Famílias em Desintegração – Esboço de Sermão

Famílias em Desintegração – Esboço de Sermão
Texto: 1 Samuel 2:12-29

Introdução: Eli era um grande pregador, um bom sacerdote e um juiz. Como Sumo Sacerdote, só ele poderia entrar no lugar mais sagrado uma vez por ano para oferecer sacrifício expiatório em nome da nação. Mas como pai, Eli era passivo, inativo e desinteressado. Ele fazia vista grossa para os pecados de seus próprios filhos.

1. Famílias em desintegração têm pais preocupados com uma ocupação, excluindo as necessidades da família.

a. 1 Samuel 2:12

b. Hofni e Finéias não conheciam a Deus! Mesmo sendo sacerdotes! Mesmo tendo sido criados pelo Sumo Sacerdote! Eles estavam no Tabernáculo todos os dias! As visões e sons da adoração os rodeavam todos os dias! Mas o relacionamento nunca foi formado entre esses homens e Deus.

c. 2 Tessalonicenses 1:8

d. 1 Samuel 2:15-17 - Os sacerdotes deveriam levar o que sobrasse! Eles deveriam confiar em Deus para prover para eles e suas famílias.

e. 1 Samuel 2:22 - Esses homens não só se aproveitavam de Deus como também se aproveitavam das mulheres frágeis da comunidade.

f. Eli, o pai e sacerdote não havia incutido um sentimento de respeito e temor por Deus nesses homens quando crianças. Ele não tirou tempo para conhecê-los e ensinar-lhes os fatos mais importantes desta vida!

2. Famílias em desintegração têm pais que se recusam a enfrentar a gravidade das ações de seus filhos.

a. 1 Samuel 2:23-25 ​​– Falar, as vezes é inútil! Discipline!

b. 1 Samuel 3:12-14 - Deus envia uma mensagem através de Samuel.

c. 1 Samuel 3:15-18 – A resposta de Eli! Descuidado, apático e ingênuo!

d. Provérbios 19:18 - Discipline seus filhos enquanto ainda há esperança! Sem disciplina, as crianças podem se destruir!

e. Faça o que for preciso para salvá-los, não os incentive a fazer mais coisas erradas! Não seja um facilitador!

f. Ilustração de Delinquente Juvenil, (a sua família foi e levou-o para longe da ajuda que ele precisava desesperadamente).

g. As famílias devem enfrentar esses problemas e superá-los juntos!

3. Famílias em desintegração racionalizam o comportamento errado e, assim, tornam-se parte do problema.

a. Tão grande homem quanto Eli, ele realmente participou do comportamento de seu filho.

b. 1 Samuel 2:29 - Eli foi passivo e racionalizou o comportamento de seus filhos. Comendo carne que foi roubada do Altar de Deus.

c. Ao não fazer nada para impedir os erros, estamos de fato participando! Tome uma posição. Romanos 1:29-32.

d. A dor da rejeição nesta vida não se compara com a dor que sentiremos pela rejeição de Deus porque não fizemos o que era certo!

Conclusão: Pais, o Senhor nos responsabiliza pelo ambiente que criamos para nossos filhos. Somos responsáveis ​​por ensina-los a amar e temer a Deus e educa-los. É importante que passemos bons momentos com nossos filhos e ouvir o que eles têm a dizer. Nossos filhos são preciosos, são um presente de Deus.

A Bíblia diz: “Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta” Salmos 127:3-5

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!