A Palavra Que Permanece

A Palavra que Permanece
Texto: 1 Pedro 1:22 - 2:3

Introdução: Neste sermão, vamos considerar a Palavra de Deus e como ela está conectada ao tema de Pedro sobre a graça de Deus.

1. Obediência à verdade (1:22)

A. Ao discutir a “verdadeira graça de Deus” (1 Pedro 5:12), Pedro mencionou obediência; mas não como o mundo faz - ele não colocou a graça e a obediência uma contra a outra; ele não disse que a obediência é desnecessária; ele não disse que nossa obediência é uma tentativa de "ganhar" a salvação.

B. Pedro já havia enfatizado a obediência (1 Pedro 1:2, 14) - devemos obedecer a verdade que é a palavra de Deus (João 17:17)

C. Quando obedecemos a verdade, purificamos nossas almas - purificamos nossos corações pela fé (Atos 15:9); a fé vem ouvindo a palavra (Romanos 10:17); portanto, a fé deve ser uma fé obediente

D. Quando obedecemos a verdade, temos um amor sincero por nossos irmãos - sem hipocrisia (Romanos 12:9); nos leva a "fervorosamente amar uns aos outros do coração" porque Deus nos ama (1 João 4:11)

2. A Semente pela qual nascemos de novo (1:23)

A. Pedro já havia mencionado ser "nascido de novo" (1 Pedro 1:3) - batizado em Cristo (João 3: 3, 5; Romanos 6:3-4); capaz de ser "nascido de novo" por causa da "semente que é ... incorruptível"

B. A “semente” que nos leva a ser “nascidos de novo” é a “palavra de Deus” - o evangelho é o poder de Deus para a salvação (Romanos 1:16); o evangelho seria pregado a toda a criação (Marcos 16:15) e aqueles que responderiam seriam batizados (Marcos 16:16; Atos 2:37-38, 41); “O batismo agora te salva” (1 Pedro 3:21) porque é a resposta apropriada ao evangelho (Romanos 10:13-14; Atos 22:16)

C. Se ensinarmos uma mensagem que não chama as pessoas a obedecerem ao Senhor e serem batizadas, estamos ensinando uma mensagem que é “corruptível” - um evangelho diferente (Gálatas 1:6-7).

3. A Palavra de Deus é viva e permanece (1:23-25)

A. A palavra de Deus não é algo que se tornará desatualizado e perdido com o tempo - é viva (Hebreus 4:12) e permanecerá para sempre (Salmo 119:89)

B. Esta é a palavra que nos foi pregada (1 Pedro 1:25) - o “evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24)

C. O homem está sempre precisando de salvação (Romanos 3:23; 1 Pedro 2:25) - portanto, o homem sempre precisa do evangelho (Romanos 1:16); nunca chegará um momento em que precisaremos de algo diferente do evangelho para salvação

4. A Palavra foi dada para que possamos crescer (2:1-3)

A. Não somente devemos obedecer à verdade (1 Pedro 1:22), devemos crescer (2 Pedro 3:18) - assim como se espera que um bebê cresça, devemos crescer em Cristo.

B. Como crescemos?
a. Deixando de lado o pecado (1 Pedro 2:1; 1:14; 4:2);
b. Desejando o leite puro da palavra (1 Pedro 2:2; 2 Coríntios 2:17; Apocalipse 22:17-18);
c. Colocando a palavra em prática (Hebreus 5:14)

C. "Se você provou a bondade do Senhor" (1 Pedro 2:3) - devemos reconhecer o fato de que Deus é misericordioso para conosco e então "continue em Sua bondade" (Romanos 11:22).

Conclusão

A. Pela graça de Deus, Ele ofereceu a salvação para nós - Ele nos mostrou como recebê-la em Sua palavra

B. É a mesma mensagem que precisamos seguir hoje - será a mesma mensagem enquanto a terra existir

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!