Gálatas: A Importância Dessa Epístola Tão Necessária Para os Dias Atuais
Há três questões adicionais que você precisa estar ciente antes de abrir o livro de Gálatas. Compreender estas questões irá equipá-lo para cavar através deste documento antigo, mas intemporal. Considere-as ferramentas que o ajudarão a estruturar seu pensamento em áreas que lhe permitem apreciar o que Deus está declarando nesta carta.

Primeiro, o livro de Gálatas é uma carta. Cartas antigas como as nossas hoje tinham características definidas. Cartas são situacionais; elas lidam com questões específicas que surgem em um contexto particular. Gálatas não é diferente. Nela vemos apenas metade de uma conversa e devemos construir uma compreensão da outra metade não revelada. Cartas também são muito pessoais. Elas são cheias de emoção. Paulo escreveu sabendo que as congregações da Galácia ouviriam a carta como foi publicamente lida. Paulo não se esquiva de confrontar essas igrejas com a verdade! Portanto, leia a carta como uma carta pessoal e apaixonada de Deus para sua situação. O problema que aborda permanece relevante hoje.

Em segundo lugar, você precisa entender o ensinamento cristão mais amplo sobre a salvação. A salvação é um termo amplo que, quando aberto, revela três aspectos: justificação, santificação e glorificação. Entender esses conceitos não só ajudará você a se manter no caminho de Paulo, mas também ajudará você a entender sua própria caminhada cristã.
  • Justificação é ser declarado justo. No instante em que alguém crê em Jesus Cristo, esse indivíduo é justificado diante de Deus. Ele é declarado salvo e libertado da penalidade do pecado. A justificação é o pretérito da salvação - aquele ponto no tempo em que você primeiro creu.
  • Santificação é o processo de se tornar justo. Como um pecador justificado cresce pela fé na semelhança de Cristo ao longo da vida, ele ou ela se torna cada vez mais santo. Isto é, o Espírito de Deus torna esse indivíduo mais parecido com Jesus. Desta forma, aquele que foi declarado salvo está sendo salvo aprendendo a viver livre do poder do pecado. Este é o tempo presente da salvação - a vida cristã.
  • Glorificação é o que ocorre quando alguém se torna perfeitamente justo. Isso ocorrerá quando o crente estiver diante de Deus no céu e for realmente santificado. Aquele declarado salvo que estava sendo salvo está experimentando agora o ponto culminante da salvação - uma vida sem pecado com Deus. O crente está livre da presença do pecado. Este é o futuro da salvação.
É crucial que você entenda essas categorias. No centro da carta de Gálatas estão os aspectos de justificação e santificação da salvação. Eles fazem parte do esboço do livro.

 Conheça a série: A Doença dos Gálatas

Terceiro, é importante que você entenda o que é legalismo e como se relaciona com o cristianismo. Legalismo é viver de acordo com certos padrões de conduta, na tentativa de obter o favor de Deus. A fé de Israel não se destina a ser legalista, mas tornou-se assim na prática como os judeus usurpavam a lei. De acordo com a interpretação judaica da Lei mosaica, o que alguém fazia ou deixava de fazer determinava a posição diante de Deus. Essa mentalidade entrou na igreja desde o início. Gálatas é testemunho disso. O legalismo cristão surge quando os crentes vivem a vida como se o que eles fazem e não façam de algum modo os favoreça diante de Deus. No plano de salvação de Deus, as boas obras não devem ser usadas como moeda para comprar direitos a ele. Gálatas está abordando essa questão específica - legalismo. Paulo abordará o legalismo demonstrando que tanto a justificação quanto a santificação funcionam através da fé. Certifique-se de ler esta carta com isto em mente.

Por que Deus nos deu essa mensagem?

Então, por que Deus quer que exploremos essa carta? Foi uma carta escrita por Paulo para um grupo particular de igrejas há muito tempo. Enquanto Paulo não tinha conhecimento de nós, Deus tinha. Ele escreveu Gálatas. Como ele abordou o problema da Galácia através da carta de Paulo, é como ele aborda a mesma questão hoje. O problema da Galácia é um problema cristão. Seu coração está inclinado a viver como se a salvação de Deus precisa ser complementada com suas próprias boas obras. Isso mostra a mesma velha tendência para a auto salvação que é tão ofensiva a Deus. Gálatas é crucialmente importante para você. Com isso em mente, aqui estão algumas áreas de aplicação para pensar antes de ir mais fundo nesta carta. Tire algum tempo para respondê-las pessoalmente.

  Conheça o estudo da carta de gálatas, versículo por versículo

Como você entende o evangelho de Jesus Cristo?

Pense nessa questão. Como entendi o evangelho? Incompreensão é um erro perigoso. Descansar em outra coisa senão os verdadeiros termos de salvação oferecidos por Deus é viver com falsas esperanças. A eternidade está em jogo! Qual é o verdadeiro evangelho? Eu acreditei em uma falsificação? Estou ignorando Deus ou mesmo complementando sua provisão com meus próprios termos? Estas são questões importantes para você refletir. Como você entendeu o evangelho afeta a maneira como você o vivencia. Nosso estudo em Gálatas irá ajudá-lo.

Que papel as boas obras desempenham na sua vida?

Você é um crente - um cristão - assim como os gálatas. Então, o que impulsiona seu estilo de vida cristão? Por que você se veste, vai à igreja e entrega o dízimo? Por que você serve no ministério cristão? Que papel desempenha as práticas cristãs piedosas como o batismo, a comunhão e o dízimo em sua vida? Por que você faz as coisas cristãs que faz? Existe algum sentido em que elas fazem você se sentir como se você merecesse a Deus - como se estivesse ganhando um direito a ele? Viver por uma lista de "fazer" e "não fazer" como se isso alcançasse a santidade não é a vontade de Deus para sua vida.

Há muitas coisas que ele quer que você faça ou evite, mas apenas em seus termos. Existe um estilo de vida cristão, mas como isso é vivido? Por enquanto, pense se você está em apego a um estilo de vida que você assume que impressiona a Deus - como se você estivesse comprando a vida com ele. É fácil e sutil viver assim. Existem vestígios de legalismo em sua vida?

Se cremos errado, o nosso comportamento também será errado. Tudo aquilo que cremos vai afetar as nossas ações. No entanto, se há algum ensino errado, se há alguma convicção em desarmonia com o evangelho, precisamos ter esse zelo para fazer ajustes e ensinarmos a verdade da Palavra de Deus.

Para entender essa epístola tão necessária para os dias atuais, precisamos conhecer o contexto no qual ela está inserida. A Bíblia é o seu próprio intérprete, cada um dos seus sessenta e seis livros tem o próprio propósito e, por isso, qualquer versículo, em qualquer dos livros deve ser interpretado dentro do contexto em que ele está inserido.

Nós preparamos um estudo completo do livro de gálatas para você em vários formatos. Que consiste no livro digital 21 dias Desfrutando do favor de Deus. O livro desfrutando do favor de Deus é um estudo da carta de gálatas, versículo por versículo. O nosso estudo completo além do livro possui 2 séries em áudios que você poderá escutar quando quiser e onde desejar. As séries são: A Série de gálatas e A série a Doença de Gálatas. A série de Gálatas são 19 ministrações expositivas em áudio. A Série a Doença dos Gálatas são 6 ministrações em áudio com os esboços destas ministrações.

Se você quer estudar a epístola de gálatas  clique aqui!

Deus abençoe!