Está Consumado - Tetelestai

Texto: João 19:30

Introdução: Nós passamos as últimas cinco noites de domingo considerando as sete declarações de Jesus enquanto Ele estava pendurado na cruz, entregando a si mesmo como sacrifício para prover redenção para o homem caído. Descobrimos muito sobre Sua obediência, Sua compaixão e Seu compromisso.

Esta noite chegamos a maior dessas declarações. Cada declaração é importante e elas revelam muito sobre o plano do nosso Senhor e da redenção, mas das sete, esta se eleva acima das demais. Aqui encontramos, pouco antes de sua morte, Jesus clamar, está consumado. (No grego esta palavra é, Tetelestai.)

Para muitos que olharam naquele dia, Jesus foi um fracasso. Muitos o viram como um blasfemo. Outros estavam provavelmente desapontados e duvidosos em relação a Jesus. Para aqueles que olharam naquele dia, muitos podem ter interpretado essas palavras como uma submissão à derrota. Eles podem ter pensado que Jesus finalmente desistiu, percebendo que Ele falhou no que Ele se propôs a fazer.

Nada poderia estar mais longe da verdade. Jesus não foi um fracasso. Ele não era um impostor ou blasfemo. Ele não estava renunciando à derrota. Ele estava declarando a vitória! Nesta simples declaração, Jesus indica que Ele cumpriu a vontade de Deus em relação à salvação.

Eu quero tomar alguns momentos esta noite para considerar as verdades eternas reveladas na declaração que Jesus fez: Está Consumado.

I. Uma Palavra de Realização

- “Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”. Devemos lembrar que isto não foi o “Plano B”. Este não foi um último esforço de Deus para providenciar redenção para os pecadores perdidos. As coisas não saíram de controle em Jerusalém e Deus decidiu permitir que Cristo morresse na cruz. Este era o plano de Deus desde antes do tempo começar. Cristo é o Cordeiro morto antes da fundação do mundo.

- Imediatamente após a queda de Adão, Deus profetizou que um Salvador viria. Gênesis 3:15 – “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. O tempo não nos permitirá considerar todas as profecias que foram dadas sobre a vinda do Messias, desde o nascimento virginal em Belém da Judéia, até a semente de Abraão, da tribo de Judá e da linhagem de Davi. Jesus cumpriu cada uma dessas profecias.

- Em nosso sermão anterior, descobrimos que todas as coisas foram cumpridas. João 19:28 – “Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam cumpridas, para que se cumprisse a Escritura, disse: Tenho sede”. É interessante notar que a palavra traduzida como cumpridas é a mesma palavra traduzida, Está Consumado. O plano de Deus foi cumprido e Jesus declarou uma palavra de realização, revelando que tudo havia sido completado.

II. Uma Palavra de Antecipação

- Eu não acho que estaríamos fazendo uma injustiça no texto ao dizer que Jesus antecipou o fim do sofrimento. Pouco é registrado nas Escrituras sobre o sofrimento real que Jesus suportou. Sabemos que Ele levou nossa tristeza, tendo nossos pecados colocados sobre Ele. Sabemos que a barba dele foi arrancada de seu rosto. Isaías 53:4 – “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido”. Isaías 50:6 – “Ofereci as minhas costas aos que me feriam, e as minhas faces aos que me arrancavam a barba; não escondi o meu rosto dos que me afrontavam e me cuspiam”. Sabemos que Jesus foi açoitado antes da crucificação. A Bíblia não revela os detalhes, mas a história revela que isso estava além da compreensão. Um "chicote de nove pontas" era usado para literalmente arrancar a carne do corpo do condenado. Isso em si mesmo é tormento suficiente, mas Ele foi então colocado sobre a cruz para suportar a miséria que ela trouxe. Tudo isso foi suportado enquanto carregava os pecados da humanidade.

- Agora, tenha em mente que este era o santo, inofensivo e sem pecado Filho de Deus. Ele era a segunda pessoa da divindade, habitando com o Pai na eternidade passada, desfrutando do esplendor do céu e do louvor dos anjos. Ele colocou tudo isso de lado para se tornar nosso sacrifício. Eu acho que seria seguro dizer que essa era uma palavra de antecipação. Certamente Jesus aguardava o fim do sofrimento, mais uma vez estando na presença do Pai no céu.

III. Uma Palavra de Expiação

- Quando Jesus clamou, está consumado, Ele revelou muito sobre a nossa salvação. A palavra Tetelestai significa literalmente “terminar; completar um objetivo predeterminado; realizar um plano perfeito”. Essa foi uma palavra que foi usada de várias maneiras naquele dia. Cada uso fornece um belo exemplo do que Jesus realizou no Calvário!

- A Palavra de um Servo - falada quando a tarefa foi concluída.

- A Palavra de um Sacerdote - falada quando o animal do sacrifício foi inspecionado e considerado digno. O sumo sacerdote declarava isso na conclusão dos eventos no Dia da Expiação.

- A Palavra de um Artista - falada quando os toques finais foram feitos e a obra-prima estava pronta para ser apresentada.

- A Palavra de um Comerciante - falado quando todas as discussões acabaram, um acordo foi alcançado e ambas as partes estavam satisfeitas.

IV. Uma Palavra de Autoridade

- Não podemos esquecer o motivo de tudo isso. Jesus não veio para verificar os assuntos dos homens na Terra. Ele não veio para determinar os corações dos homens. Ele veio com um propósito e esse era providenciar um meio de salvação para os homens pecadores. Ele veio para nos reconciliar com Deus. Por causa da queda de Adão no jardim, todos nascem em pecado e precisam de salvação. Jesus veio para fornecer nossa redenção.

- Desde a queda do homem, Satanás tem estado em fúria. Ele continua a tentar enganar e impedir a humanidade. Tinha que haver um sacrifício feito para apaziguar a justiça de Deus. Quando Jesus declarou: Está consumado, Ele notificou a Satanás que o pecado havia sido expiado. Ele realizou a vontade de Deus e a humanidade pôde ser reconciliada em Seu sangue.

- Muitos acreditam que Satanás se alegrou no Calvário, mas isso não é verdade. De fato, Satanás tentou impedir que Jesus fosse para a cruz. Foi lá que Jesus garantiu a vitória e proclamou Sua autoridade!

V. Uma Palavra de Admiração

- “Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”. Não podemos considerar o ditado precioso e poderoso sem reconhecer a admiração nele. Esta não foi uma declaração de apreensão ou animosidade. Jesus sabia que Ele havia sido enviado a essa terra para cumprir a vontade de Deus e teve o prazer de agradar ao Pai. João 5:36 – “Mas o testemunho que eu tenho é maior do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que faço dão testemunho de mim que o Pai me enviou”. João 17:4-5 – 4 Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. 5 Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse”.

- Jesus ficou satisfeito por ter realizado o trabalho para o qual foi enviado. Ele estava satisfeito que a necessidade da humanidade tivesse sido satisfeita em Seu sacrifício. Jesus não se viu como uma vítima, mas como o vencedor!

- Jesus cumpriu a obra que Ele foi chamado a fazer e fez isso com alegria. Nós também fomos chamados para trabalhar pelo Senhor. Como vai ser quando o nosso tempo acabar? Poderemos dizer: "Está consumado" ou teremos dito antes desse dia: "Estou acabado?" Temo que muitos não terminem como o Senhor deseja. Muitos desistem ou cedem antes de concluir o trabalho.

2 Timóteo 4:7 – “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”, aqui o apóstolo Paulo usa a mesma palavra grega que Jesus usou quando pendurado na cruz. Seremos capazes de dizer naquele momento que terminamos nosso curso? Seremos capazes de declarar Tetelestai quando o Senhor nos chamar ao nosso lar eterno? Se há necessidade em sua vida, por que não trazê-la ao Senhor?

Se você nunca foi salvo, Jesus já realizou tudo o que precisa ser feito para a sua salvação. Não é uma salvação “faça”, mas uma salvação “feita”. Jesus cumpriu tudo isso para que você também seja salvo!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem