Sendo um Barnabé

Sendo um Barnabé
Texto: Atos 11:19-26

Introdução: Nosso texto hoje fala de um homem que, embora não seja obscuro nas Escrituras, é frequentemente encontrado servindo nas sombras. Ele é introduzido pela primeira vez entre os primeiros crentes em Jerusalém. Atos 4:36 – “então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre”. A próxima menção que encontramos de Barnabé, ele está associado a Paulo, após sua conversão. Atos 9:27 – “Então Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus”. As Escrituras fornecem detalhes suficientes para discernir que Barnabé era um servo fiel do Senhor, usado de maneiras poderosas, mas seu trabalho e ministério é muitas vezes ofuscado pelo homem ao qual ele servia ao lado, o apóstolo Paulo.

Nossas igrejas estão cheias de pessoas que, silenciosamente, realizam o trabalho, servindo fielmente ao Senhor, fazendo contribuições significativas, e ainda assim o serviço dessas pessoas passa amplamente despercebido. Tenho estado envolvido com a igreja por tempo suficiente e tenho bastante experiência nos diversos aspectos do ministério para saber que é preciso muitas pessoas trabalhando juntas para que uma congregação seja bem-sucedida no ministério. Embora muitas posições possam passar despercebidas, elas não são menosprezadas e certamente não são desnecessárias. Posso assegurar-lhes que, enquanto outros podem não notar ou apreciar suas contribuições, o Senhor vê e conhece. Ele recompensará sua fidelidade e abençoará seus esforços.

Nas próximas semanas, quero examinar a vida de pessoas que serviram fielmente ao Senhor nas sombras dos outros, mas fizeram uma tremenda diferença no ministério. Eu gostaria de encorajá-lo a servir fielmente onde o Senhor o colocou, sabendo que você é importante para o Senhor e para o trabalho da igreja. Vamos examinar as características desse servo fiel enquanto meditamos sobre o tema: Sendo um Barnabé.

I. O Chamado de Barnabé. V. 19-23

- Aqui temos um vislumbre do grande mover de Deus que estava varrendo aquela porção do mundo. O Espírito havia enchido os crentes no Pentecostes, o Evangelho estava sendo pregado e milhares estavam chegando à fé em Cristo. Esse é o cenário em que Barnabé foi chamado ao ministério. Observe:

A. A Antecipação em Seu Chamado. V. 21-22“E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor. Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia”. Após a perseguição que levou ao apedrejamento de Estêvão, a igreja foi dispersa e o Evangelho foi levado para áreas distantes. Os crentes chegaram a Antioquia, uma área a 480 quilômetros ao norte de Jerusalém e um grande número de pessoas foram salvas. Tal movimento de Deus atraiu a atenção da liderança em Jerusalém. De fato, estou convencido de que eles anteciparam uma colheita ainda maior de almas em resposta ao Evangelho. Este é o cenário em que Barnabé foi chamado para o serviço.

- Ao servirmos ao Senhor, em nossas respectivas posições, também devemos antecipar uma grande colheita em relação ao Evangelho. Devemos fazer toda a preparação possível para garantir que a mensagem seja compartilhada e que as pessoas sejam apresentadas com a verdade do Evangelho. Tal antecipação afetará nossa atitude e esforços dentro dos vários ministérios da igreja.

B. A Aprovação em Seu Chamado. V. 22b“...e enviaram Barnabé a Antioquia”. Aqui encontramos a base bíblica para o modelo de missões modernas. Os missionários são chamados pelo Senhor, comissionados pela igreja e enviados para servir ao Senhor. Seu trabalho e ministério é abraçado e apoiado pela igreja local.

- Olhando para isto em um sentido geral em relação ao serviço ao Senhor, quando a igreja realiza necessidades dentro de seu ministério e da comunidade, ela aprova, encoraja e equipa seus membros para o serviço. Assim como Jerusalém sentiu uma necessidade e abraçou Barnabé para a tarefa, precisamos sentir as necessidades de nossos dias e abraçar aqueles que estão dispostos a serem usados ​​pelo Senhor.

C. A Afirmação em Seu Chamado. V. 23“o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração”. Quando Barnabé chegou a Antioquia, ele se alegrou com o que o Senhor havia feito e procurou encorajar os novos crentes em sua fé. Até então, ele não havia feito uma contribuição individual para o trabalho lá, mas ele se alegrou com o fruto daqueles que tiveram. Ele sentiu que Deus estava trabalhando e queria estar envolvido com o Senhor em Sua obra.

- Precisamos desenvolver uma atitude de afirmação também. Barnabé não estava preocupado com quem fez o que ou quem receberia o crédito; ele estava genuinamente feliz por Deus estar trabalhando. Devemos estar dispostos a nos alegrar com o sucesso dos outros e determinados a apoiar e encorajar cada membro para o bem-estar de todo o corpo.

II. O Caráter de Barnabé. V. 24

- “...porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor”. Aqui nos são dados detalhes sobre o caráter de Barnabé. Observe:

A. Sua Identificação. V. 24 - Barnabé foi descrito como um homem bom, conhecido e respeitado por seus companheiros. Sua vida havia sido examinada por aqueles que o conheciam e ele foi identificado como alguém que procurava ajudar os outros, vivendo uma boa vida entre os homens.

- As habilidades físicas podem ser aprendidas, mas o caráter genuíno vem de dentro. Há mais para um homem do que suas habilidades. Na verdade, eu preferia ter caráter mais do que talento, se tivesse que escolher um ou outro. Igrejas e ministérios precisam daqueles de caráter moral.

B. Seu Fortalecimento. V. 24 - Barnabé também era conhecido por ser cheio do Espírito Santo e de fé. Sua vida não era vivida em um esforço para promover a si mesmo ou agradar a carne. Ele andava de perto com o Senhor e desfrutava da plenitude do Espírito. Sua vida e ministério eram motivados pela fé. Ele não era um homem que buscava fama ou prestígio. Ele era capacitado pelo Espírito Santo em vez de orgulho e arrogância. Sua vida era conhecida e reconhecida por aqueles que o conheciam.

- Muita ênfase tem sido colocada em habilidades específicas, e muitas vezes os traços de caráter mais importantes são negligenciados ou não buscados. Deus é capaz de nos equipar para a área de serviço em que Ele escolhe nos colocar. Precisamos enfatizar e encorajar a proximidade com o Senhor e a plenitude do Espírito. Aqueles cujas vidas estão em sintonia com o Senhor sempre causarão impacto nos outros. Nosso poder e influência precisam vir de cima, não de nossas próprias habilidades. O Senhor usa aqueles que são submetidos à Sua vontade para suas vidas.

C. Sua Inspiração. V. 24b“E muita gente se uniu ao Senhor”. Enquanto caminhava com o Senhor, em íntima comunhão com Ele, Barnabé causou impacto na vida de muitas pessoas. Sua influência inspirou outros a buscar o Senhor e se submeter a Ele em salvação. Lucas não menciona que Barnabé é um grande palestrante e administrador eficaz, ou até mesmo um grande mestre. Ele apenas menciona sua plenitude do Espírito e da fé. Essas características impactaram os outros por Cristo!

- Nossa disponibilidade e disposição de sermos usados ​​pelo Senhor excederão quaisquer habilidades que tenhamos. É claro que, Deus nos equipa para servir, e Ele usa nossas habilidades para a Sua glória, mas Ele está buscando aqueles que simplesmente entregarão suas vidas a Ele. Aqueles que mais impactaram minha vida espiritualmente foram muito parecidos com Barnabé. Eles não tinham uma posição direta, mas seu compromisso silencioso me desafiou a servir ao Senhor fielmente. Através de seu exemplo, percebi que nosso relacionamento com o Senhor tem prioridade sobre as posições dentro do corpo. Se formos fiéis ao trabalho que Deus nos deu, faremos a diferença na vida dos outros e beneficiaremos o corpo de Cristo!

III. A Cooperação de Barnabé. V. 25-26

- Barnabé sabia que o trabalho era grande demais para realizar sozinho, então ele procurou ajuda para garantir o crescimento contínuo. Observe:

A. Sua Sabedoria. V. 25-26a“Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; e tendo-o achado, o levou para Antioquia”. Barnabé sabia que precisava de ajuda no trabalho em Antioquia. Havia muito o que fazer e ele não conseguia atender às grandes necessidades sozinho. Seguindo a sabedoria do Senhor, ele imediatamente procurou ajuda nesse grande empreendimento. Ele não estava preocupado em receber o crédito sozinho pelo que estava acontecendo em Antioquia; ele estava preocupado com o bem-estar espiritual dos crentes e procurou Paulo para ajudá-lo nessa obra.

- Nós também precisamos ser sensíveis à liderança do Espírito e buscar ajuda quando necessário. Não há lugar para guardas solitários no ministério. Há um grande trabalho a fazer e não podemos realizá-lo sozinho. Servos sábios procurarão aqueles que são capazes de ajudar no ministério, colocando o bem-estar da congregação acima dos desejos ou egos pessoais.

B. Seu Trabalho. V. 26b“...E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente...”. Barnabé permaneceu fiel à igreja em Antioquia. Ele trabalhou diligentemente ao lado de Paulo, reunindo-se regularmente com a congregação e ensinando o povo. Ele estava comprometido com a obra que o Senhor lhe havia dado. Ele não estava procurando um papel maior ou mais influente; ele estava contente em servir onde o Senhor o havia colocado.

- A igreja moderna precisa daqueles com o compromisso e atitude de Barnabé. Precisamos daqueles que seguirão humildemente a liderança do Senhor, servindo fielmente onde Ele os guie e permanecendo em sua posição pelo tempo que o Senhor desejar!

C. Seu Testemunho. V. 26c“...e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos”. Embora esta fosse uma identificação vista negativamente pela sociedade naquela época, ela registra a influência que Barnabé teve sobre aqueles que encontrou. Junto com Paulo, seu ensino e encorajamento levaram a sociedade a identificar a igreja em Antioquia com Cristo. Seu testemunho e influência causaram um impacto que duraria muito depois que o Senhor o transferisse para outra área de serviço. Barnabé ajudou a estabelecer e crescer um vibrante corpo de crentes em Antioquia.

- Igreja não é sobre quem está fazendo o que ou quem está recebendo mais reconhecimento. Trata-se de compartilhar o Evangelho e ver vidas transformadas por Cristo. Trata-se de investir na vida dos outros para promover seu crescimento no Senhor, para que eles também possam alcançar os outros e discipulá-los. Mesmo se você for chamado para servir nas sombras, sirva ao Senhor com alegria. Procure crescer em sua fé e compartilhe suas bênçãos e sabedoria com os outros. Não estou interessado em ser lembrado por minha capacidade de pregar, mas estou interessado em fazer uma diferença duradoura na vida daqueles que conheço. Cada um de nós tem o potencial para fazer isso!

Conclusão: Embora Barnabé tenha servido à sombra de um gigante da fé, Deus o usou de maneira poderosa também. Ele não é tão conhecido como Paulo, mas ele serviu fielmente no papel que Deus o chamou para servir. Ele estava contente em servir onde quer que o Senhor o levasse e em qualquer capacidade que o Senhor escolhesse. Precisamos de mais pessoas com a atitude e o compromisso de Barnabé.

Se você está lutando para encontrar o seu lugar, busque o Senhor em busca de orientação e sabedoria. Se você faz parte do corpo de Cristo, Ele tem um trabalho para você fazer. Se você ainda tem que responder ao chamado da salvação, o Senhor espera por você para atender ao chamado. Venha a Ele hoje e encontre o que você precisa. Ele é a solução para seus problemas!

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

MAIS EBOOKS E CURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!