Série: Mensagem Dos Profetas Menores - A Mensagem de Sofonias: O Dia da Ira do Senhor

Série: Mensagem Dos Profetas Menores - A Mensagem de Sofonias: O Dia da Ira do Senhor
Texto: Sofonias 1:14-18

Introdução: Nesta série, vamos fazer uma visão geral dos Profetas Menores. O objetivo é (1) entender o tema geral de cada livro e (2) ver quais lições existem para nós.

Neste sermão, vamos ver o que podemos aprender com o livro de Sofonias.

Contexto Histórico

· Sofonias traçou sua linhagem de volta quatro gerações (1:1) - tataraneto do rei Ezequias; portanto, ele era parente do rei Josias

· “Nos dias de Josias ... rei de Judá” (1:1) - Josias era um bom rei (2 Reis 22:1-2; 23:25); mas ele não pôde impedir o juízo vindouro por causa da maldade de Manassés (2 Reis 23:26)

· Escrito antes da invasão babilônica (2 Reis 24:10-16) - possivelmente antes das reformas de Josias

Tema Geral: O Dia da Ira do Senhor

· Um dia de ira estava chegando (1:18) - contra Judá (1:4); O povo de Deus estava sendo sacrificado (1:7); sendo punido por idolatria (1:4-5), rejeitando a Deus (1:6), mundanismo (1:8), violência / engano (1:9)

· Não haveria lugar para se esconder - em Jerusalém eles seriam encontrados (1:12); também vindo contra as nações vizinhas (2:4-15) para lá não haveria para onde fugir

· Não havia como voltar atrás - de novo, isto apesar das reformas de Josias (2 Reis 23:4-26); nenhum pedido de arrependimento para impedir que isso aconteça, apenas para que eles possam estar escondidos neste dia (2:3)

Pontos Principais

· O povo desenvolveu uma apatia para com Deus (1:12-13) - não agradecido OU temeroso; eles pensavam que Deus não iria abençoá-los ou puni-los, então por que se importar com Deus?

· O juízo de Deus é justo (3:5) - declaração dada depois de descrever o juízo de Deus contra o Seu povo e as nações; Ele faria o que era certo, ao contrário de seus governantes (1:9; 3:3)

· Deus daria aos povos “lábios purificados” (3:9) - “linguagem pura”; profetizar o evangelho; pessoas divididas pela linguagem em Babel porque pecaram contra Deus (Gênesis 11:1-9); profecia que as pessoas seriam unidas falando a mesma coisa, a verdade sobre Deus (Miquéias 4:2)

· Um remanescente seria preservado (3:12-13) - assim a promessa do evangelho poderia ser cumprida [ponto anterior]; eles não seriam poupados das dificuldades deste juízo, mas eles seriam preservados

Lições Para Nós

· Não desenvolva uma apatia para com Deus (2 Pedro 3:3-4) - Deus não está diretamente envolvido em nossos assuntos como Ele já esteve; mas ainda desfrutamos de Suas bênçãos (Atos 14:17; Gênesis 8:22) e ainda somos responsáveis diante dEle (Atos 17:30-31; 2 Coríntios 5:10)

· Prepare-se para o dia da ira buscando o Senhor (2 Pedro 3:7-11) - Deus recompensa “aqueles que O buscam” (Hebreus 11:6)

· Precisamos ser pessoas de “lábios puros” (3:9) - falar a verdade da palavra de Deus (1 Pedro 4:11; 2 Coríntios 2:17); não permitir que qualquer comunicação corrupta proceda de nossas bocas (Efésios 4:29); falar o que é bom e útil (Colossenses 4:6)

Conclusão

· Sofonias nos ensina sobre o dia da ira de Deus - quando se aproxima, não pode ser detida
· Precisamos estar prontos quando esse dia chegar

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Série: Mensagem Dos Profetas Menores - A Mensagem de Sofonias: O Dia da Ira do Senhor Série: Mensagem Dos Profetas Menores - A Mensagem de Sofonias: O Dia da Ira do Senhor Reviewed by Aldenir Araújo on abril 11, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.