Série: Mensagem Dos Profetas Menores - A Mensagem de Habacuque: Os Justos Viverão Pela Fé

Série: Mensagem Dos Profetas Menores - A Mensagem de Habacuque: Os Justos Viverão Pela Fé
Texto: Habacuque 2:4

“Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá”.

Introdução: Nesta série, vamos fazer uma visão geral dos Profetas Menores. O objetivo é (1) entender o tema geral de cada livro e (2) ver quais lições existem para nós.

Neste sermão, vamos ver o que podemos aprender com o livro de Habacuque.

Contexto Histórico

· Nenhuma menção do (s) rei (s) no poder neste momento - apenas uma indicação no texto é a ascensão dos caldeus (1:6; 3:16); isso se refere ao império babilônico.
· Os babilônios derrotaram Nínive / Assíria em 607 aC
· Eles invadiram Judá em 606 aC e tomaram o primeiro grupo de cativos.
· Esta profecia teria sido pouco antes da invasão babilônica.

Tema Geral: Os Justos Viverão Pela Fé

· Citado no Novo Testamento (Romanos 1:17; Gálatas 3:11; Hebreus 10:38) - isso sempre foi responsabilidade do povo de Deus.

· Isto vem no contexto de Habacuque questionando a Deus - porque Deus permite que o mal fique impune (1:2-4); porque Deus estava usando uma nação mais ímpia para punir Seu povo (1:6-7, 13-15)

· O ponto é não borrar as linhas entre o trabalho de Deus e nossa responsabilidade - “Manejar o universo é um negócio de Deus. O homem justo tem suas tarefas diárias para cumprir ... ” (Jack P. Lewis)

Pontos Principais

· O desejo de que Deus lide com o pecado (1:2-4) - ele estava descrevendo a maldade de seu próprio povo; as pessoas que são justas têm um senso de justiça (Jó 21:7-9; Apocalipse 6:9-10)

· Tendência a questionar o plano de Deus - Ele lidaria com o pecado através dos caldeus (1:5-6); eles eram mais do que capazes de realizar a tarefa (1:6-11; Naum 2:13-3:3)

· O Senhor está em Seu santo templo (2:20) - Ele é santo e está acima das nações; é por isso que Deus deve punir o pecado (1:2-4; 2:6, 9, 12, 15, 18); é também por isso que Habacuque não entendeu o que Deus estava fazendo (1:13)

· Regozije-se em Deus, não importa o que aconteça (3:16-19) - o último capítulo é um salmo de louvor a Deus; no entanto, não havia mais nada a fazer além de esperar que a invasão viesse (3:16); Mesmo assim, Habacuque percebeu a necessidade de se alegrar porque, afinal, Deus providenciaria a salvação (3:18).

Lições Para Nós

· Nós devemos viver pela fé - obedecendo ao evangelho (Romanos 1:16-17, 5); não voltar para a lei antiga (Gálatas 3:11-14), onde não há perdão (Gálatas 3:10, 22, 26-27); perseverando até o fim (Hebreus 10:36-39)

· Não devemos questionar as ações / decisões / tempo de Deus - Ele é mais sábio do que nós (1 Coríntios 1:25); orar para que sua vontade seja feita (Mateus 6:10; 26:39)

· Regozijar-se sempre no Senhor (Filipenses 4:4) - mesmo em tempos difíceis (Filipenses 4:11-13) por causa de nossa esperança (Hebreus 10:34)

Conclusão

· Habacuque nos lembra da necessidade de viver pela fé - confiar em Deus porque Ele é santo e justo.
· Em vez de questionar a Deus, devemos servi-Lo como Ele nos chamou e aguardarmos suas promessas.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Série: Mensagem Dos Profetas Menores - A Mensagem de Habacuque: Os Justos Viverão Pela Fé Série: Mensagem Dos Profetas Menores - A Mensagem de Habacuque: Os Justos Viverão Pela Fé Reviewed by Aldenir Araújo on março 21, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.