Instruindo em Justiça

Instruindo em Justiça
"Toda a Escritura é ... proveitosa para ... instruir em justiça" (2 Timóteo 3:16).

A Palavra de Deus nutre nossa vida espiritual.

Concluímos o estudo sobre o caráter e os benefícios da Palavra de Deus, enfocando o benefício que liga todos os outros: instruir em justiça. Tudo o que a Palavra realiza em nós através do ensino, repreensão e correção visa aumentar sua justiça para que você esteja "perfeitamente preparado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:17).

"Instruir" refere-se ao treinamento ou educação de uma criança. O Novo Testamento também usa o termo para falar de correção, que é outro elemento importante na criação de filhos e no crescimento espiritual (Hebreus 12: 5-11). A ideia é que, desde a infância espiritual até a maturidade, a Escritura instrui e educa os crentes na vida piedosa.

A Escritura é nosso alimento espiritual. Jesus disse: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4:4). Pedro nos exortou a ser como bebês recém-nascidos, desejando "o leite puro da palavra, que por ele [crescemos] em relação à salvação" (1 Pedro 2:2).

Você deveria desejar a Palavra, assim como um bebê anseia pelo leite. Mas Pedro prefaciou essa declaração com uma exortação para deixar "de lado toda malícia e toda astúcia e hipocrisia e inveja e toda calúnia" (v. 1). Esse é o pré-requisito.

Tiago ensinou o mesmo princípio: "despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada" (Tiago 1:21). Tentar se deleitar com as Escrituras sem confessar o seu pecado é como tentar comer uma refeição o usando uma focinheira.

Ou a Palavra lhe afastará do pecado ou o pecado o afastará da Palavra. Lide com o pecado imediatamente para que não estrague seu apetite pela Palavra de Deus. E mesmo que você conheça bem a Bíblia, seja regularmente atualizado pelo seu poder e lembrado de suas verdades. Essa é a chave para desfrutar da saúde espiritual e da vitória.

Agradeça a Deus pelo alimento que a Sua Palavra fornece.

Procure a sabedoria e a graça de Deus ao lidar com o pecado pessoal. Não o ignore, pois diminuirá seu desejo pela verdade bíblica.

Leia Filipenses 3:1 e 2 Pedro 1:12-15.

O que Paulo e Pedro disseram sobre a importância de se lembrar de verdades bíblicas que você já aprendeu?

Você segue esse conselho?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem