Série: Mensagem Dos Profetas Menores - A Mensagem de Malaquias: Indiferença Espiritual
Texto: Malaquias 1:10

Introdução: Nesta série, estamos fazendo uma visão geral dos Profetas Menores. O objetivo é (1) entender o tema geral de cada livro e (2) ver quais lições existem para nós. Neste sermão, vamos ver o que podemos aprender com o livro de Malaquias.

Contexto Histórico

· Não há tempo indicado no texto - também não há menção de julgamento próximo, cativeiro, retorno, reconstrução, etc.; isso sugeriria que foi escrito depois de todas essas coisas; ofertas estão sendo feitas (1:7-10)

· Malaquias provavelmente viveu cerca de 100 anos depois de Ageu e Zacarias - possivelmente escrito 70 anos após o retorno dos exilados

· Logo antes do período interbiblico - não havia revelação divina; esperando pelo Messias; em um momento como esse, podemos esperar que as pessoas se tornem relaxadas; é isso que Malaquias abordou

Tema Geral: Indiferença Espiritual

· Começamos os Profetas Menores olhando para Oséias - o tema é prostituição espiritual; eles misturaram idolatria com sua adoração a Deus; esse não era o problema que Malaquias estava abordando

· Eles adoravam a Deus; mas em vez de misturá-lo com a idolatria, eles estavam misturando-o com indiferença - fazendo oferendas a Deus que nem ao seu governador ofereciam (1:6-8).

· Ao reter as ofertas / cultos que Deus merecia / instruía, eles estavam roubando a Deus (3:8)

Pontos Principais

· Eles questionaram o amor de Deus por eles (1:2) - Ele havia provado Seu amor (1:2-3); sua história / preservação provou isso; Deus não muda (3:6), então seu amor por eles permaneceria

· Eles foram infiéis em sua adoração - nas ofertas (1:7-8, 10-13) nos dízimos (3:8-10); então Deus não aceitou suas ofertas (2:13); isso foi por causa de sua atitude para com Deus (1:6); mesma atitude foi vista neles, traiçoeiramente com seus irmãos (2:10) e suas esposas (2:14-16)

· Um livro de recordações seria escrito (3:16-18) - para Deus distinguir entre o justo e o ímpio; Ele julgaria e recompensaria ou puniria

· A promessa do mensageiro de preparar o caminho do Senhor (3:1; 4:5-6) - profecia de João Batista (Mateus 11: 7, 10, 14; Lucas 1: 13-17); seu papel era preparar o caminho para Cristo

Lições Para Nós

· Nunca devemos questionar o amor de Deus por nós (1 João 4:8-10; Romanos 5:8) - mostrado nas bênçãos que Ele nos dá nesta vida (Tiago 1:17); mostrado nas bênçãos espirituais que temos em Cristo (Efésios 1:3-7)

· Devemos adorar a Deus em espírito e verdade (João 4:24) - adorar como Ele instruiu (Colossenses 3:17); adorar com o reconhecimento de que Deus é digno de nossa adoração (Apocalipse 4:11; 5:12)

· Precisamos ter certeza de que nosso nome está escrito no livro de Deus, o livro da vida (Apocalipse 20:12-15) - caso contrário, não veremos o céu (Apocalipse 21:27); devemos lavar nossas vestes / fazer seus mandamentos (Apocalipse 22:14)

Conclusão

· Malaquias nos mostra que não podemos servir ao Senhor sem entusiasmo - devemos ser inteiramente dedicados a Ele.

· Ele nos mostrou Seu grande amor por nós - precisamos responder honrando e obedecendo a Ele.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem