4 Características de Um Bom Sermão

4 Características de Um Bom Sermão
A maioria das pessoas consegue reconhecer um bom sermão quando ouvem, embora possam ter dificuldade para explicar porque. Para aqueles de nós que tentam pregar esses “bons sermões”, é útil entender o que é necessário para obter essas respostas positivas de nossos ouvintes.

Naturalmente, os ouvintes variam e têm coisas diferentes que estão procurando em um pregador. A teologia de um ouvinte determinará seu senso do sermão. Aqueles que estão comprometidos com uma visão elevada das Escrituras podem esperar algo diferente de um comprometido com uma visão mais ativa da obra do Espírito Santo.

O estilo de aprendizagem é um fator para considerar a eficácia de um sermão. Alguns ouvintes aprendem melhor através da reflexão; outros preferem uma abordagem mais ativa e participativa. A cultura afetará a avaliação de um sermão. De onde viemos, a que geração pertencemos, nossa denominação, nossa situação econômica e nosso gênero desempenham um papel na determinação do tipo de pregador que melhor respondemos.

Ainda assim, se a pregação é pregação, há certas coisas que podem ser ditas em todos os sentidos. Se as coisas a seguir estiverem em vigor, podemos estar bastante confiantes de que nossos sermões serão bem apreciados e levarão aos tipos de respostas que esperamos. Esses, então, são os fatores que resultam em uma pregação “boa” e talvez até “ótima”.

Um bom sermão é enraizado na Bíblia.

Um sermão deve encontrar o seu fundamento na Palavra de Deus. Muitas coisas boas podem ser ditas por um pregador, mas se o ouvinte não acha que o sermão tem sido útil para se comprometer com a Bíblia, fica aquém como um sermão. Isso significa que a Bíblia será usada mais do que fachada ou como ponto de partida. A Bíblia governará o sermão e será a fonte de sua grande ideia se o sermão for bom.

Bons pregadores entendem que Deus ainda fala através de sua Palavra. A Bíblia é o único instrumento que Deus prometeu abençoar. Quando se trata de boa pregação, a Bíblia é onde o poder está.

Um bom sermão ajuda as pessoas a ouvirem de Deus.

Essa é uma definição tão útil de pregação quanto eu sei. Os pregadores trabalham para conectar pessoas com a voz de Deus. Se um ouvinte não sentir que ele ou ela esteve na presença de Deus e ouviu algo significativo dele, então o sermão não pode ter sido tão bom assim. Como tal, o sermão não tem que se adequar a qualquer forma particular pré-fabricada.

O sermão como um meio pode flexionar para responder aos interesses e preocupações de qualquer cultura e situação. Se isso ajuda as pessoas a ouvir o que Deus está dizendo, é um bom sermão, independentemente do estilo do pregador. Isso salienta, evidentemente, uma dependência das Escrituras.

Um bom sermão será facilmente entendido.

Alguns pregadores parecem confundir complexidade com profundidade. Na minha experiência, são as verdades mais simples que são as mais profundas. Os ouvintes podem entender uma boa pregação. Bons pregadores trabalham para entender a língua, a cultura e os interesses daqueles a quem eles pregam. Eles trabalham duro para esclarecer e unificar a apresentação para que não haja confusão sobre o que eles estão tentando dizer.

Na maioria dos casos, os bons sermões oferecem uma ideia - uma ideia grande o suficiente para que os ouvintes possam apreciar e aplicar em suas vidas.

Um bom sermão exalta a pessoa de Jesus Cristo.

Somos pregadores cristãos, o que significa que todo sermão que pregamos exaltará a pessoa de Jesus Cristo. Embora nem todo texto seja diretamente cristológico, acredito que todo sermão deveria ser. O que estamos dizendo que um sacerdote judeu não poderia dizer? O que estamos oferecendo que vai além do que as pessoas ouvem na TV? No final do dia, os pregadores cristãos oferecem Jesus Cristo como a esperança da humanidade. Um bom sermão certamente deixará isso claro.

Esses quatro princípios se aplicam a qualquer bom sermão que eu já ouvi. Um bom sermão integrará a pessoa e a presença de Deus com a pessoa e a presença do pregador. O divino e o humano colaboram no mistério que é uma boa pregação.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem