A Prova da Verdadeira Confiança em Deus

A Prova da Verdadeira Confiança em Deus
Texto: I Reis 18:20-40 Leia (20-24)

Introdução: Muitas vezes na vida somos desafiados pelo mundo a mostrar onde está nossa verdadeira confiança. Em que estamos confiando? Qual é a nossa fonte de força? Você já parou para considerar a necessidade de sermos nós quem faz o desafio? Devemos desafiar o mundo que o Deus que responde deixe que ele seja Deus.

Neste texto vemos Elias, o profeta de Deus, caminhando no acampamento no Monte Carmelo. Ele chamou Acabe, o rei perverso, para trazer todo o Israel com ele. Ele também chamou os profetas de Baal e os profetas de Asera que comiam na mesa de Jezabel. Lá ele fez um desafio a eles para ver qual Deus era verdadeiramente Deus.

Muitas vezes na vida somos desafiados e colocados à prova. Nós às vezes nos apegamos às coisas até o último momento que temos que deixar de lado e realmente confiar no Senhor.

A verdadeira confiança em Deus nos dá tremendas habilidades. Também afeta a pessoa de maneiras que o mundo não pode deixar de ver. Aqui estão alguns dos “efeitos” produzidos na vida de Elias por sua confiança em Deus.

I. A Verdadeira Confiança Produz Fé Para Superar as Probabilidades. (V. 20-23)

A. Elias era um profeta que estava desafiando os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal. Ele também estava desafiando os quatrocentos profetas de Asera, que era a esposa de Baal na mitologia Cananéia.

B. Elias ficou diante dos falsos profetas e do povo de Israel e emitiu seu desafio. Ele disse: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o”. No entanto, as pessoas ficaram em silêncio.

C. Muitas vezes na vida somos superados em número como Elias, ou descomedidos como Davi, ou superados como Pedro na água, mas a verdade é que o Deus a quem servimos é ainda maior, mais forte e capaz de cuidar de nós. Lembre-se de quem enviou Elias!

II. A Verdadeira Confiança Gera a Fé no Inacreditável. (V. 24-26)

A. Elias declarou os termos do desafio quando disse: “Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo, esse será Deus”.

B. Seu desafio de Deus respondendo pelo fogo nos mostra sua fé no poder sobrenatural de Deus. Ele não estava procurando uma resposta fácil ou demonstração; ele estava buscando a aparição de Deus em pessoa através de uma manifestação de poder.

C. Sempre que chegamos à igreja ou clamamos ao Senhor, devemos procurar que Deus apareça em uma manifestação de poder. Lembro-me das palavras do apóstolo Paulo quando ele disse a um certo grupo que ele não ia a elas com palavras sedutoras da sabedoria do homem, mas em uma demonstração do poder de Deus.

III. A Verdadeira Confiança Elimina o Medo do Fracasso. (V. 27-29)

A. A confiança de Elias em Deus removeu qualquer medo que ele pudesse ter. Ele começou a sentir a necessidade de zombar dos falsos profetas.

B. Elias começou a provocar os profetas, ele disse: “Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e necessite de que o acordem”

C. É realmente reconfortante saber que Deus está sempre disponível. Ele nunca dorme ou dormita. A Bíblia nos diz que os Seus olhos correm para lá e para cá na Terra, procurando por aqueles que são fieis, para que ele possa mostrar-se forte em favor deles.

IV. A Verdadeira Confiança Exige Participação Pessoal. (V. 30-33)

A. Elias mostrou sua confiança; ele não apenas falou sobre ela. Ele consertou o altar; ele pegou as doze pedras; ele construiu um altar em nome do Senhor; e ele fez uma trincheira ao redor do altar.

B. Quantas vezes eu me perguntei, quando ouvia as pessoas cantarem aquela velha canção “Nós temos o poder” se elas realmente acreditavam no que estavam cantando? A verdade é como a canção “Deus dos Montes”, que nos diz como a fé é fácil no monte, mas difícil no vale.

C. Nossa confiança deve ser mostrada. Devemos fazer mais do que falar sobre nossa fé em Deus, devemos mostrá-la.

V. A Verdadeira Confiança Desafia o Incrédulo a Crer. (V. 34-35)

A. Elias pediu que eles acreditassem. Ele lhes disse para encher os cântaros e derramá-los sobre o sacrifício. Eles encheram quatro cântaros e obedeceram a ele. Ele exigiu que fosse feito três vezes, até que a trincheira estivesse cheia.
B. Muitas vezes gostamos de ficar de pé e assistir. Nós nos tornamos espectadores em vez de participantes. Deus está chamando as pessoas para crerem.
C. A nossa confiança deve levar as pessoas a querer conhecer quem nós conhecemos.

VI. A Verdadeira Confiança Faz Com Que os Corações Sejam Guiados de Volta a Deus. (V. 36-40)

A. Elias primeiro mostrou ao povo, no sacrifício da tarde que um homem pode conhecer pessoalmente a Deus. Sua oração foi pessoal.

B. Ele então mostrou a eles através de sua obediência que um homem poderia mover a mão de Deus. Ele disse: “seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas”.

C. Depois de sua oração de poucas palavras, o fogo caiu. Ele consumiu o sacrifício, madeira, pedras, pó e lambeu a água da trincheira. Então as pessoas caíram em seus rostos e clamaram a Deus. Eles disseram: “O senhor é Deus! O Senhor é Deus!”

Conclusão: Os olhos do povo de Israel foram abertos. Eles começaram a clamar ao Deus vivo e obedeceram a voz de Elias quando ele disse a eles para levarem os profetas de Baal até o ribeiro de Quisom e executá-los.

A confiança pode ser um motivador muito forte. Quando cremos em Deus e em Sua palavra como Elias, então também podemos saber em nosso coração que é tão bom quanto feito.

Aqui está a fé - a confiança que não repousa sobre o que viu, mas nas promessas de Deus.

Nós só precisamos colocar nossa confiança em Deus. Ele nunca nos decepcionará e a confiança é algo que usamos como atitude. A confiança realmente brilha quando a perseguição surge. Podemos ter os mesmos “efeitos” em nossa vida se apenas confiarmos em Deus.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem