A Palavra Que Permanece

A Palavra que Permanece
Texto: 1 Pedro 1:22 - 2:3

Introdução: Neste sermão, vamos considerar a Palavra de Deus e como ela está conectada ao tema de Pedro sobre a graça de Deus.

1. Obediência à verdade (1:22)

A. Ao discutir a “verdadeira graça de Deus” (1 Pedro 5:12), Pedro mencionou obediência; mas não como o mundo faz - ele não colocou a graça e a obediência uma contra a outra; ele não disse que a obediência é desnecessária; ele não disse que nossa obediência é uma tentativa de "ganhar" a salvação.

B. Pedro já havia enfatizado a obediência (1 Pedro 1:2, 14) - devemos obedecer a verdade que é a palavra de Deus (João 17:17)

C. Quando obedecemos a verdade, purificamos nossas almas - purificamos nossos corações pela fé (Atos 15:9); a fé vem ouvindo a palavra (Romanos 10:17); portanto, a fé deve ser uma fé obediente

D. Quando obedecemos a verdade, temos um amor sincero por nossos irmãos - sem hipocrisia (Romanos 12:9); nos leva a "fervorosamente amar uns aos outros do coração" porque Deus nos ama (1 João 4:11)

2. A Semente pela qual nascemos de novo (1:23)

A. Pedro já havia mencionado ser "nascido de novo" (1 Pedro 1:3) - batizado em Cristo (João 3: 3, 5; Romanos 6:3-4); capaz de ser "nascido de novo" por causa da "semente que é ... incorruptível"

B. A “semente” que nos leva a ser “nascidos de novo” é a “palavra de Deus” - o evangelho é o poder de Deus para a salvação (Romanos 1:16); o evangelho seria pregado a toda a criação (Marcos 16:15) e aqueles que responderiam seriam batizados (Marcos 16:16; Atos 2:37-38, 41); “O batismo agora te salva” (1 Pedro 3:21) porque é a resposta apropriada ao evangelho (Romanos 10:13-14; Atos 22:16)

C. Se ensinarmos uma mensagem que não chama as pessoas a obedecerem ao Senhor e serem batizadas, estamos ensinando uma mensagem que é “corruptível” - um evangelho diferente (Gálatas 1:6-7).

3. A Palavra de Deus é viva e permanece (1:23-25)

A. A palavra de Deus não é algo que se tornará desatualizado e perdido com o tempo - é viva (Hebreus 4:12) e permanecerá para sempre (Salmo 119:89)

B. Esta é a palavra que nos foi pregada (1 Pedro 1:25) - o “evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24)

C. O homem está sempre precisando de salvação (Romanos 3:23; 1 Pedro 2:25) - portanto, o homem sempre precisa do evangelho (Romanos 1:16); nunca chegará um momento em que precisaremos de algo diferente do evangelho para salvação

4. A Palavra foi dada para que possamos crescer (2:1-3)

A. Não somente devemos obedecer à verdade (1 Pedro 1:22), devemos crescer (2 Pedro 3:18) - assim como se espera que um bebê cresça, devemos crescer em Cristo.

B. Como crescemos?
a. Deixando de lado o pecado (1 Pedro 2:1; 1:14; 4:2);
b. Desejando o leite puro da palavra (1 Pedro 2:2; 2 Coríntios 2:17; Apocalipse 22:17-18);
c. Colocando a palavra em prática (Hebreus 5:14)

C. "Se você provou a bondade do Senhor" (1 Pedro 2:3) - devemos reconhecer o fato de que Deus é misericordioso para conosco e então "continue em Sua bondade" (Romanos 11:22).

Conclusão

A. Pela graça de Deus, Ele ofereceu a salvação para nós - Ele nos mostrou como recebê-la em Sua palavra

B. É a mesma mensagem que precisamos seguir hoje - será a mesma mensagem enquanto a terra existir

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem