A Importância da Pregação Bíblica

A Importância da Pregação Bíblica
Texto: Isaías 61:1-3

Introdução: A tarefa do pregador é importante porque, ao usar a palavra de Deus, ele proclama boas novas sobre Jesus Cristo. Jesus descreveu a natureza de sua obra quando em Lucas 4:18 ele citou Isaías 61:1-3. Ele declarou que seu trabalho era pregar boas novas aos pobres, curar os de coração partido, proclamar liberdade aos cativos, dar a visão aos cegos e pôr em liberdade os oprimidos. Isaías também dissera dele que daria a beleza pelas cinzas, o óleo da alegria pelo luto e a vestimenta de louvor pelo espírito de tristeza.

A pregação bíblica anuncia boas novas sobre Jesus Cristo e o que ele fez para o bem de toda a humanidade. Os pregadores do evangelho têm uma mensagem positiva para enfrentar todas as tristezas de um mundo cheio de pecado. Tal pregação produz resultados alegres.

A pregação bíblica compreende a condição humana de que em Adão todos pecaram, que o pecado separou a todos de Deus, que ninguém pode se justificar diante de Deus e que sem Cristo todos estão condenados a sofrer a penalidade do tormento eterno e da separação de Deus. A pregação bíblica entende que, apesar do pecado, Deus ama o mundo e quer que todos sejam libertos do pecado, de modo que ele deu seu filho Jesus Cristo para morrer na cruz para pagar a penalidade pelos pecados daqueles que creem e obedecem a ele, os crentes podem não somente ser salvos do tormento eterno e da separação de Deus, mas também podem viver eternamente com Deus.

Neste mundo cheio de pecado, que tarefa poderia ser mais útil, mais nobre ou mais significativa do que a de pregar essas boas novas sobre Jesus Cristo? Isaías indicou que a obra de Jesus resultou em que os crentes fossem “árvores de justiça”. Isaías os chamou de “a plantação do Senhor”.

A tarefa do pregador é mais importante que a de qualquer outro. O médico cura, mas a cura do corpo físico só tem importância temporal, enquanto a pregação tem significado espiritual e eterno. Jesus poderia curar os doentes melhor do que qualquer médico, mas ele deixou a cura para pregar (Marcos 1:30-38). A tarefa do advogado é lidar com a lei, mas a preocupação de um advogado com a lei geralmente é por tempo, não para a eternidade. Além disso, a preocupação de um advogado diz respeito ao físico e não às realidades espirituais da vida. Direito e medicina são duas das profissões mais honrosas em qualquer sociedade, mas a pregação é mais digna do melhor dos talentos e da energia humana do que qualquer um deles, ou de qualquer outra profissão.

Cite qualquer outra profissão, como ser professor de escola, conselheiro, político, homem de negócios ou mulher, ou qualquer outra profissão que você deseje, e a pregação é mais significativa porque a pregação transforma pecadores em santos e dá orientação à vida não apenas pelo tempo, mas também pela eternidade. A pregação é o trabalho de trazer a humanidade e todos os esforços humanos em alinhamento com Deus e sua palavra. Que outro trabalho pode ser mais importante que pregar a Palavra de Deus?

I. Muitos Irmãos e Alguns Pregadores Não Apreciam Totalmente a Importância da Pregação

A. Alguns olham para o pregador como um mal necessário a ser tolerado, não aceito como outros.
B. Alguns pregadores evidenciam uma falta de apreciação por seu trabalho por sua atitude.
1. Alguns se contentam em trabalhar bem abaixo do seu potencial. Eles colocam tempo suficiente para “levantar uma lição” e nunca se tornar o tipo de estudantes da Bíblia que deveriam ser.
2. Eles “toleram” os irmãos e nunca desenvolvem nenhuma simpatia ou sentimento real por eles.
3. Eles são geralmente sarcásticos, preguiçosos, azedam os irmãos e procuram um lugar para se mover.

II. Pregar é um Dom de Cristo (Efésios 4:8, 11, 12)

A. O trabalho de um evangelista é uma função estabelecida na igreja por Cristo.
1. Assim como Ele proveu os dons dos apóstolos, profetas, pastores e mestres, Ele deu o dom de evangelistas.
2. Todos estes são necessários para edificar o corpo, a igreja, à plenitude.
B. Não envolve um chamado milagroso ou a transmissão de poderes místicos.
1. Deus faz pregadores como faz pastores (Atos 20:28).
2. Quando homens fiéis estudam e aprendem a vontade de Deus e isso os leva a querer dedicar seu tempo em proclama-la isso, então Deus os faz pregadores (Jeremias 20:9).
C. Por ser um dom de Cristo, devemos ter cuidado para que Cristo obtenha a glória.
1. Precisamos distinguir entre o homem e o serviço que ele presta. Maior ênfase deve ser colocada na mensagem do que no mensageiro (1 Tessalonicenses 5:12-13).
2. Assim como os presbíteros, também os pregadores sejam estimados não pelo que são, mas pelo que fazem.
3. Há muita tendência a honrar os pregadores porque gostamos de sua personalidade, aparência, tom de voz, maneirismos no púlpito, etc.
4. Aquele que fielmente faz o trabalho de um pregador está cumprindo uma função divina e deve ser considerado dessa maneira.

III. O Grande Potencial da Pregação

A. A pregação é projetada para salvar almas (1 Timóteo 4:16).
B. A pregação é projetada para edificar a igreja (Efésios 4:11-16).

IV. Pregar é Uma Confiança Sagrada

A. É uma confiança cometida por Deus (1 Timóteo 1:11; 6:20; 1 Tessalonicenses 2:4).
B. É uma confiança poderosa (Romanos 1:16).
C. Nas mãos do pregador do evangelho está o poder de salvar ou condenar, iluminar ou cegar, guiar os homens corretamente ou errar.
D. Fidelidade e coragem são necessárias nos mordomos. A pregação não é uma mera profissão social, mas uma mordomia sagrada de Deus, para a qual as respostas devem e serão dadas (1 Coríntios 4:2; Tiago 3:1).

Conclusão: A pregação é importante. É o poder de Deus para a salvação. Deve ser valorizada pela comunidade cristã, pois as famílias valorizam o alimento. Os pregadores devem usar o melhor de seu tempo e habilidades para nutrir seus rebanhos com a Palavra de Deus.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

A Importância da Pregação Bíblica A Importância da Pregação Bíblica Reviewed by Aldenir Araújo on agosto 20, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.