Sendo Um Hur

Sendo Um Hur
Texto: Êxodo 17:8-13

Introdução: Nosso texto hoje revela um momento crítico na história de Israel. Após 430 anos de cativeiro no Egito, Moisés os conduziu através do Mar Vermelho para a liberdade. Eles haviam começado sua jornada em direção à Terra Prometida e logo foram recebidos com oposição. Enquanto viajavam, os amalequitas atacaram Israel em um ataque não provocado, procurando destruí-los antes que chegassem ao destino pretendido.

O Senhor não ficou surpreso com esse ataque, e mesmo que Israel não tivesse percebido, Deus já havia lhes preparado para a vitória. Deus já havia equipado homens em lugares de liderança. Eles eram guiados por Moisés, um escolhido de Deus para fornecer orientação e direção. Seu irmão Arão servia como representante de Moisés aos homens e sumo sacerdote perante o Senhor. Josué, o homem que acabaria por suceder a Moisés na liderança de Israel, servia ao lado de Moisés como capitão da guarda. Estamos todos familiarizados com esses homens, tendo lido muitas passagens da Escritura que lidam com suas vidas e trabalho para o Senhor. No entanto, também somos apresentados a um homem no texto que alguns podem não reconhecer. Embora ele não seja mencionado com frequência nas Escrituras, Hur era um homem que Deus usou poderosamente para causar um grande impacto em Israel. Ele serviu nas sombras, e ainda assim sua obediência foi fundamental para obter a vitória.

Muitos de vocês podem não estar familiarizados com Hur, mas igrejas ao redor do mundo estão cheias de pessoas que possuem os mesmos atributos que esse servo fiel. De fato, estou certo de que há muitos Hurs entre nós hoje. Eu quero examinar o impacto que ele teve nessa situação crítica. Vamos considerar os atributos que ele possuía enquanto refletimos sobre o tema: Sendo um Hur.

I. A Posição de Hur. V. 10

- “Fez, pois, Josué como Moisés lhe dissera, e pelejou contra Amaleque; e Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro”. Aqui descobrimos um detalhe importante em relação à vida de Hur. Embora ele não tenha sido escolhido por Deus para libertar Israel do cativeiro, para servir como sumo sacerdote ou capitão da guarda, ele foi encontrado em seu lugar. Ele é mencionado ao lado daqueles que eram conhecidos e reconhecidos do povo. Sua posição era ofuscada por homens que serviam na frente, e ainda assim Hur estava feliz por ser usado pelo Senhor em qualquer capacidade que escolhesse.

- Deus tem capacitado cada um de nós de maneira diferente, mas todos nós temos um trabalho a fazer. Nós todos não podemos servir na mesma posição. Nem todos podem servir como pastor, líder de louvor, presidente do conselho diácono ou superintendente da escola dominical. Nem todos estão equipados para ensinar, cantar no coral ou tocar um instrumento. Todos nós temos dons, talentos e habilidades variadas, e todos nós precisamos ser encontrados em nosso lugar. O resultado dessa situação poderia ter sido muito diferente se Hur não estivesse disposto a servir onde o Senhor o havia colocado. É preciso que todos estejam no seu lugar de serviço, fiéis ao trabalho, para garantir o bem-estar e a prosperidade da igreja!

- Posso encorajá-lo a servir fielmente onde quer que Deus tenha escolhido usá-lo? Às vezes você pode sentir que sua tarefa é desnecessária ou sem importância, mas esse nunca é o caso. É preciso que todos nós estejamos em nosso lugar para a igreja funcionar de efetiva. Seja fiel à posição que lhe foi dada!

II. O Potencial de Hur. V. 11-12

- “E acontecia que quando Moisés levantava a mão, prevalecia Israel; mas quando ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. As mãos de Moisés, porém, ficaram cansadas; por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, e ele sentou-se nela; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até o pôr do sol”. Há muito que poderíamos considerar nestes versos. Moisés sentou-se numa pedra enquanto observava a batalha que acontecia abaixo. Esta é uma imagem de se estabelecer na Rocha que é Jesus Cristo. Levantar suas mãos, retrata a dependência do Senhor em oração e nossa adoração a Ele. Eu quero considerar o papel que Hur desempenhou neste momento crítico. Ele não possuía as qualidades de liderança que os outros homens tinham. Ele não estava em um lugar de autoridade, e muitos supõem que Hur teve pouco impacto na situação. Eu vejo isso de uma perspectiva completamente diferente. Embora o trabalho e a posição de Hur não fossem tão notáveis, ele possuía um grande potencial para o Senhor. De fato, sua contribuição impactou enormemente o resultado da batalha. Ele contribuiu com o que pôde e Deus honrou sua fidelidade. Se ele não estivesse ao lado de Moisés, erguendo suas mãos, Israel teria sofrido uma derrota.

- Muitos servem nos bastidores em todo o mundo hoje, mas sua disposição de usar seu potencial afeta os que estão ao seu redor. As empresas têm CEOs e porta-vozes que recebem muita atenção, mas o sucesso de seus negócios depende daqueles que trabalham nos bastidores. Observe um noticiário. Tudo o que vemos são aqueles que servem como âncoras e repórteres, mas há muitas pessoas mais técnicas nos bastidores, tornando tudo isso possível.

- Você pode sentir que não tem muito a oferecer, mas usar o potencial que você tem faz uma tremenda diferença nos ministérios aqui. Você pode servir como recepcionista e ter a capacidade de se conectar com as pessoas. Podemos ter um visitante que está lutando e simplesmente precisa encontrar alguém que se importe. Seu dom pode ser oração! Isso não é mostrado muito externamente, mas todos nós sabemos a importância da oração. Use qualquer potencial que você tenha para a glória de Deus e o bem da igreja. Não podemos fazer o que Deus nos chamou para fazer sem suas contribuições!

III. A Participação de Hur. V. 12

- “As mãos de Moisés, porém, ficaram cansadas; por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, e ele sentou-se nela; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até o pôr do sol”. Aarão e Hur sustentaram as mãos de Moisés. Isso foi fundamental para o sucesso de Josué e daqueles que lutaram na batalha. Eu sei que parece elementar, mas a participação de Hur foi fundamental. Se ele tivesse ficado parado ali e não estivesse disposto a segurar as mãos de Moisés, Israel poderia ter perdido a batalha.

- Potencial sem participação é de pouco valor. A igreja precisa daqueles que reconhecem seu potencial, seu dom e estão dispostos a usar ativamente esses dons para o Senhor. Quero desafiá-lo a usar seus dons no serviço ao Senhor. Se Ele te presenteou com a capacidade de cantar, junte-se ao coro. Se Ele lhe deu a oportunidade de ensinar, prepare uma lição para honrar o Senhor e edificar os outros. Se Ele te presenteou com a capacidade de compartilhar sua fé, seja uma testemunha para Ele. Se Ele te chamou para ser um guerreiro de oração, levante os outros em oração. Eu certamente preciso ser levantado em oração; todos nós precisamos! O serviço de Hur pinta um belo quadro de alguém levantando o homem de Deus em oração. Isso é de vital importância hoje em dia. Potencial sem participação é de pouco valor! Lucas 12:48b – “Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá”.

IV. A Persistência de Hur. V. 12b

- “...assim ficaram as suas mãos firmes até o pôr do sol”. Hur continuou a usar seu potencial até que a tarefa estivesse completa. Ele não abandonou o trabalho até que a vitória fosse garantida. Ele sabia que ele estava servindo em um papel crítico e ele estava determinado a ser fiel até que a tarefa estivesse completa. Sem dúvida ele se cansou. Você pode imaginar ficar de pé com os braços estendidos o dia todo enquanto segura outro? A exaustão deve ter chegado, mas Hur estava determinado a terminar a tarefa. Ele sabia que o fracasso não era uma opção. A sobrevivência de Israel dependia de seu trabalho.

- Muitos descobrem seu potencial e até começam a participar de uma determinada tarefa, mas não têm persistência. Muitos começam com grande entusiasmo, mas não conseguem concluir sua tarefa. Tenho certeza que Hur se perguntou às vezes naquele dia se seu trabalho terminaria em vitória. Teria sido fácil ter desistido, mas ele perseverou. Muitas vezes somos tentados a abandonar uma tarefa específica se os resultados imediatos não são alcançados, mas devemos ser fiéis à tarefa que recebemos. Noé pregou por 100 anos e, no entanto, apenas sua família creu. Jeremias pregou e profetizou por 40 anos e, até onde sabemos, ninguém se voltou para o Senhor.

- Potencial e participação são essenciais, mas sem persistência você nunca experimentará a vitória ou verá qualquer fruto. Muitos abandonam a tarefa pouco antes de Deus enviar a vitória. Onde estaria algum de nós se Jesus tivesse se recusado a ir à cruz para expiar nosso pecado? Você não está feliz que alguém foi persistente em oração por você? Você não está feliz que aqueles que fundaram essa congregação não abandonaram o trabalho quando as coisas ficaram difíceis? Eu conheço um homem que foi salvo em seus setenta e poucos anos. Nossa igreja em casa orou por ele por 50 anos. Onde ele estaria hoje se alguém não fosse persistente? Tiago 5:16b – “A súplica de um justo pode muito na sua atuação”. Filipense 3:14 – “prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus”.

V. A Prosperidade de Hur. V. 13

- “Assim Josué prostrou a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada”. Hur estava no lugar, percebendo o seu potencial, participando com persistência, e ele desfrutou da vitória. Josué e o exército de Israel foram vitoriosos na batalha e Hur teve um papel significativo nessa vitória. Ele usou as habilidades que Deus lhe havia dado e prosperou por causa da fidelidade.

- Eu aprecio aqueles que estão dispostos a suportar as dificuldades por tempo suficiente para experimentar a vitória. As lutas da vida são predominantes e elas permanecerão enquanto vivermos. Se você está procurando um motivo para abandonar o trabalho, será fácil encontrá-lo. Eu te peço, não jogue a toalha cedo demais. Há um trabalho para realizar para o Senhor. Nós devemos continuar na luta se quisermos experimentar a vitória. 2 Timóteo 4:7 – “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.

- Posso compartilhar meu coração esta noite? Eu realmente acredito que a nossa congregação está à beira de grandes coisas para o Senhor. Ele está trabalhando entre nós e tem muito a realizar. A necessidade é maior do que a da nossa geração. Precisamos daqueles que estão dispostos a ficar na brecha e fazer a cobertura. Precisamos de alguns Hurs para permanecermos fiéis ao Senhor. Não podemos abandonar o trabalho. Há muito a realizar e muito em jogo. Você vai se juntar a mim em um compromisso renovado para terminar a tarefa que nos foi dada? Definitivamente haverá algumas tempestades e lutas ao longo do caminho, mas não há lugar para desistir ou renunciar. Jesus deu o melhor para nós! Certamente podemos nos comprometer a usar os dons que Ele deu a serviço Dele!

Conclusão: As Escrituras ensinam que todo crente é capacitado pelo Senhor. Ele fornece estes para nos equipar para o serviço. A comunhão precisa de pessoas como Hur; aqueles que estão dispostos a servir fielmente, mesmo nas sombras, se necessário, para realizar essa grande obra para o Senhor. Você está disposto a fazer um compromisso renovado com o Senhor pelo serviço? Você já esteve ativo e participando, mas com dúvidas ou desânimo abandonou sua posição? O Senhor deseja que você assuma seu cargo. A nossa igreja precisa de todas as mãos no convés. Venha e renove esse compromisso hoje.

Se você não é salvo, nunca tendo recebido a Cristo como seu Salvador, Ele está pronto para salvá-lo hoje. De fato, Ele quer que você seja salvo e seja usado por ele e para ele. Venha recebê-lo como Senhor da sua vida!

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

MAIS EBOOKS E CURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!