Lições da Parábola Dos Dois Filhos

Lições da Parábola Dos Dois Filhos
Texto: Mateus 21:28-32

Introdução: Hoje queremos estudar uma das muitas parábolas de Jesus. Jesus costumava usar parábolas para ensinar. Em muitos casos como este, Ele usou parábolas para enfatizar ou responder perguntas que foram feitas a Ele. Hoje queremos examinar a parábola dos dois filhos e fazer algumas aplicações.

I. A Parábola

A. O contexto - Jesus foi questionado sobre sua autoridade. Isso foi no final do seu ministério. Os líderes judeus estavam procurando por causa para acusá-lo. Eles questionam Sua autoridade por Suas ações, ao contrário de suas tradições e Suas reivindicações. Jesus os desafia com uma questão própria - sobre o batismo de João. Era uma questão que, independentemente de como eles respondessem, Ele os desafiaria. Entenda que havia uma resposta válida - os líderes judeus apenas escolheram não responder por causa das consequências.

B. A parábola - Esta resposta levou Jesus a falar a parábola dos dois filhos. Nesta parábola:
1. Um pai tem dois filhos.
2. Ambos são chamados a fazer algo por ele. Há algo a ser dito aqui sobre o respeito pelos pais.
3. Um era rebelde e recusou, enquanto o outro disse que obedeceria.
4. No entanto, o filho rebelde considerou e lamentou o que ele havia dito, enquanto o segundo filho que prometeu fazer o trabalho não o fez. Qual deles obedeceu?

C. A aplicação - O ponto que Jesus fez foi o seguinte: coletores de impostos e pecadores entrariam no céu antes que esses fariseus o fizessem. Isto não era porque os fariseus NÃO podiam ser salvos, mas porque a atitude e o serviço deles a Deus não eram sinceros. Jesus estava ensinando o quanto Deus despreza a hipocrisia e aqueles que são hipócritas.

II. Lições Para Nós

A. A importância da obediência.
1. A verdadeira lição desta parábola é nossa necessidade de obedecer a Deus. O que tornava os coletores de impostos e os pecadores (bêbados, adictos, prostitutas, etc.) mais prováveis ​​candidatos para o céu era uma maior disposição para obedecer.
a. Jesus não estava dizendo que todos esses pecadores seriam salvos, mas que eles eram mais propensos a obedecer. Porquê? 1) Porque eles estavam mais perto do “fundo do poço” e 2) Porque eles tinham menos a perder materialmente ao se submeterem totalmente a Deus e 3) eles eram mais propensos a ver uma necessidade de mudança.
b. É um fato evidente que a maioria dos que estão no “fundo do poço” NÃO mudará. De fato, muitos deles são amargos e tão fracos que não estão dispostos a mudar.
c. Agora, considere que Jesus diz que é mais provável que alguém assim mude e obedeça do que alguém que é hipócrita. Isso deve chamar nossa atenção!
2. Deus sempre exigiu obediência.
a. Mateus 7:21-27 - depois de dizer com clareza que são os que obedecem que entrarão no céu, Jesus dá uma ilustração de dois construtores - um sábio e um tolo. O sábio baseia-se em um fundamento adequado (ele ouve e obedece).
b. Lucas 6:46 Jesus disse: “E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?”. Isto leva aos construtores sábios e tolos (47-49).
c. Tiago 1:22-25 nos chama a ser cumpridores da palavra e NÃO somente ouvintes.
d. 1 João 5:3 diz “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos”. Veja também 1 João 2:3-6, que diz que nós O conhecemos se guardarmos os Seus mandamentos.

B. O que é o verdadeiro arrependimento?
1. A palavra para "arrependendo-se" é uma palavra interessante. A palavra que é usada aqui NÃO é a palavra normal para verdadeiro arrependimento. Nem é a definição usual. Esta palavra lida com o arrependimento, mas não necessariamente com o verdadeiro arrependimento. Às vezes, o arrependimento leva ao verdadeiro arrependimento, mas nem sempre. Thayer define esta palavra (metameletheis) como “sentir muito, lamentar”. A palavra “lamentar” parece se encaixar melhor do que se arrepender porque, como um autor colocou, a palavra significa “não se arrepender porque alguém sente que fez algo errado. mas porque algo não resultou em sua vantagem”. Isso PODERIA descrever um ladrão que sente muito (lamenta) ter sido pego. (Mas a palavra não é sempre usada em um mau sentido). A palavra é usada 6 vezes no Novo Testamento.
a. É usada duas vezes neste contexto. Nos versos 29 e 32, onde a recusa dos líderes religiosos em se arrepender é mencionada. No final de nossa parábola, Jesus observa que eles não "deram credito não creram em João".
b. Mateus 27:3 - É usada por Judas Iscariotes. Judas se lamentou pelo que havia feito, mas, em vez de se arrepender, saiu e se enforcou.
c. 2 Coríntios 7:8 (duas vezes) - Paulo, embora lamentou, não se arrependeu de escrever uma carta dura aos coríntios. Nota: ele não acredita que ele tenha pecado ao escrevê-la. (Essa é a diferença entre o arrependimento e esta palavra).
d. Hebreus 7:21 - Deus fez um juramento “e não se arrependerá”. Ele não estava errado e NÃO se arrependerá de fazer de Cristo um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Essa passagem nos permite saber que Deus NÃO se arrepende de ter removido o sacerdócio levítico. Na verdade, foi sua intenção fazê-lo.
2. Compare isso com o verdadeiro arrependimento que os cristãos são chamados a ter. O arrependimento é um assunto que muitos cristãos não entendem completamente.
a. A palavra atual mais usada para o arrependimento no Novo Testamento é (metanoia), “Mudança, transformação de caráter ou na maneira de pensar”.
b. Não é suficiente alguém dizer que sente muito, se arrepender de ter feito alguma coisa ou até mesmo parar de fazer isso. É preciso haver uma mudança de mentalidade completa e total que leve a uma transformação na conduta de alguém nessa área específica.
c. Há muitos motivos para que eles possam continuar fazendo o que é errado de novo e de novo, mas vão a Deus em oração e dizem: “Eu me arrependo” e espero ser perdoado por ele. Enquanto Deus conhece a sinceridade e o desejo de mudar, Ele também conhece o nosso coração, quer no fundo queremos deixar de pecar. Ele sabe se estamos tomando as medidas adequadas para realmente parar alguma coisa a todo custo ou se simplesmente queremos parar de fazer algo se as condições forem fáceis. Bem, as condições de arrependimento nunca são fáceis. Quanto mais enraizada a conduta, mais difícil será mudar.
d. Uma falha em entender o arrependimento é vista na nação de Israel. Sua história é uma montanha russa de fidelidade e rebelião em direção a Deus. O problema deles era a falta de arrependimento VERDADEIRO. Também é visto em Judas Iscariotes, rei Saul e Balaão, apenas para citar alguns que NÃO se arrependeram verdadeiramente.
e. O verdadeiro arrependimento significa mudança real em nossas vidas. É melhor descrito em 2 Coríntios 7 no contexto que mencionamos acima (com a palavra usada em nosso texto). 2 Coríntios 7:9-11 descreve o grau em que alguém irá se realmente se arrepender.
f. O verdadeiro arrependimento é necessário para alguém se tornar cristão. Atos 2:38 nos pede que nos arrependamos antes de sermos batizados (também 17:30-31, 3:19). Isso é algo que deve ser enfatizado e claramente entendido antes de se tornar um cristão. Quando Jesus ensinou em Mateus 28:19-20 que devemos observar todas as coisas, isso envolve arrependimento. Isso é algo que devemos “entender” antes de obedecer ao evangelho.

C. O importante é como você termina.
1. Quando seu momento de ser chamado para estar diante de Deus, seu relacionamento com Ele naquele momento é o que conta.
2. Isso é claramente ensinado nas escrituras.
a. Apocalipse 2:10, para a igreja perseguida em Esmirna, o anjo do Senhor disse: “Sê fiel até a morte, e eu te darei a coroa da vida”.
b. Apocalipse 14:13 diz: “Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham”.
c. Quando Paulo falou de disciplinar seu corpo para não ser desqualificado (1 Coríntios 9:27), ele entendeu que Deus esperava fidelidade até o fim. 2 Timóteo 4:7-8 quando estava prestes a morrer, Paulo pôde dizer que estava pronto - porque ele ainda era fiel.
d. Um bom exemplo disso é o ladrão na cruz (Lucas 23:42-43). Como ele viveu antes disso, não sabemos, mas sabemos que, quando ele morreu, estava preparado para estar com o Senhor no paraíso. Este exemplo é muito abusado pelo mundo religioso, mas mostra que o modo como você termina sua vida importa.
3. Mas entenda, isso NÃO significa que você deve viver sua vida como se tivesse tempo de sobra para mudar. Há muitas razões para isto:
a. Embora os velhos hábitos sejam difíceis de quebrar, os hábitos mais antigos são ainda mais difíceis.
b. Você nunca mais será garantido em outro momento. Precisamos viver como se este fosse o fim. Tiago 4:14 chama nossa vida de vapor. Nós sabemos que a vida é incerta. Viva cada dia como se fosse o seu último e se Deus te abençoar com outro dia - agradeça a ele e ofereça a ele.
c. Deus merece melhor do que uma vida desperdiçada com você dando-lhe apenas uma pequena porção no final.
d. Além disso, Deus conhece seus motivos. Aceitará ele mesmo "arrependimento no leito de morte" de alguém que tenha vivido uma vida de rebelião intencional, raciocinando que possa corrigir no último momento?

Nota: Embora eu não acredite que estamos em posição de julgar tais coisas (e temo que isso seja o que alguns fazem), devemos agir com a esperança de que, em Seu amor, compaixão e misericórdia, Ele perdoará. O fato é - Deus SABE porque você esperou e quão sinceras são suas intenções.

Se você viveu em rebelião intencional, conhecendo melhor, que direito você tem de exigir Sua misericórdia no último momento? Talvez Ele perdoe (e essa é a minha esperança), mas você está disposto a apostar seu destino eterno nesse fato? ARREPENDA-SE agora e dê a Ele o melhor do que lhe resta!

Conclusão: E assim podemos ver algumas lições que podemos aprender com essa parábola de Jesus. Ao olhar para a sua vida, qual desses dois filhos se assemelha mais a como você reage a Deus. Você professa disposição para obedecê-lo e, em seguida, segue imediatamente seu caminho habitual, ou quando você descobre que se rebelou contra ele, você realmente se arrepende e faz a coisa certa?

Esta noite você tem a oportunidade de se acertar com ele. Decida-se agora mesmo a realmente se arrepender e servi-Lo com tudo o que você tem. Talvez esta seja sua última chance. Porque não responder ao chamado de Deus hoje?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem