Vendo Através dos Olhos da Fé Como Eliseu

Olhando Através dos Olhos da Fé Como Eliseu
Texto: 2 Reis 6:15-20

Introdução: Durante esse tempo, Israel enfrentou numerosos ataques dos sírios. Cada vez que o rei da Síria planejava um ataque, o Senhor dava a Eliseu uma visão de seus planos e ele era capaz de avisar Israel. Sabendo que alguém estava compartilhando seus planos com os israelitas, o rei começou a perguntar sobre esse ato percebido de traição. Um dos servos do rei afirmou que nenhum dos sírios havia traído o rei, mas Eliseu, o profeta, estava advertindo Israel.

Enfurecido pela inteligência de Eliseu, o rei enviou suas tropas para encontrar Eliseu e trazê-lo para a Síria. Foi relatado que Eliseu estava em Dotã e o rei enviou uma brigada de tropas para trazer Eliseu para um interrogatório. A fidelidade ao Senhor enfureceu o inimigo e agora Eliseu estava cercado. Parecia não haver escapatória, mas Deus tinha outro plano.

Não estamos engajados em missões militares secretas e, no entanto, muitas vezes nos vemos diante de um ataque do inimigo simplesmente por causa de nossa fidelidade ao Senhor. Esses ataques são inesperados e até inevitáveis. Muitas vezes nos sentimos como Eliseu, completamente em desvantagem e em necessidade de ajuda sobrenatural. Embora não possamos ver com nossos olhos físicos, o Senhor proporciona mais ajuda do que podemos imaginar. Nós nunca estamos sozinhos na jornada ou forçados a enfrentar o inimigo dentro de nossos próprios meios. Ao examinarmos as realidades dessa situação, quero considerar: Vendo Através dos Olhos da Fé Como Eliseu.

I. A Preocupação do Servo. V. 15

- “Tendo o moço do homem de Deus se levantado muito cedo, saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros. Então o moço disse ao homem de Deus: Ai, meu senhor! Que faremos? ”. Eliseu tinha um servo com ele em Dotã, e ele não estava ciente da gravidade da situação ou da presença do Senhor. Observe:

A. Sua descoberta. V. 15a“Tendo o moço do homem de Deus se levantado muito cedo, saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros...”. Levantando-se de manhã muito cedo, provavelmente cumprindo com seus deveres do dia, o criado descobriu que a cidade havia sido cercada pelo inimigo. Não foram poucos os sírios que vieram para a vigilância, uma hoste de cavalos e carruagens estava lá. A cidade estava cercada e a situação parecia terrível. Ele pode não ter tido conhecimento da oposição a Eliseu, mas ele rapidamente descobriu que o inimigo vinha contra eles.

- Não é assim que problemas e adversidades costumam chegar até nós? Há momentos em que podemos ter algum aviso prévio, mas muitas vezes o problema surge de repente. Certamente todos nós já passamos por momentos em que parece que fomos recebidos pelo inimigo logo pela manhã. Todos nós lidamos com inconveniências às vezes, mas eventualmente enfrentaremos uma situação que nunca imaginamos.

B. Seu Desânimo. V. 15b“...Então o moço disse ao homem de Deus: Ai, meu senhor! Que faremos? ”. Após sua descoberta, o servo correu para Eliseu em completo desalento. Sem dúvida, seu coração estava cheio de medo e incerteza. Tanto quanto sabemos, não havia mais ninguém na casa com o servo, mas Eliseu. Não há menção de nenhuma tropa israelita em Dotã. Em seu medo e desânimo, ele proclamou - Olhe mestre! O que nós vamos fazer? Neste momento de grande necessidade, o servo não viu meios possíveis de fuga. O medo tomou conta de seu coração ao contemplar o futuro.

- Posso dizer com razoável certeza que todos os que estão no santuário hoje já experimentaram essas mesmas emoções de uma vez ou outra. Nós enfrentamos uma situação que estava desesperada e não tínhamos ideia do que faríamos. A dificuldade exigia mais do que possuímos. Faltou-nos a sabedoria, força e recursos para conseguir uma resolução adequada. Nosso coração estava tomado pelo medo quando a nossa mente começou a correr solta, imaginando todos os cenários possíveis.

II. A Confiança de Eliseu. V. 16-17

- Quando o servo transmitiu sua profunda preocupação a Eliseu, o homem de Deus respondeu com confiança inabalável. Observe:

A. Sua segurança. V. 16“Respondeu ele: Não temas; porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles”. Não podemos ter uma noção da emoção que Eliseu demonstrou, mas parece que ele respondeu com uma atitude que revelou pouca ou nenhuma preocupação. Eliseu assegurou ao servo que não havia nada a temer. Embora parecessem em menor número, Eliseu sabia que havia mais com eles do que com o inimigo. Eu posso imaginar como o servo pode ter se sentido. “Mais conosco do que com eles! Você já olhou lá fora? A cidade inteira está cercada, e eu não vejo ninguém além de você e eu em casa! ”. Como vamos descobrir, Eliseu estava olhando através dos olhos da fé, vendo o impossível.

- Isso é difícil de lembrar em nossos momentos de desespero, mas não temos nada a temer. Cristo já conquistou todos os inimigos que poderíamos enfrentar quando ressuscitou em vida triunfante. Somos mais que vencedores em Cristo. Se Deus é por nós, quem pode ser contra nós? Maior é Ele dentro de nós do que aquele que está no mundo.

B. Sua petição. V.17a“E Eliseu orou, e disse: Ó Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja...”. O servo estava olhando através dos olhos físicos, e Eliseu buscou o Senhor para permitir que ele visse através dos olhos da fé. O jovem só viu o inimigo e a aparente desesperança de sua situação. Eliseu queria que ele visse a mão de Deus operando no meio deles.

- É fácil se concentrar apenas na nossa adversidade. Nós tendemos a nos concentrar mais nas tempestades que enfrentamos, em vez de no Aquele que pode acalmar nossa tempestade ou vir até nós caminhando na tempestade. Às vezes é difícil olhar através dos olhos da fé, mas devemos confiar no Senhor quando não entendemos.

C. Sua Consciência. V. 17b“...E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu”. Embora o servo não soubesse, Eliseu já sabia que estava cercado pelo exército do céu, um número muito maior e mais poderoso do que qualquer coisa que o inimigo pudesse trazer contra eles. Agora o servo foi capaz de ver o que Eliseu já via. Ele agora olhou através dos olhos da fé, não da visão. Não há registro da resposta do servo, mas tenho certeza que trouxe paz e conforto ao seu coração amedrontado.

- À medida que enfrentamos dificuldade e desespero, o medo é a resposta natural. Somos limitados em nossas habilidades e, muitas vezes, incapazes de fazer algo sobre a nossa situação. Quando atacados pelo inimigo, tendemos a acreditar que a derrota é iminente, mas temos uma fonte de força e disposição que o inimigo não pode igualar. Embora não estejamos conscientes, o Senhor está sempre perto de nós e nos provê de acordo com Sua vontade divina. Salmo 34:7 – “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”.

- John Paton era missionário nas Ilhas Novas Hébridas. Uma noite, nativos hostis cercaram a estação missionária, com a intenção de queimar os Patons e matá-los. Paton e sua esposa oraram durante aquela noite cheia de terror que Deus os libertaria. Quando a luz do dia raiou, eles ficaram surpresos ao ver que seus agressores haviam partido.

Um ano depois, o chefe da tribo se converteu a Cristo. Lembrando-se do que havia acontecido, Paton perguntou ao chefe o que o impedira de incendiar a casa e matá-los. O chefe respondeu, surpreso: "Quem eram todos aqueles homens com você lá?" Paton sabia que nenhum homem estava presente - mas o chefe disse que eles ficaram com medo de atacar porque ele tinha visto centenas de homens grandes com roupas brilhantes com espadas desembainhadas circulando a estação missionária.

III. A Conquista Sobre o Inimigo. V. 18-20

- Deus não enviou Eliseu a Dotã para perecer. Ele o libertou através de Sua poderosa mão e trouxe grande vitória para Israel. Observe:

A. A Súplica de Eliseu. V. 18“Quando os sírios desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor, e disse: Fere de cegueira esta gente, peço-te. E o Senhor os feriu de cegueira, conforme o pedido de Eliseu”. Embora eu acredite que as orações de Eliseu foram motivadas pelo Senhor, ele orou para que o exército sírio fosse atingido pela cegueira. Isso pode ter parecido uma oração ousada para alguns, mas o Senhor já havia providenciado uma hoste de cavalos e carruagens de fogo para proteger Eliseu. Se Deus podia fornecer uma hoste celestial em sua defesa, Eliseu não teve nenhum problema em acreditar que Deus poderia responder a essa humilde oração.

- Falamos de fé e de nossa confiança no poder de Deus, mas deixamos de exercer essa fé quando oramos. O inimigo quer que acreditemos que nossa situação é sem esperança e que Deus não se importa. Precisamos ter a ousadia e a confiança de Eliseu ao orarmos. Ele se entregou na cruz do Calvário por nosso pecado. Ele está preparando uma casa no céu para que passemos a eternidade com Ele. Ele garantiu a vitória para todo crente. Certamente, Ele se preocupa com as nossas necessidades diárias e encargos, e é mais do que capaz de prover para nós! Nós confiamos Nele com relação ao nosso destino eterno. Por que não confiar nEle para nossas necessidades atuais?

B. A Confusão do Inimigo. V. 19“Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria”. Deus foi fiel e respondeu a oração de Eliseu. Ele atingiu o inimigo com cegueira e trouxe confusão entre eles. O homem que procuravam saiu e convenceu-os de que estavam no lugar errado. Se eles o seguissem, ele os levaria ao homem que procuravam. Milagrosamente seguiram Eliseu até Samaria, a capital de Israel.

- Satanás tem poder, mas ele não tem todo o poder. Ele não é páreo para o Senhor. Ele gosta de trazer destruição e derrota para nossas vidas, mas nós servimos Aquele que pode nos capacitar a vencer. Deus tem um plano para nossas vidas e Satanás não pode fazer nada para impedir a soberana vontade de Deus.

C. A provisão do Senhor. V. 20“E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, e viram; e eis que estavam no meio de Samaria”. Seguindo sua jornada de aproximadamente onze milhas, levando-os a Samaria, Eliseu orou e Deus abriu os olhos dos sírios. O que parecia ser planos bem definidos para que uma brigada de soldados prendesse um homem acabara em derrota e os soldados rendidos ao inimigo. O rei sírio pensou muito bem em sua estratégia, mas não planejou o poder de Deus. O Senhor providenciou proteção para Eliseu e bênção para Israel.

- Sua situação pode parecer sem esperança hoje. Você pode sentir como se nunca fosse sobreviver, estando completamente cercado pelo inimigo. Se você estivesse completamente sozinho, eu poderia concordar, mas aqueles em Cristo nunca estão sozinhos. Ele está conosco para guardar e guiar nossas vidas através do Espírito Santo. Somos mantidos em segurança nas mãos de nosso Senhor. Qualquer que seja a necessidade que você tenha, Ele é capaz de prover!

Conclusão: Você está lutando hoje, com medo de um futuro incerto? Você está se perguntando como você vai sobreviver à batalha que grassa ao seu redor? Olhando através dos olhos físicos, você nunca verá a vitória, mas pela fé em Cristo você pode. Ele está pronto para atender sua necessidade, ele é mais do que capaz de prover. Se você ainda é não salvo, e deseja responder ao convite para a salvação, peço-lhe que venha a Cristo hoje com fé e arrependimento do pecado. Ele é capaz e disposto a salvar!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem