Uma Sociedade Permissiva
Texto: 2 Timóteo 3:1-5; Gálatas 5:19-21

Introdução: Ser permissivo é tolerar alguma coisa. Quando o que é tolerado é mal, então há um problema.

Nossa sociedade está sofrendo hoje do problema da permissividade. Isso porque muitos males estão sendo aceitos e tolerados, tornando nossa sociedade degenerada e depravada.

Essa mensagem revelará claramente o que torna a sociedade permissiva, com um apelo para que os cristãos ajam com justiça agora, a fim de não sofrer as consequências de uma sociedade permissiva e degenerada.

I. O Retrato de Uma Sociedade Permissiva

A. A imoralidade de alto nível é aceita e exibida abertamente. Há casos desenfreados de má conduta sexual, como adultério, fornicação, estupro, homossexualidade, bestialidade e transgênero. Há um abuso flagrante da instituição do casamento por meio da coabitação e do casamento gay. O aborto é considerado uma solução rápida para evitar a vergonha.

B. As modas mundanas se tornam a norma do vestuário, com pouca ou nenhuma consideração pela modéstia. Tatuagens, piercings corporais e maquiagens que mostram demonismo e cultismo são as tendências preferidas para muitos.

C. Abuso de drogas e dependência de bebidas fortes são comuns, com muitos sempre querendo "se sentir bem".

D. Assassinato e suicídio são frequentemente realizados.

E. A desobediência aos pais e autoridades constituídas está aumentando.

F. A corrupção está rapidamente se tornando um modo de vida, com pouco ou nenhum esforço para acabar com ela.

II. As Infelizes Causas de Uma Sociedade Permissiva

A. A busca pelo materialismo. Muitas vidas e empreendimentos são caracterizados por um forte desejo de ganhos mundanos (1 João 2:15-17; Tiago 4:4).

B. A má influência ocasionada pelo mau companheirismo que corrompe a boa moral (1 Coríntios 15:33).

C. As más informações se espalham pelos meios de comunicação de massa como a Rádio, Televisão, Revistas e a internet.

D. A falta de ensino, treinamento e disciplina adequados pelos pais (Provérbios 22:6, 15; 13:24).

III. O Que Nós devemos fazer?

A. Nós devemos, como cristãos, começar a agir agora e falar contra o que é mal em nossa sociedade (Provérbios 27:5; 31:9).

B. Devemos tomar uma posição para o que é certo e escolher sempre obedecer a Deus, não importa a situação (João 14:15).

C. Devemos nos esforçar para ensinar, treinar e disciplinar nossos filhos de acordo com as injunções escriturais (Provérbios 22:6; Efésios 6:4).

D. Devemos, por uma questão de importância, observar o comportamento e amigos de nossos filhos, materiais de leitura e o que eles assistem na TV.

Conclusão: Nossa sociedade está se degenerando moral e espiritualmente a cada dia, mas o povo de Deus não deve se juntar à multidão para fazer o mal (Êxodo 23:2). Entenda que todos irão colher o que semearem (Gálatas 6:7, 8).

Como o sal da terra e a luz do mundo, é nosso dever tornar a nossa sociedade um lugar melhor (Mateus 5:13-16). Devemos permanecer uma bênção, não uma maldição, para nossa sociedade.