Os heróis da fé

Os heróis da fé
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho" (Hebreus 11:1-2).

A fé cristã produz ações justas.

Hebreus 11 é chamado de "A galeria dos Heróis da Fé", "O Capítulo da Fé", "O Hall da Fama dos Santos", "O Rolo de Honra dos Santos do Antigo Testamento" e "A Abadia de Westminster das Escrituras".

Esses são títulos apropriados porque este capítulo destaca as virtudes da fé como demonstrado nas vidas dos grandes santos do Antigo Testamento. Também nos lembra que, sem fé, é impossível agradar a Deus.

Tal lembrete era necessário para o povo hebreu do primeiro século porque o judaísmo havia abandonado a fé verdadeira em Deus por um sistema legalista de justiça de obras. Sua mensagem é válida hoje, já que nossa devoção a Cristo pode degenerar facilmente em uma religião de regras e regulamentos.

Ao afirmar o primado da fé, o escritor de Hebreus não prejudica a importância das obras justas. Pelo contrário. Ele nos exorta a "estimularmos ao amor e às boas obras" (10:24) e perseguir a santidade para que outros vejam Cristo em nós e sejam atraídos para Ele (12:14).

Contudo, as obras justas são o subproduto da verdadeira salvação, não é o seu meio. Como o apóstolo Paulo escreveu: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais, Deus antes preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2:10). Sem a fé, todas as tentativas de agradar a Deus através das boas obras somente, são tão inúteis e ofensivas para ele como trapos imundos (Isaías 64:6). É por isso que Paulo, com alegria, deixa de lado todas as suas práticas legistas judaicas, contando-as como lixo. Ele queria apenas "a justiça que vem de Deus com base na fé" (Filipenses 3:9).

Este mês estudaremos os heróis da fé listados em Hebreus 11. Como nós, lembre-se que eles não eram pessoas perfeitas. Mas a fé deles foi exemplar e, por isso, eles ganharam a aprovação de Deus. Oro para que isso seja verdade para você também.

Agradeça a Deus pelo dom da fé.

Sem dúvida, você conhece pessoas que estão tentando agradar a Deus por seus próprios esforços. Ore por elas e aproveite todas as oportunidades para lhes mostrar a verdadeira salvação através da fé em Cristo

Selecione um dos personagens mencionados em Hebreus 11 e leia o relato do Antigo Testamento sobre sua vida.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Os heróis da fé Os heróis da fé Reviewed by Aldenir Araujo on novembro 03, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.