O Sermão Textual

O Sermão Textual
Gostaria que examinássemos mais de perto a preparação de um tipo textual de sermão. Eu defini anteriormente este método como uma análise e exposição de uma breve parte da Escritura, geralmente um único verso ou texto.

Vantagens de ter um texto…

1. Captura interesse

O anúncio de um texto interessante capta imediatamente o interesse do seu público, dando-lhe assim uma congregação atenciosa. Eles ficam intrigados para ver como você vai lidar com ele. Eles querem saber quais pensamentos e implicações você trará para fora do seu texto. A mente de seus ouvintes é estimulada e alertada, proporcionando-lhe uma congregação interessada.

2. Evita divagar

Um texto específico ajuda a impedir que o pregador se desvie de seu assunto. É difícil uma audiência manter o interesse ativo em um orador que vagueia em sua apresentação. Nesse artigo eu falei sobre três tipos de preparação de sermão

Ter um texto em particular - e um contexto do qual você tirou o seu assunto - ajuda a evitar tais andanças, e ajuda a manter o interesse ativo de seus ouvintes.

3. Mantém o Sermão Bíblico

Centrar a sua palestra sobre uma parte específica da Escritura ajuda a manter você (pregador) bíblico. Ao apresentar um texto diretamente da Bíblia, sua mensagem é, obviamente, baseada na Bíblia. A tendência é então fundamentar seu tema de outras partes relevantes da Bíblia.
 Curso pregação de alto impacto
Por outro lado, se o seu tema anunciado é diferente de tema bíblico - seja psicológico, social, cultural, etc. - então a substância para o seu tema geralmente será obtida a partir de uma fonte semelhante. Isso não é bom. É-nos ordenado a "Pregar a Palavra!" (2 Timóteo 4:2).

4. Aumenta a ousadia

Pregar diretamente da Bíblia aumenta a ousadia e a autoridade da proclamação. Quando você prega especificamente a Palavra de Deus, há uma unção especial do Espírito sobre ela. Deus unge Sua Palavra.

As declarações tiradas diretamente da Bíblia podem ser apresentadas com grande sentimento e convicção. Isto é porque você não está apresentando suas próprias ideias; você está dizendo ao povo o que Deus tem a dizer sobre o assunto. Isso carrega enorme peso e autoridade quando você declara: "A Bíblia diz!" E depois ler ou compartilha o verso e apresenta o significado.

Foi quando os discípulos foram "pregar a Palavra" que Deus trabalhou com eles, confirmando a Palavra com os sinais que os acompanhavam. O Senhor "confirmou a palavra" (Marcos 16:20).

5. Ajuda a fixar a mensagem

Um bom texto ajuda a fixar a mensagem nas mentes de seus ouvintes. Eles vão se lembrar muito depois. Quando eles relembrarem sua mensagem, será frequentemente a Escritura na qual você baseou sua palestra que será lembrada mais vividamente.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!