Jó: Um Verdadeiro Homem de Família

Jó: Um Verdadeiro Homem de Família
Texto: Jó 1:5

Introdução: Eu acredito que as escrituras apoia o fato de que Jó era um verdadeiro homem de família. Quando pensamos em Jó e em sua vida, a maioria de nós imediatamente toma consciência das provações e aflições e falha em reconhecer a dedicação de Jó à sua família.

Um homem deve amar sua esposa como Cristo amou a igreja e dar-lhe honra como o vaso mais fraco. Para conseguir isso, vamos ter que trabalhar e trabalhar duro. Não vai acontecer por si só, nem vai acontecer da noite para o dia.

De acordo com o verso dois, Jó teve uma grande família. O verso diz: “e lhe nasceram sete filhos e três filhas”. Sabemos no versículo cinco que Jó os criou na doutrina e admoestação do Senhor, e nunca seria culpado de provocá-los à ira.

Alguns acreditam que o versículo quatro indica que seus filhos viveram e tiveram uma vida indisciplinada e desenfreada. Mas eu vejo aqui uma família que era muito próxima, amando e cuidando um do outro. “Iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs para comerem e beberem com eles”. Acredito que a frase “cada um por sua vez” provavelmente se refere aos seus aniversários. Parece também que suas irmãs ainda não haviam se casado, mas ainda eram incluídas na comunhão.

Eu quero observar cinco coisas que evidenciam que Jó era um verdadeiro homem de família.

I. O Sacrifício Que Fazia Por Eles: V. 5

(Nessas ofertas queimadas havia custo para Jó) (mas ele estava disposto a gastar o dinheiro em benefício de seus filhos)

A. Família antes das finanças: (Babá) (Dois empregos)
B. Família antes da fama: (meninas glamourosas)
C. Família antes do atrito: (Briga e divórcio)
D. Família antes dos amigos:
E. Família antes da família:

II. A Salvação Que Ele Desejava Para Eles: V. 5

“E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente”.

A. Ele orava por eles: (Ele oferecia holocaustos). Embora a lei ainda não tivesse sido dada, como sacerdote ele intercedia por eles por meio de orações e sacrifícios. Mateus 21:21-22 “Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis”.
B. Ele os apontou para Cristo: (Ele oferecia holocaustos)
1. Ele deu provas de um sacrifício necessário:
2. Ele deu exemplo: (Ele provou a eles que ele cria em Deus)
C. Ele agradou ao Senhor: (Ele sabia que o sacrifício era necessário)
1. Pela fé ele ofereceu e sem fé é impossível agradá-lo:

III. A Postura Que Ele Tomou: V. 1

“...e se desviava do mal”.

A. Se opôs a música não bíblica: Ilus. Davi e Saul, I Samuel 16:23 “E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele”
B. Se opôs a tudo que não estava de acordo com a Palavra: Salmos 12:6-7 “As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada numa fornalha de barro, purificada sete vezes. Guarda-nos, ó Senhor; desta geração defende-nos para sempre”
C. Se opôs a Hollywood profana:
D. Se opôs ao jugo desigual: II Coríntios 6:14 “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?”

IV. O Apoio Que Ele Deu:

V. O Sucesso Que Ele Encontrou: Jó 42:13-14

“Também teve sete filhos e três filhas. E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque”.

A. Jemima: Calorosa e carinhosa (pomba ou formosa como o dia)
B. Quezia: Cássia, uma casca triturada como à canela, (perfumada)
C. Quéren-Hapuque: Chifre de antimônio (olhos que brilham)

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Jó: Um Verdadeiro Homem de Família Jó: Um Verdadeiro Homem de Família Reviewed by Aldenir Araújo on agosto 10, 2019 Rating: 5

2 comentários:

  1. Desejo que a capacidade de interpretar e ensinar a Palavra de Deus, sejam conservados; precisamos que homens que tenham essa visão surjam para que o povo de Deus tenha sempre o alimento dessa Palavra. Deus o abençoe sempre o faça prosperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito obrigado companheiro pelo apoio ao nosso trabalho.

      Excluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.