Palavras de Encorajamento Aos Que Fracassaram

Texto: Deuteronômio 1:1-8

Introdução: Deuteronômio contém uma mensagem distinta falada aos israelitas por Moisés pouco antes de morrer. Os israelitas peregrinaram quarenta anos no deserto. Eles estavam nas margens do rio Jordão, onde seus antepassados ​​fracassaram miseravelmente quarenta anos antes. Enquanto eles estão em seu lugar de maior fracasso, Moisés os admoesta fortemente a obedecer a Deus, que tem sido e continuará a ser fiel a eles. Os israelitas devem tomar uma decisão importantíssima sobre o futuro deles. À medida que estão à beira da Terra Prometida, encontram-se em um ponto entre sua história passada de desobediência e sua potencial futura obediência. As batalhas e fardos que Moisés enfrentou com eles nos últimos quarenta anos dão origem às mensagens de Deuteronômio. Quarenta anos de erros e fracassos aparentemente sem propósito motivam-no a enfatizar a capacidade de Deus de proporcionar sucesso.

Os últimos versos de Deuteronômio dão uma visão ao homem que faz o pedido. Esses versículos revelam o impacto que a vida de Moisés teve. "10 E nunca mais se levantou em Israel profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face, 11 nem semelhante em todos os sinais e maravilhas que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó: e a todos os seus servos, e a toda a sua terra; 12 e em tudo o que Moisés operou com mão forte, e com grande espanto, aos olhos de todo o Israel" (Deuteronômio 34:10-12)

Moisés passara a vida preparando o coração e a mensagem para essa ocasião. O que Israel decide fazer aqui influenciará as gerações seguintes. É nesse ponto que Deus procura renovar seu pacto com Israel. É nesse ponto que eles herdarão a Terra Prometida e é nesse preciso momento que uma nova identidade será dada.

Deuteronômio 1:1-8 1 Estas são as palavras que Moisés falou a todo Israel além do Jordão, no deserto, na Arabá defronte de Sufe, entre Parã, Tofel, Labã, Hazerote e Di-Zaabe. 2 São onze dias de viagem desde Horebe, pelo caminho da montanha de Seir, até Cades-Barnéia. 3 No ano quadragésimo, no mês undécimo, no primeiro dia do mês, Moisés falou aos filhos de Israel, conforme tudo o que o senhor lhes mandara por seu intermédio, 4 depois que derrotou a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que habitava em Astarote, em Edrei. 5 Além do Jordão, na terra de Moabe, Moisés se pôs a explicar esta lei, e disse: 6 O Senhor nosso Deus nos falou em Horebe, dizendo: Assaz vos haveis demorado neste monte. 7 Voltai-vos, ponde-vos a caminho, e ide à região montanhosa dos amorreus, e a todos os lugares vizinhos, na Arabá, na região montanhosa, no vale e no sul; à beira do mar, à terra dos cananeus, e ao Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates. 8 Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o Senhor prometeu com juramento dar a vossos pais, Abraão, Isaque, e Jacó, a eles e à sua descendência depois deles”.

Palavras de Encorajamento Aos Que Fracassaram

Enfrentando Nossos Fracassos

Os israelitas estavam no mesmo lugar de seu maior fracasso. Levaram 40 anos para fazer uma jornada de 11 dias. Eles estão cercados de lembranças de seus fracassos passados. Eles estavam enfrentando o mesmo rio e o mesmo inimigo. Você só pode imaginar a guerra emocional em suas mentes. Conhecer seus pontos fortes é ótimo, mas entender suas fraquezas é ainda mais sublime, mas é muito mais assustador. Moisés queria que os israelitas enfrentassem honestamente sua derrota. Ele queria que eles explorassem seus fracassos. Ele não queria que eles desperdiçassem sua experiência. Aprenda tudo o que puder a partir do fracasso; cada amarga experiência pode nos ensinar algo.

Moisés não queria que eles usassem seus fracassos como desculpa para não tentar novamente. Você pode não ser capaz de recuperar as perdas, desfazer o dano ou reverter as consequências, mas Deus permitirá que você faça um novo começo. Desta vez, você pode ser mais sábio, mais sensível e mais determinado, com a ajuda de Deus, a fazer o que é certo.

Filipenses 3:13-15 "13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. 15 Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento; e, se sentis alguma coisa de modo diverso, Deus também vo-lo revelará"

Como podemos superar a dor do fracasso e da derrota para receber sua mensagem? Devemos perceber que o fracasso não é um estigma ou um obstáculo permanente. O fracasso deve nos estimular a aprender e tentar novamente. Não tenha medo de ter seus fracassos expostos e olhar para eles. Analise por que você falhou. Isso pode ser doloroso, mas peça a Deus que lhe dê sabedoria perspicaz (Tiago 1:5) sobre seus fracassos. Se pensarmos apenas negativamente nos nossos fracassos, à medida que nos esforçamos para afastá-los da vista e da mente, nunca aprenderemos com eles e nunca obteremos a confiança de que precisamos para lidar com os problemas que enfrentamos.

Encorajamento da Palavra de Deus

Deuteronômio 1:3 “No ano quadragésimo, no mês undécimo, no primeiro dia do mês, Moisés falou aos filhos de Israel, conforme tudo o que o senhor lhes mandara por seu intermédio”

Nas últimas duas décadas ouvimos uma multidão de oradores positivos, ouvimos o poder do pensamento positivo, lemos livros que se empenham em dar poder para viver, procuramos boas notícias em tempos difíceis, livros que nos dizem ser tudo o que podemos ser e livros que nos encorajam a não desistir. Mas nós escutamos a Deus que está nos falando através de sua palavra em meio aos nossos fracassos?

Moisés não ousou falar à congregação sem qualquer garantia de que ele tivesse uma mensagem divina. Moisés não ousou falar a menos que Deus tivesse falado. Sem Deus não temos nada a dizer. Sem ele não nos atrevemos a falar. Moisés queria que os filhos de Israel dependessem de Deus, percebendo que nenhuma mudança duradoura acontecerá sem a ajuda dele.

Moisés falou a palavra do Senhor a todo o Israel porque queria que eles entendessem sua posição no plano de Deus. Moisés disse-lhes que Deus ainda poderia usá-los. A Bíblia dá muitos exemplos de pessoas que lidaram com a agonia da derrota pessoal. Manassés se destaca como um homem que sofreu uma terrível derrota. Deus trouxe seu juízo sobre Jerusalém por causa do mal de Manassés.

2 Reis 21:9-12 9 Eles, porém, não ouviram; porque Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel. 10 Então o Senhor falou por intermédio de seus servos os profetas, dizendo: 11 Porquanto Manassés, rei de Judá, cometeu estas abominações, fazendo pior do que tudo quanto fizeram os amorreus, que foram antes dele, e com os seus ídolos fez Judá também pecar; 12 por isso assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que trago tais males sobre Jerusalém e Judá, que a qualquer que deles ouvir lhe ficarão retinindo ambos os ouvidos”

Mas o escritor de 2 Crônicas nos diz que Manassés decidiu ouvir a Deus em meio a sua derrota. Deus o restaurou à sua posição original.

2 Crônicas 33:12-13 12 E estando ele angustiado, suplicou ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; 13 sim, orou a ele; e Deus se aplacou para com ele, e ouviu-lhe a súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus”

Que encorajamento para aqueles que falharam com Deus e com outros. Saber que você ainda tem um papel a desempenhar na obra de Deus pode ser um grande incentivo.

Moisés estava incentivando-os a assumir o controle de seu futuro. Havia muitas coisas ao redor deles que os marcariam como fracassados, mas Moisés os persuadiu a seguir em frente.

Você não pode voltar e fazer um novo começo, mas você pode ter um novo começo e fazer um novo fim.

Deus não está interessado em seu passado, mas ele está intensamente interessado em você no futuro.

Moisés falou estas palavras para eles renovarem suas mentes. Moisés queria reprogramar suas mentes para pensar escrituristicamente em vez de reviver e insistir em inadequações passadas.

Não se esqueça que é no processo de encontrar e resolver problemas que a vida tem seu significado. Nossa cultura nos condicionou a ver o sucesso como um objetivo desejável e o fracasso ​​como um evento terrível. O reverso pode, na verdade, estar mais próximo da verdade.

A maioria das pessoas vê a liberdade das dificuldades, não a capacidade de lidar bem com as dificuldades, como uma medida de sucesso e maturidade. Apresentamos desculpas ou culpamos os outros pelos nossos fracassos, ou fingimos ser bem sucedidos quando não somos.

É doloroso confrontar nossos próprios fracassos com honestidade e objetividade. No entanto, esse é o único caminho para corrigir atitudes e ações que podem ter contribuído para o fracasso. Problemas evocam nossa coragem e nossa sabedoria; na verdade, eles criam nossa coragem e nossa sabedoria. É somente por causa dos problemas que crescemos mental e espiritualmente. É através das dificuldades que nossas mentes podem ser renovadas.

"Todo sucesso que eu conheço foi alcançado porque a pessoa foi capaz de analisar a derrota e realmente se beneficiar dela no próximo empreendimento"

Cristo aprendeu a obediência das coisas que sofreu (Hebreus 5:8).

Os problemas criam situações nas quais podemos crescer. As coisas que queremos evitar são as mesmas coisas que nos nutrem e nos moldam nas pessoas que deveríamos ser. O estresse causado pelos problemas nos mantém na vanguarda da sabedoria. Se vivêssemos em um ambiente livre de problemas, seria um mundo muito chato.

Os pensadores positivos veem o fracasso como um trampolim. Pensadores negativos veem o fracasso como uma lápide.

"O FRACASSO NÃO É FRACASSO A MENOS QUE VOCÊ NÃO APRENDA COM ELE". O fracasso pode realmente nos ajudar a renovar nossas mentes.

Palavras Faladas Depois de Vitórias Significativas

Deus é o autor dos paradoxos. Só ele pode trazer a vitória no meio da derrota. Observe que as palavras de Deuteronômio não são apenas faladas no lugar do fracasso, mas esse lugar também era um lugar de vitória. Estas palavras foram ditas depois que Siom, rei dos amorreus; e Ogue, rei de Basã, foi morto pelos israelitas. Eles ficaram nas margens do rio Jordão. Comiam maná do céu, bebiam água de uma rocha, usaram as mesmas roupas durante quarenta anos e agora podiam olhar para as vitórias no deserto. Moisés estava encorajando-os a olhar para trás, percebendo que as vitórias dos últimos quarenta anos poderiam lhes dar coragem para enfrentar as vitórias que estavam à frente. Eles estão na encruzilhada da vida, olhando para trás, eles podiam ver os fracassos, olhando para o futuro eles poderiam ver a vitória.

Há uma expectativa de vitória nas palavras de Moisés. Suas palavras estão impregnadas de esperança; elas são edificantes para um povo consciente de seus fracassos. Eles precisam de encorajamento. Eles precisam ver a mão de Deus dirigindo ativamente suas vidas. Atravessar o Jordão não é uma perspectiva provável até que se sintam bem com o seu Deus e com eles mesmos. Devemos lembrar as pessoas dos Golias que Deus matou por nós. Isso traz um espírito de encorajamento para a vida dos outros quando eles enfrentam os gigantes diante deles. O impulso extra realmente faz a diferença.

Um sujeito de aparência triste estava sentado diante de seu ministro, que estava tentando ajudá-lo. "Você diz que falhou em todos os negócios que tentou?" o bom pregador perguntou. "Você fala apenas de fracasso". "Isso mesmo", o homem assentiu com os olhos para baixo. "Bem agora!" o ministro falou cordialmente. "Eu digo para você, senhor, que você deve obter o poder do pensamento positivo. Você deve esquecer o fracasso e pensar positivamente, nunca negativamente. Você pode começar agora mesmo. Você fará isso?" "Sim, senhor", o homem assentiu, mostrando uma centelha de vida. "Eu vejo o que você quer dizer. Agora sei que vou fracassar novamente".

As Palavras de Moisés Para Propósitos Específicos

Deuteronômio 31:6-7 6 Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará. 7 Então chamou Moisés a Josué, e lhe disse à vista de todo o Israel: Sê forte e corajoso, porque tu entrarás com este povo na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais lhes daria; e tu os farás herdá-la”

Deuteronômio 31:23 “E ordenou o Senhor a Josué, filho de Num, dizendo: sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que, com juramento, lhes prometi; e eu serei contigo”

Deus estava desafiando e encorajando os israelitas a caminhar onde nunca haviam andado antes. Quantas vezes quando tentamos enfrentar um problema, nos sentimos um pouco amedrontados, um pouco intimidados?

Jesus fez duas coisas por Pedro quando Pedro estava no barco. Ele desafiou Pedro a andar onde Pedro nunca havia caminhado - esse é Deus. Nós rimos do seu fracasso. Jesus estava ao lado dele - caminhava ao lado dele quando Pedro estava em novo território.

Deus garante a cada um de nós que, se sairmos do barco para andar com ele, ele não fará nada além de nos abençoar e nos encorajar, mesmo que afundemos. Se você cair, ele irá buscá-lo novamente. Precisamos assegurar às pessoas que, se saírem do barco, receberão apenas incentivo de nossa parte. Se eles caírem, nós os pegaremos, e podemos até cair com eles, mas vamos juntos.

Conclusão:

Moisés queria que os israelitas soubessem que Deus os valorizava no meio de seus fracassos. Ele queria que eles soubessem que há esperança. Ele queria que eles se concentrassem em Deus.

Charles L. Allen, em sua autobiografia relata a história de um maquinista que estava fazendo sua última corrida antes da aposentadoria. Um homem perguntou-lhe como se sentia sobre a última viagem no trem de passageiros. Ele respondeu: "Parece que passei minha vida tentando ajudar as pessoas a chegarem em casa". Moisés teria entendido.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Palavras de Encorajamento Aos Que Fracassaram Palavras de Encorajamento Aos Que Fracassaram Reviewed by Aldenir Araújo on agosto 17, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.