Famílias em Desintegração – Esboço de Sermão
Texto: 1 Samuel 2:12-29

Introdução: Eli era um grande pregador, um bom sacerdote e um juiz. Como Sumo Sacerdote, só ele poderia entrar no lugar mais sagrado uma vez por ano para oferecer sacrifício expiatório em nome da nação. Mas como pai, Eli era passivo, inativo e desinteressado. Ele fazia vista grossa para os pecados de seus próprios filhos.

1. Famílias em desintegração têm pais preocupados com uma ocupação, excluindo as necessidades da família.

a. 1 Samuel 2:12

b. Hofni e Finéias não conheciam a Deus! Mesmo sendo sacerdotes! Mesmo tendo sido criados pelo Sumo Sacerdote! Eles estavam no Tabernáculo todos os dias! As visões e sons da adoração os rodeavam todos os dias! Mas o relacionamento nunca foi formado entre esses homens e Deus.

c. 2 Tessalonicenses 1:8

d. 1 Samuel 2:15-17 - Os sacerdotes deveriam levar o que sobrasse! Eles deveriam confiar em Deus para prover para eles e suas famílias.

e. 1 Samuel 2:22 - Esses homens não só se aproveitavam de Deus como também se aproveitavam das mulheres frágeis da comunidade.

f. Eli, o pai e sacerdote não havia incutido um sentimento de respeito e temor por Deus nesses homens quando crianças. Ele não tirou tempo para conhecê-los e ensinar-lhes os fatos mais importantes desta vida!

2. Famílias em desintegração têm pais que se recusam a enfrentar a gravidade das ações de seus filhos.

a. 1 Samuel 2:23-25 ​​– Falar, as vezes é inútil! Discipline!

b. 1 Samuel 3:12-14 - Deus envia uma mensagem através de Samuel.

c. 1 Samuel 3:15-18 – A resposta de Eli! Descuidado, apático e ingênuo!

d. Provérbios 19:18 - Discipline seus filhos enquanto ainda há esperança! Sem disciplina, as crianças podem se destruir!

e. Faça o que for preciso para salvá-los, não os incentive a fazer mais coisas erradas! Não seja um facilitador!

f. Ilustração de Delinquente Juvenil, (a sua família foi e levou-o para longe da ajuda que ele precisava desesperadamente).

g. As famílias devem enfrentar esses problemas e superá-los juntos!

3. Famílias em desintegração racionalizam o comportamento errado e, assim, tornam-se parte do problema.

a. Tão grande homem quanto Eli, ele realmente participou do comportamento de seu filho.

b. 1 Samuel 2:29 - Eli foi passivo e racionalizou o comportamento de seus filhos. Comendo carne que foi roubada do Altar de Deus.

c. Ao não fazer nada para impedir os erros, estamos de fato participando! Tome uma posição. Romanos 1:29-32.

d. A dor da rejeição nesta vida não se compara com a dor que sentiremos pela rejeição de Deus porque não fizemos o que era certo!

Conclusão: Pais, o Senhor nos responsabiliza pelo ambiente que criamos para nossos filhos. Somos responsáveis ​​por ensina-los a amar e temer a Deus e educa-los. É importante que passemos bons momentos com nossos filhos e ouvir o que eles têm a dizer. Nossos filhos são preciosos, são um presente de Deus.

A Bíblia diz: “Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta” Salmos 127:3-5