Sendo Um Encorajador Como Epafras

Sendo Um Encorajador Como Epafras
Texto: Colossenses 1:7-8 - 4:12-13

Introdução: Hoje lemos sobre outro servo do Senhor que serviu à sombra do apóstolo Paulo. Além dos versos que lemos, Epafras é mencionado apenas uma outra vez nas Escrituras. Filemom 1:23 – “Saúda-te Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus”. Embora não tenhamos muitas informações sobre ele, Epafras é um exemplo a ser admirado no serviço ao Senhor.

A maioria concorda que Epafras era provavelmente o pastor da igreja em Colossos, possivelmente até mesmo plantando a igreja lá. Este teria sido um lugar difícil para ministrar uma vez que Colossos era uma província romana, fortemente influenciada pela cultura romana. Colossos estava situado a 90 milhas a leste de Éfeso e dentro do mesmo vale fértil como Laodicéia e Hierápolis. Colossos ficava a apenas 19 quilômetros de Laodicéia, às margens do rio Lico. Colossos era a menor das três cidades do vale, mas a estrada principal de Éfeso ao rio Eufrates passava por Colossos. Ele teria hospedado muitos viajantes em sua jornada de ida e volta de Éfeso.

À medida que continuamos a observar aqueles que serviram fielmente nas sombras, as contribuições que Epafras fez à igreja não podem ser ignoradas ou minimizadas. Ele não era tão conhecido como Paulo, mas desempenhou um papel fundamental no avanço das igrejas em Colossos e Laodicéia. Precisamos daqueles como Epafras entre nós hoje. Vamos examinar as contribuições que ele fez enquanto meditamos sobre o tema: Sendo Um Encorajador Como Epafras.

I. A Dedicação de Epafras (1:7-8)

- Quando Paulo abre sua carta para a igreja colossense, ele menciona seu pastor, Epafras. O nome Epafras significa “amável”. Paulo apreciava a comunhão e apoio que ele recebeu de Epafras. Encontramos Paulo mencionando:

A. Sua Cooperação. V. 7a“segundo aprendestes de Epafras, nosso amado conservo”. Ambos compartilhavam um traço comum, eram companheiros de serviço do Senhor Jesus Cristo. Este era um título que significava literalmente “um escravo igual”. Paulo reconheceu que Epafras possuía as qualidades de um verdadeiro servo, um escravo voluntário de seu Senhor e Mestre.
- Precisamos daqueles que possuem essas qualidades. Você não precisa ser um pastor para ser um servo do Senhor. Poucos estão dispostos a ser verdadeiramente um servo, um servo voluntario e submisso ao Senhor e ao Mestre de suas vidas.

B. Sua Convicção. V. 7b“que por nós é fiel ministro de Cristo”. Epafras era um homem de compaixão e submissão, mas ele também era um homem de convicção. Ele era um homem que pregava o evangelho sem compromisso. A ideia transmitida aqui para um ministro fiel é, “aquele que executa os mandamentos do Mestre”. Epafras não hesitava em sua lealdade ao Senhor, mesmo na adversidade.

- É o desejo do meu coração ser um ministro fiel. Eu quero cumprir o mandamento do Senhor a todo custo. Eu quero ser alguém que pregue a verdade sem compromisso e permaneça firme na Palavra. Você deve desejar isso em sua vida também. Você pode não ser chamado para pregar, mas pode cumprir fielmente aquilo que o Senhor deseja de você. A igreja moderna necessita desesperadamente de convicção, aqueles que executarão fielmente os mandamentos do Mestre sem compromisso!

C. Seu Compromisso. V. 8“O qual também nos declarou o vosso amor no Espírito”. Está claro que Epafras tinha um coração para a igreja em Colossos. Ele havia conversado com Paulo sobre eles, buscando conselhos piedosos a fim de ser benéfico em suas vidas espirituais. Epafras era um homem que amava o rebanho que Deus o havia chamado para pastorear.

- Não há dúvida de que precisamos de mais homens como Epafras em nossos dias. Precisamos de homens de Deus que estejam mais preocupados com as ovelhas do que com o salário. Precisamos de pastores com mais desejo pelo povo do que o prestígio. Precisamos de pregadores que estejam mais preocupados com as necessidades do que com os números. Eu oro para que Deus me permita crescer em minha compaixão e desejo por vocês.

- Precisamos que os membros da igreja que estejam comprometidos com o bem-estar de toda a igreja também, aqueles que possuem um profundo amor e compromisso para o Senhor e Sua igreja. Devemos ser como a igreja em Colossos, servindo ao Senhor e uns aos outros com amor no Espírito. Muitos hoje são consumidores em vez de servidores. Eles frequentam a igreja somente pelo que podem receber. Não devemos comparecer apenas para ver o que a igreja pode fazer por nós, mas procurarmos servir a igreja!

II. O Desejo de Epafras (4:12-13)

- Quando Paulo conclui seus pensamentos na carta aos colossenses, ele menciona Epafras novamente. Aqui ele lembra a igreja do grande desejo que Epafras tem pela igreja e pelo ministério como um todo. Observe:

A. Sua Identidade. V. 12a“Saúda-vos Epafras, que é um de vós, servo de Cristo Jesus”. Paulo lembra a igreja que Epafras era um deles, um servo de Cristo, assim como eles eram. Ele não se via de forma diferente ou de posição mais elevada do que outros servos dentro da igreja. É evidente que Epafras ficou feliz em se identificar com a igreja em Colossos e a igreja como um todo.

- Essa é uma qualidade essencial de um verdadeiro servo do Senhor. Tenho o prazer de me identificar com a igreja. Ela é o corpo de Cristo; Ele morreu para comprar sua redenção e proporcionar-lhe a vida eterna. É impossível servir verdadeiramente ao Senhor e recusar-se a identificar-se com a igreja. De fato, estou convencido de que não há mais nada que se compare à igreja nesta vida. Eu estive envolvido com várias organizações ao longo dos anos que forneceram diferentes serviços e benefícios para a comunidade, mas nada se compara à igreja. Eu sempre posso me identificar com você. Somos uma família no Senhor. Você me entende muito melhor do que o mundo. Nós compartilhamos uma fé comum e amor um pelo outro! É um privilégio e uma alegria ser identificado com a igreja!

B. Seu Fervor. V. 12b“...e que sempre luta por vós nas suas orações”. Paulo também falou do fervoroso trabalho de oração que Epafras exercitava pela igreja. Ele estava preocupado com o bem-estar dela, desejando a ajuda do Senhor para ela, e isso o levou a fervorosa oração pela igreja. Ele estava empenhado em orar pela igreja e pelo trabalho em que ela estava envolvida. Estou convencido de que essas não eram orações ocasionais e habituais, mas orações genuínas e sinceras. Ele estava disposto a tomar o tempo e colocar o esforço necessário para orar pela igreja.

- Isso é algo que todos nós podemos fazer e, na verdade, todos nós devemos fazer. Se você faz parte do corpo de Cristo, Sua igreja, você tem a responsabilidade de orar pela igreja. Este é um trabalho de amor que passará despercebido aos que o rodeiam, mas devemos estar dispostos a nos esforçar de qualquer maneira. Nossas igrejas são fracas e carentes porque não estamos comprometidos com a oração. Não consigo pensar em nada mais importante ou necessário em nossos dias do que em fervorosa oração pela igreja. Se você quer ser um verdadeiro servo do Senhor, comprometa-se a orar pela igreja em uma base consistente.

C. Sua Consistência. V. 12c“...para que permaneçais perfeitos e plenamente seguros em toda a vontade de Deus”. Epafras recebeu a Cristo como seu Senhor e Salvador. Ele desfrutava de comunhão com Cristo e procurava servi-Lo de todas as formas possíveis. Ele ansiava que a igreja compartilhasse esse relacionamento amoroso e comprometido. Este desejo não foi reservado para a liderança ou alguns servos escolhidos. Epafras desejava que a igreja como um todo permanecesse amadurecida no Senhor, conhecendo e se entregando totalmente à Sua vontade para suas vidas. Paulo revela que Epafras nunca ficou satisfeito com um esforço indiferente. Enquanto a igreja existisse, haveria espaço para crescimento e ele desejava ver todo crente chegar à plenitude dentro da fé.

- Não deveria ser esse o nosso desejo também? Epafras modelou o discipulado para nós. Ele queria ajudar todo crente a amadurecer na fé. Muitas vezes ficamos tão ocupados e consumidos com nossas próprias vidas e responsabilidades que não conseguimos enxergar as necessidades dos outros. A comunhão nunca alcançará todo o seu potencial até que cada membro tenha crescido em sua fé e esteja a caminho da maturidade espiritual. Você pode pensar que é um processo que nunca veremos realizado e você está certo; mas devemos fazer todos os esforços para discipular aqueles com quem servimos e adoramos. Os crentes maduros devem estar dispostos a investir na vida dos outros, compartilhando sua sabedoria, dons e habilidades com eles, em um esforço para produzir crentes maduros que, por sua vez, discipulam os outros!

D. Seu Legado. V. 13“Pois dou-lhe testemunho de que tem grande zelo por vós, como também pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis”. Podemos não saber muito sobre Epafras devido à informação limitada que temos, mas ficou evidente que ele havia impactado a vida de muitos. Paulo sabia que ele era zeloso pela igreja em Colossos e as igrejas em Laodicéia e Hierápolis também. É evidente que Epafras foi fundamental para a fundação e o florescimento de todas as três igrejas. Uma única vida fizera uma tremenda diferença na vida de muitos. Ele deixou um legado de amor, compromisso e serviço para o Senhor e Sua igreja.

- Percebo que o trabalho que fazemos não é sobre nós ou para o nosso reconhecimento pessoal, mas espero que possamos deixar algo de valor duradouro para trás. Não seria uma tragédia passar uma vida inteira em uma igreja particular e nunca causar impacto em alguém lá? Eu quero deixar um legado para trás. Quero investir na vida dos outros, procurando ajudá-los a continuar depois que eu partir. Eu provavelmente não poderei deixar muitos bens materiais ou monetários para trás, mas posso deixar um legado de amor, compromisso e serviço ao Senhor.

Conclusão: Epafras foi um servo fiel que serviu nas sombras, mas ele causou um impacto grande e duradouro naqueles que o rodeavam. Seu amor e fidelidade ajudaram a assegurar o bem-estar da igreja e devem ter encorajado e equipado outros na fé. Embora não saibamos muito, sabemos que ele fez a diferença. Você não gostaria de fazer diferença para a causa de Cristo e o bem da igreja? Você está disposto a ser usado pelo Senhor e investir na vida dos outros? Você se comprometerá a servir ao Senhor ao lado de outros, esforçando-se para fortalecer a congregação e assegurar sua longevidade? Você pode argumentar que você não tem muita habilidade, mas eu diria o contrário. Você pode orar ao Senhor pela igreja. Não há nada maior que se possa fazer que seja mais necessário.

Se você ainda não é salvo, peço-lhe que responda ao chamado de Cristo na salvação. Ele quer que você seja parte do corpo dele, a igreja. Ele quer que você o sirva e possua a vida eterna quando a vida na terra acabar. Venha a Ele se Ele está lidando com você sobre a salvação essa noite!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem