5 Maneiras de Tornar Sua Pregação Mais Prática e Relevante
No seminário, aprendi a fazer a exegese de um texto para pregar. Infelizmente, esse é apenas um lado do processo da pregação. O outro lado, se você quer que sua pregação seja prática e relevante, é preciso fazer a exegese da sua audiência. Veja como:

1. Entenda sua cultura.

A cultura refere-se ao estilo de vida e a mentalidade da sociedade. Tem a ver com o que as pessoas estão sentindo, o que lhes interessa, o que elas valorizam, o que as aflige e o que elas temem. Se você fosse enviado para outro país como missionário; primeiro procuraria entender a cultura daquele país. No ambiente secular de hoje, é muito importante você entender a cultura da qual sua congregação se reúne. Algumas das maneiras de entender sua cultura é observar o mundo ao seu redor, conversar com pessoas de todas as esferas da vida, ler jornais e revistas de notícias. Você não precisa concordar com a cultura ao seu redor, mas se quiser que sua pregação se conecte, é melhor que você entenda.

2. Conheça o seu público.

No mundo dos negócios, esse princípio é chamado de “conhecer seu cliente”. Esse é um princípio bíblico. Cada um dos quatro evangelhos foi escrito para um público diferente. Jesus e Paulo conheciam o público deles. Você conhece seu público por meio de pesquisas, estudos, dados demográficos e ferramentas psicográficas. Quando sua pregação é baseada em informações recentes e precisas sobre os ouvintes, então sua mensagem chegará em casa. Leia também: Como ser eficaz na pregação

3. Faça o perfil do seu participante típico.

Em outras palavras, pegue as informações coletadas sobre a cultura e a comunidade e desenvolva um perfil do participante típico de sua igreja. Pinte uma imagem deles em sua mente. Identifique a idade, educação, gostos e desgostos, preferências recreativas, problemas financeiros, expectativas, salário e status de família. Na verdade, tente conhecê-los melhor do que eles mesmos.

4. Faça a pergunta certa.

Tipicamente, os pregadores se perguntam antes de um sermão: “Sobre o que falarei? ”. A melhor pergunta a fazer é: “A quem eu estou falando? ”. Esta questão não sacrifica o conteúdo e a verdade bíblica; em vez disso, permite que o conteúdo do sermão atinja seu alvo. Leia também: Como se Preparar para Pregar

5. Pregue do coração para o coração.

A intenção de sua pregação não é preencher um horário designado na ordem de adoração. Você não sobe no púlpito para se ouvir falar, mas para entregar uma mensagem do coração de Deus para o coração dos ouvintes. É uma tarefa nobre e assustadora.

Quando você vê pessoas diante de você que têm mágoas, problemas, dúvidas, medos e ansiedades que corroem a fé delas; quando você vê os nós dos dedos de um punho cerrado, um rosto lutando contra as lágrimas, um coração que está sofrendo e o espírito que não tem alegria porque não tem esperança; quando você vir essas coisas e pregar para elas e a elas, então sua pregação será relevante e prática.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem