Série: Mensagem Dos Profetas Menores - A Mensagem de Ageu: Reconstruindo o Templo
Texto: Ageu 1:3-8

Introdução: Nesta série, vamos fazer uma visão geral dos Profetas Menores. O objetivo é (1) entender o tema geral de cada livro e (2) ver quais lições existem para nós.

Neste sermão, vamos ver o que podemos aprender com o livro de Ageu.

Contexto Histórico

· "No segundo ano do rei Dario" (1: 1) - governou de 521-486 aC

· Jerusalém e o templo foram destruídos pelos babilônios - o povo foi levado em cativeiro

· Babilônia havia caído e o império medo-persa estava governando (Daniel 5:25-31) - os judeus foram autorizados a retornar do cativeiro (Esdras 1:1-3)

· Este livro foi escrito após o retorno do cativeiro - durante um período de quatro meses (1:1; 2:10); dirigida a Zorobabel, o governador, e Josué, o sumo sacerdote (1:1)

Tema Geral: Reconstruindo o Templo

· O povo disse que não era o tempo de reconstruir a casa do Senhor (1:2)

· No entanto, não era porque o trabalho não poderia ser feito - eles reconstruíram suas próprias casas (1:4)

· Isto foi por abandono do templo, desolado (1:4) - o fundamento havia sido posto (Esdras 3:10); mas ficou incompleto por 16 anos

· Deus os instruiu a terminar de reconstruir o templo (1:8) - isso era para agradar a Deus e glorificá-lo; o governador, sumo sacerdote e o povo determinado a obedecer ao Senhor (1:12-15)

Pontos Principais

· Eles construíram suas próprias casas, mas negligenciaram a casa de Deus (1:4) - novamente, o fundamento havia sido posto (Esdras 3:10), mas nada mais havia sido feito

· As bênçãos de Deus estavam ligadas à sua devoção a Ele (1:5-7, 9-11) - uma vez que se arrependessem e reconstruíssem o templo, Deus os abençoaria (1:12-13; 2:19)

· O templo reconstruído não poderia se comparar com o templo original (2:3; 1 Reis 6:7, 15, 21-22) - no entanto, eles não deveriam ser desencorajados por isso (2:4-5)

· Algo maior estava vindo (2:6-9) - esta era uma profecia de Cristo e Seu reino vindouro (Hebreus 12:26-28); Ele derrubaria os reinos ao estabelecer seu próprio reino (2:22; Daniel 2:44).

Lições Para Nós

· Não negligencie o trabalho espiritual para o trabalho físico (Lucas 12:16-21) - o trabalho físico é importante (2 Tessalonicenses 3:10), mas precisamos ter as prioridades certas (Mateus 6:33)

· Não desanime se as coisas não estão como gostaríamos que fossem (Atos 2:41; 26:29) - em vez disso, precisamos simplesmente nos concentrar em fazer o que deveríamos estar fazendo (1 Coríntios 3:6)

· Reconheça a glória da igreja (Efésios 3:21; 5:27) - não se trata de um edifício glorioso; é porque a igreja é o corpo de Cristo (Efésios 1:22-23; 5:23)

Conclusão

· Ageu nos ensina sobre a importância das coisas espirituais - não negligenciá-las por coisas físicas.
· Quanto maior é o privilégio de fazer parte do reino de Cristo e servi-Lo em Sua igreja hoje.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem