Série: Mensagem Dos Profetas Menores - A Mensagem de Sofonias: O Dia da Ira do Senhor
Texto: Sofonias 1:14-18

Introdução: Nesta série, vamos fazer uma visão geral dos Profetas Menores. O objetivo é (1) entender o tema geral de cada livro e (2) ver quais lições existem para nós.

Neste sermão, vamos ver o que podemos aprender com o livro de Sofonias.

Contexto Histórico

· Sofonias traçou sua linhagem de volta quatro gerações (1:1) - tataraneto do rei Ezequias; portanto, ele era parente do rei Josias

· “Nos dias de Josias ... rei de Judá” (1:1) - Josias era um bom rei (2 Reis 22:1-2; 23:25); mas ele não pôde impedir o juízo vindouro por causa da maldade de Manassés (2 Reis 23:26)

· Escrito antes da invasão babilônica (2 Reis 24:10-16) - possivelmente antes das reformas de Josias

Tema Geral: O Dia da Ira do Senhor

· Um dia de ira estava chegando (1:18) - contra Judá (1:4); O povo de Deus estava sendo sacrificado (1:7); sendo punido por idolatria (1:4-5), rejeitando a Deus (1:6), mundanismo (1:8), violência / engano (1:9)

· Não haveria lugar para se esconder - em Jerusalém eles seriam encontrados (1:12); também vindo contra as nações vizinhas (2:4-15) para lá não haveria para onde fugir

· Não havia como voltar atrás - de novo, isto apesar das reformas de Josias (2 Reis 23:4-26); nenhum pedido de arrependimento para impedir que isso aconteça, apenas para que eles possam estar escondidos neste dia (2:3)

Pontos Principais

· O povo desenvolveu uma apatia para com Deus (1:12-13) - não agradecido OU temeroso; eles pensavam que Deus não iria abençoá-los ou puni-los, então por que se importar com Deus?

· O juízo de Deus é justo (3:5) - declaração dada depois de descrever o juízo de Deus contra o Seu povo e as nações; Ele faria o que era certo, ao contrário de seus governantes (1:9; 3:3)

· Deus daria aos povos “lábios purificados” (3:9) - “linguagem pura”; profetizar o evangelho; pessoas divididas pela linguagem em Babel porque pecaram contra Deus (Gênesis 11:1-9); profecia que as pessoas seriam unidas falando a mesma coisa, a verdade sobre Deus (Miquéias 4:2)

· Um remanescente seria preservado (3:12-13) - assim a promessa do evangelho poderia ser cumprida [ponto anterior]; eles não seriam poupados das dificuldades deste juízo, mas eles seriam preservados

Lições Para Nós

· Não desenvolva uma apatia para com Deus (2 Pedro 3:3-4) - Deus não está diretamente envolvido em nossos assuntos como Ele já esteve; mas ainda desfrutamos de Suas bênçãos (Atos 14:17; Gênesis 8:22) e ainda somos responsáveis diante dEle (Atos 17:30-31; 2 Coríntios 5:10)

· Prepare-se para o dia da ira buscando o Senhor (2 Pedro 3:7-11) - Deus recompensa “aqueles que O buscam” (Hebreus 11:6)

· Precisamos ser pessoas de “lábios puros” (3:9) - falar a verdade da palavra de Deus (1 Pedro 4:11; 2 Coríntios 2:17); não permitir que qualquer comunicação corrupta proceda de nossas bocas (Efésios 4:29); falar o que é bom e útil (Colossenses 4:6)

Conclusão

· Sofonias nos ensina sobre o dia da ira de Deus - quando se aproxima, não pode ser detida
· Precisamos estar prontos quando esse dia chegar

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem