu sou o Senhor; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; pois se voltarão para mim de todo o seu coração" (Jeremias 24:7). "Porque Deus lhes pôs nos corações o executarem o intento dele..." (Apocalipse 17:17). Paulo disse: " porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:13). Uma constante oração a Deus deve ser: "Querido Senhor, ajuda-me a querer ser o tipo de pessoa que você gostaria que eu fosse".

O coro de uma bela e antiga canção diz: "Seu poder pode fazer de você o que você deveria ser; Seu sangue pode purificar seu coração e libertá-lo". Deus nos dá poder para vencer o pecado em nossas vidas. "Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus" (João 1:12). Deus nos deu poder para vir a Cristo; poder para nos tornar discípulos de Cristo; poder de vencer por meio de Cristo.

Deus pode fazer o mais fraco permanecer. Paulo disse: "... porque poderoso é o Senhor para o [fraco] firmar". (Romanos 14:4). "não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” (Isaías 41:10). "29 Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. 30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, 31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão". (Isaías 40:29-31). Podemos nos tornar "mais que vencedores, por aquele que nos amou" (Romanos 8:37).

Nossa oração constante deve ser: "Querido Senhor, ajuda-me a querer ser o tipo de pessoa que você quer que eu seja; dê-me a força para ser o tipo de pessoa que você quer que eu seja"

Conclusão

Há muito tempo o rei de Israel disse: "Não sabeis vós que Ramote-Gileade é nossa, e nós estamos quietos, sem a tomar da mão do rei da Síria?" (1 Reis 22:3). Da mesma forma, a cura espiritual é nossa hoje, mas ainda estamos quietos e não a tomamos!

"Queres ficar são?" O poder de fazer acontecer é seu !!

Deus. Intimidade. Bondade. Tranquilidade. Não contaminado. Inocência. Pureza. Virtude. Inofensividade Vida. Imortalidade. Saúde. Juventude. Abundância. Simplicidade. Não sofisticado. Inofensivo. Sem dor. Sem lágrimas. Segurança. Proteção. Paz. Harmonia. Compreensão. Alegria. Nudez. Inocência. Conhecimento. Sexualidade. Fecundidade. Moralidade. Incorrupção. Sem culpa. Impagável. Confiança. Liberdade. Escolha. Um lugar só encontrado em nossos sonhos?

É uma realidade para o filho de Deus

Jesus disse: "28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve”. (Mateus 11:28-30)

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Você Possui o Maior Poder do Mundo Você Possui o Maior Poder do Mundo Reviewed by Aldenir Araújo on agosto 19, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.