Os Pais Precisam de Ajuda

Os pais precisam de ajuda
Texto: Salmo 39.4,5 - Romanos 12.13 - Salmo 121.1,2

I. Os pais precisam da ajuda de Deus, o pai dos pais.

Salmo 54.4: Eis que Deus é o meu ajudador; o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma.

1) Para terem o vazio existencial preenchido e terem sentido para sua vida.
2) Para sustentarem sua casa – Salmo 128.1,2

3) Para vencerem diante da mentira e da violência dos dias atuais – como Davi no
a) Salmos 5.8: “Ó SENHOR Deus, ajuda-me a fazer a tua vontade e faze com que o teu caminho seja reto e plano para mim! Que os [que não temem a Ti] vejam que tu estás comigo!”
b) No mesmo sentido – Sl 119.86: “Todos os teus mandamentos merecem confiança. Ajuda-me, pois sou perseguido por mentirosos”; e no v. 43: “Ajuda-me a falar sempre a verdade, pois a minha esperança está nos teus julgamentos”.

4) Para não se tornarem arrogantes – Como Davi – Quando se ensoberbeceu e achou que seu sucesso e prosperidade vinha de si próprio (Sl 30.6) mas no vers. 10, ele ora: “Ó Deus, escuta-me e tem compaixão de mim! Ajuda-me, ó SENHOR Deus!”

5) Para não se desviar – Quando Davi pecou e temeu desviar-se do caminho do Senhor, ele orou no Sl 38.17: “Pois estou quase caindo, e o meu sofrimento não acaba mais. Eu confesso as minhas maldades e os meus pecados, pois me deixam muito aflito. [...] v.21:   Ó SENHOR Deus, não me abandones! Não te afastes de mim, meu Deus! v.22: Ajuda-me agora, ó Senhor, meu Salvador!

6) Para vencer a difamação e a calúnia – Salmo 109.21:   Mas, quanto a mim, ó SENHOR, meu Deus, ajuda-me como prometeste e livra-me, pois és bom e amoroso! v. 26: Ajuda-me, ó SENHOR, meu Deus! Salva-me por causa do amor que tens por mim.

II. Os pais precisam da ajuda de Jesus, o filho de Deus.

1) Para receber a graça – João 1.17   Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

2) Para ir ao Pai – João 14.6: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

3) Para se apropriar do perdão dos pecados – João 1. 29: “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”

4) Para receber forças contra as tentações do dia-a-dia – Hebreus 4.15: Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.

III. Os pais precisam da ajuda do Espírito Santo

1) Para nãos se deixarem conduzir pelo pecado e por fim morrerem espiritualmente, porque João 16.8 revela que “E, quando ele vier, convencerá [os seres humanos] do pecado, e da justiça, e do juízo”.

2) Para aprenderem o que não sabem – João 14.26: “ mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas …”.

3) Para viverem uma vida de santificação
a) Romanos 8.1,2: Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
b) Gl 5.16-18: “Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. E no v. 25: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

4) Para amar sacrificialmente a Esposa (Ef 5.25; Cl 3.19; 1 Pe 3.17). Somente pelo Espírito Santo – Gl 5.22: “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.

5) Para criar os filhos no temor do Senhor  como a Bíblia exige (Ef 6.4; Cl 3.21).

6) Para cumprirem sua missão pessoal na face da Terra – Lc 4. 18 e 19: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, A apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor” (Is 61.1).

IV. Os pais precisam da ajuda do estado

1) A Bíblia determina ao cristão obedecer ao Estado –
1ª Pedro 2.13: Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana, por amor do Senhor, quer ao rei, como superior; e outras referências (Rm 13.1; Tt 3.1; Pv 8.15-16).
2) Mas o Estado ora ou outra decepciona o pai de família: segurança, saúde pública, carga tributária, educação formal.
Provérbios:
  • 28.15 (NTLH): Como um leão furioso ou um urso feroz, assim é o governo mau que domina um povo pobre.
  • 29.2 (NTLH): Quando os honestos governam, o povo se alegra; mas, quando os maus dominam, o povo reclama;
  • 29.4 (NTLH): Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça;
  • 29.12 (NTLH): Quando um governador dá atenção a mentiras, todos os seus auxiliares acabam se tornando maus.
  • 25.5 (NTLH): Afaste do rei os maus conselheiros porque o que torna forte um governo é a justiça.

V. Os pais precisam da ajuda da sociedade organizada.

1) 1 João 5.19: Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno.
2) A sociedade organizada sempre vai decepcionar o pai, porque seu critérios são mundanos: concorrência; competitividade; valorização do ter em detrimento do ser; valores da secularização

VI. Os pais precisam da ajuda dos amigos

Pv 27.10 "Não abandones a teu amigo, nem ao amigo de teu pai, [quando forem atingidos pela] adversidade: melhor é o vizinho perto do que o irmão longe".
Pv 17.17 "Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão".
Pv 18.24 "O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão".

VII. Os pais precisam da ajuda da igreja

Romanos 12.13   comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
Atos 2. 44-47 "E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam as suas propriedades e fazendas, e repartiam com todos, segundo cada um necessitasse. E, perseverando unânimes, todos os dias, no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor, à igreja, aqueles que se haviam de salvar".

VIII. Os pais precisam da ajuda dos irmãos de fé

1) O lamento do paralítico de Betesda – João 5.7: “O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me meta no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim”.
Romanos 12.9-10: “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. [...] v.15-16:  Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Sede unânimes entre vós…”

IX. Os pais precisam da ajuda dos filhos

Efésios 6.1-3: “VÓS, filhos, sede obedientes aos vossos pais, no Senhor, porque isto é justo. Honra o teu pai [e a tua mãe], que é o primeiro andamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”.

Pv 23.22a: “Ouve a teu pai, que te gerou…”
Cl 3.20: Vós, filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.

O pai precisa que seu filho
1) Confira-lhe dignidade, dando-lhe crédito e merecimento; engrandecendo-o saudavelmente; levando o seu pai  equilibradamente a sentir-se valorizado.
2) Distinga-o respeitosamente diante das outras pessoas (Romanos 12:10).
3) Expresse gratidão por atos bons feitos para você (Cl 3.15).
4) Não espere somente receber do pai, mas procure dar e servir algo de bom ao seu pai.
5) Não ignore ou desconsidere as suas opiniões e seus conselhos (Pv 1:8; 13:1; 30:17).
6) Nunca faça piadas sobre suas fraquezas ou suas falhas (Hc 1.13a).
7) Peça perdão por ofensas cometidas contra eles, ou sofridas deles (Cl 3.13).

O pai precisa que seu filho
Homenageie em seus aniversários ou em outras datas especiais (1 Pedro 2:17).
9) Supra necessidades emocionais e morais do pai (Mt 15.1-6; 1 Timóteo 5.8).
10) Se o filho ainda depende do pai, que não oprima o pai por causa do consumismo.
11) Se o filho prosperou mais que o pai – o filho tem a obrigação de ajudar o pai, suprindo suas necessidades materiais (Mt 15.1-6; 1 Timóteo 5.8).
12) Apóie-o nos momentos difíceis;
13) Nunca tenha uma atitude hostil e nem dirija-lhe palavras agressivas (Pv 10.19).
14) O Pai precisa que seu filho Ore por ele
*** “Espera do teu filho o mesmo que fizeste a teu pai.” – Tales de Mileto

O pai precisa da ajuda da sua esposa. A mulher precisa ajudar seu marido a ser pai!
Cl 3.18: Vós, mulheres, estai sujeitas aos vossos próprios maridos, como convém no Senhor.
1.    Compreendendo que ele tem dificuldade de expressar amor pelos filhos e por ela própria
2.    Respeitando sua autoridade dentro do lar e ensinando os filhos a respeitá-lo
3.    Entendendo que não o pai não consegue ser tão seguro quanto ele precisa ser e quanto ele gostaria de ser.
4.    Entendendo que para o pai a responsabilidade de sustentar a sua família traz efeitos emocionais sérios em seu comportamento
5.   Interessando-se por seu trabalho, mostrando isto com ações efetivas de ajuda e torcendo pelo sucesso do marido.
6. Levando a sério a necessidade que o marido tem de ser desejado fisicamente por sua esposa – não se trata simplesmente de serem supridas as necessidades sexuais do marido
7.   Tendo a consciência de que quando a esposa o rejeita fisicamente, rejeita-o como ser humano do sexo masculino e como sustentador da casa.
8.   A esposa ajudará muito seu marido cuidando do próprio visual dela esforçando-se para ser atraente para seu marido.
9.   Ajudando-o a lutar contra a tentação visual.
10. Ensinando-o a ser românticos. Os homens gostam de romance, mas duvidam da sua capacidade de serem românticos.

Conclusão

1) Os pais precisam estar preparados para o fato de que aqueles que deveriam lhe ajudar mais podem deixar a desejar: estado, família e igreja.

2) Os pais devem ter a consciência que no mundo teremos aflições mesmo. Não devem deixar que a mentalidade da sociedade organizada longe de Deus ditem sua forma de ser.

3) Os pais devem investir nos relacionamentos saudáveis fora e dentro da igreja: devem cultivar boas amizades e investirem mais na comunhão com irmãos de fé que tenham realidades em comum.

4) Os pais devem investir no relacionamento com os filhos, pois isto é uma via de mão dupla (Ml 4.6).

5) Filhos e esposa devem sempre lembrar que seu pai não é um super-homem, devem recordar que ele também precisa de ajuda.

6) A igreja e o ministério devem estabelecer programas para auxiliar os pais em sua missão de serem cabeça e sacerdote do lar.

7) Os pais devem ter a confiança que por mais que todos falhem para consigo e deixem a desejar; Deus nunca falhará.
2 Timóteo 2:13: “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo”.

Pr. Robson Brito

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Os Pais Precisam de Ajuda Os Pais Precisam de Ajuda Reviewed by Aldenir Araújo on agosto 10, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.