Aprendendo Com Jesus a Lidar Com a Tristeza

Aprendendo Com Jesus a Lidar Com a Tristeza
Texto: Mateus 26:38

“Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo”

Introdução: É incrível como até mesmo nosso Salvador sentiu grande tristeza. Jesus sabia que o sofrimento da cruz estava a poucas horas de distância, e sua alma estava extremamente triste ("triste até a morte”).

De fato, a magnitude de Sua tristeza é vista em Lucas 22:44, onde diz: "E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão”. Não há dúvida de que ninguém jamais experimentou a profundidade da tristeza que nosso Salvador experimentou.

Você já esteve lá onde a tristeza era tão grande que parecia consumir sua vida? Todos experimentarão grande tristeza em algum momento de sua vida. Felizmente, Jesus nos deu um padrão a seguir ao lidar com a tristeza.

Primeiro, Espere e Tenha Cuidado Com Suas Decisões.

- Jesus disse aos discípulos: “… ficai aqui …”
- A tristeza tem um jeito de mexer com a nossa maneira de tomar decisões.
- Você terá que desacelerar suas decisões durante os momentos de tristeza e ter certeza de que está tomando decisões deliberadas.
- A única coisa que você não quer fazer é tomar uma decisão ruim e aumentar sua tristeza.

Segundo, Vigie Para Que Você Não Faça Nada do Que se Arrependa.

- Jesus advertiu os discípulos para “vigiai comigo”.
- Suas emoções são cruas quando a tristeza é grande.
- Se você não for cuidadoso, reagirá de uma maneira que poderia causar danos aos outros e prejudicar as relações que você ama.
- Tenha cuidado em momentos de tristeza para que você vigie suas ações, reações e emoções.
- Mantenha-as sob controle, e você não terá que voltar e limpar a bagunça que você fez ao passar pela tristeza.

Em Terceiro Lugar, Ore e Peça a Ajuda do Senhor.

- Jesus não tentou carregar a tristeza sozinho, mas orou pedindo a ajuda do Pai.
- Você não pode mudar o que a tristeza fez, mas Deus pode ajudar e curar a dor que você está experimentando.
- A carga que você carrega pode ser grande, mas Deus está com você para ajudá-lo a levantar seu fardo.
- Acredito que uma das maiores razões pelas quais tantos sofrem em sua tristeza é porque eles se irritam com o fardo em vez de entregá-lo ao Senhor.

Em Quarto Lugar, Aceite o Que Quer Que Seja A Vontade do Senhor Para a Sua Vida.

- A maior parte da oração de Jesus foi quando Ele disse no versículo 39: “… não seja como eu quero, mas como tu queres..”
- Certamente, quando você ora, quer que sua vontade seja feita, mas você deve finalmente aceitar o que o SENHOR quer que seja feito em sua vida.
- Quando você tem a atitude de aceitar o que quer que seja a vontade do Senhor, você descobrirá que a carga de tristeza não é tão pesada.
- Eu não estou dizendo que você tem que gostar da sua tristeza, mas você vai ter que aceitar a vontade do Senhor se você quer se tornar melhor através dela.
- Não deixe sua tristeza transformá-lo em uma pessoa amarga.

Finalmente, Avance um Pouco Mais.

- Mateus diz sobre Jesus no versículo 39: “E adiantando-se um pouco...”
- A única coisa que você terá que determinar em seus momentos de tristeza é que você continuará a prosseguir pelo SENHOR.
- Não deixe a tristeza ser seu ponto de desistência.
- Talvez você tenha que decidir simplesmente dar o próximo passo, mas não pode desistir.

Conclusão: Seja o que for que você esteja enfrentando hoje, deixe-me incentivá-lo a ir um pouco mais e prostrar-se e orar quando você não puder dar outro passo.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Aprendendo Com Jesus a Lidar Com a Tristeza Aprendendo Com Jesus a Lidar Com a Tristeza Reviewed by Aldenir Araújo on maio 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.