Sete tipos de sermões

Sete tipos de sermões
Quero apresentá-lo agora a sete tipos diferentes de sermões. Vou tentar explicar brevemente a ideia por trás de cada tipo, e como você pode usá-lo.

Um pastor deve se familiarizar com cada tipo. Isso dará mais variedade ao seu ministério e tornará muito mais interessante para uma congregação que pode estar ouvindo-o semana após semana.

Durante um período de tempo, ele o ajudará a apresentar uma cobertura muito mais ampla das verdades bíblicas. O ministério de qualquer pregador é enriquecido pela versatilidade.

1. Textual

Este estilo é geralmente baseado em uma porção relativamente curta da Escritura. Na verdade, como o nome sugere, geralmente se concentra em um "texto" da Escritura.

Envolve a escolha de uma declaração apropriada da Escritura. Então você investiga, analisa e descobre toda a verdade que contém. Então você apresenta essa verdade de uma maneira ordenada e progressiva que é fácil para os ouvintes de assimilar.

2. Tópico

Aqui o pregador pretende apresentar um tópico específico à sua congregação.

Por exemplo, ele pode abordar o assunto da "justificação". Seu objetivo seria, em primeiro lugar, descobrir tudo o que a Bíblia tem a dizer sobre este assunto apaixonante.

Ele então organizaria todas as referências e pensamentos da Escritura que ele obtém em um formato ordenado. Ele então desenvolve seu tema da maneira mais completa e fiel possível. Seu objetivo é dizer a seu público tudo o que eles devem saber sobre este assunto importante.

Claro, ele pode não ser capaz de fazer isso em uma sessão de ensino; então ele preparará uma série de mensagens ou ensinamentos sobre o mesmo assunto. Isso garante um tratamento muito mais completo do tópico.

A concordância tópica na biblioteca do pastor é de imenso valor ao preparar essa mensagem. Nela, pode-se encontrar rapidamente todas as referências bíblicas relacionadas ao tema em questão. Uma boa referência da Bíblia também é útil. Isso também permitirá que você siga um determinado tema em todas as Escrituras.

3. Típico

Esta é a arte de descobrir e comunicar a verdade que está escondida sob a superfície dos vários "tipos" na Bíblia.

Um "tipo" é uma pessoa, objeto ou evento que é profeticamente simbólico de alguém ou algo ainda por vir. É semelhante e característico dessa pessoa ou evento.

Em sua aplicação bíblica, refere-se a um caráter bíblico ou evento que prenuncia algum futuro.
Por exemplo, o Cordeiro Pascoal no Êxodo é um tipo de Cristo. Cada detalhe desse cordeiro pascal falava profeticamente do papel redentor que Cristo cumpriria como o "Cordeiro de Deus" (João 1:29). Todo símbolo profético foi cumprido quando Cristo morreu pelos pecados do mundo.

Tipos bíblicos são muitas vezes referidos como "sombras das coisas vindouras" (Hebreus 8:5; 10:1). Essas pessoas e eventos são como uma pessoa caminhando com o sol atrás dele. Seu corpo lança uma sombra no futuro, diante dele, retratando a forma das coisas por vir.

A Lei de Deus era uma sombra das coisas boas vindouras. Representava e era uma sombra de coisas melhores que viriam em Cristo (Hebreus 10:1).

Os "dias santos" da Antiga Aliança eram também sombras das coisas vindouras (Colossenses 2:17). Esses dias santos não eram completos em si mesmos. Parte do propósito de sua realização era projetar uma imagem profética das coisas que ainda estavam por vir.

A interpretação e exposição dos tipos da Bíblia é uma tarefa bastante especializada; merece a habilidade daqueles que são maduros e conhecedores em assuntos bíblicos.

Os principiantes devem evitar tentar pregar os tipos mais profundos, uma vez que interpretações não-qualificadas podem levar a todos os tipos infelizes de erro.

Um conhecimento profundo e minucioso de toda a Bíblia é essencial para aqueles que procuram expor o significado dos tipos. Esses ensinamentos devem ser fundamentados e substanciados por toda a Bíblia.

A. Princípios de utilização. Quando você primeiro tenta ensinar tipos bíblicos, por favor, tente manter os seguintes princípios em mente:

1) Use tipos mais simples. Comece com os tipos mais simples, em que a implicação é muito óbvia.
2) Mantenha a interpretação mais ampla. Nunca tente interpretar cada minúsculo detalhe do tipo. Mantenha-se ao esboço mais amplo da verdade.
3) Não seja dogmático. Evite ser dogmático quanto ao que o tipo ensina.
4) Ilustre a Doutrina. Nunca baseie sua posição doutrinária no ensino de tipos. Os tipos devem ilustrar a doutrina, não a iniciar.
5) Esteja aberto a correção. Permaneça aberto à correção daqueles de maior maturidade do que você.

4. Expositivo

Através deste método, procuramos expor o significado e a verdade contidos em uma determinada passagem da Escritura. Procuramos trazer para fora a verdade que muitas vezes está escondida sob as palavras na página. Este é um excelente método de ensinar todo o conselho de Deus (Atos 20:27).

Você pode pegar um livro da Bíblia e explicar o seu significado capítulo por capítulo. Talvez você possa tomar um capítulo cada semana - e passar por ele, versículo por versículo, explicando o significado e a verdade a medida que você vai. Isso pode se transformar em uma série de estudos bíblicos que podem levar semanas ou meses para serem concluídos.
Assim, ao longo de um período de anos, sua congregação se familiarizará com todas as partes da Bíblia e estará exposta a toda a verdade que Deus quer transmitir a eles para seu enriquecimento e equipamento espiritual.

5. Biográfico

Uma biografia é uma história de vida de uma pessoa. Portanto, este método envolve o estudo das vidas dos muitos personagens que encontramos na Bíblia. Toda biografia registrada na Bíblia tem um significado importante para nós. Toda vida tem algo a nos ensinar.

O estudo dos personagens bíblicos é muito apaixonante e absorvente. Escolha uma pessoa em particular. Leia cada referência àquela pessoa que ocorre na Bíblia. Faça anotações de cada pensamento que vem à mente.

Comece a reunir esses pensamentos em ordem cronológica - na ordem em que ocorreram:
  • Estudar o nascimento da pessoa.
  • Considere as circunstâncias de sua educação.
  • Concentre-se nas relações de Deus em sua vida.
  • Como ele reagiu ao trato de Deus?
  • O que ele aprendeu com ele?
  • Se ele foi um sucesso na vida, o que o fez bem-sucedido?
  • Se sua vida terminou em fracasso, onde ele se enganou?
  • O que podemos aprender com sua vida?
Estas são todas as coisas interessantes e informativas que podemos aprender com as ricas vidas dos homens e mulheres que encontramos na Bíblia.

6. Analítico

Este tipo de sermão refere-se à análise detalhada de um assunto para extrair a maior quantidade de verdade dele. A partir desta verdade, você pode ensinar os princípios subjacentes envolvidos.

7. Analógico

Grande parte da Bíblia é escrita sob a forma de analogia. Ela ensina uma verdade de um caso paralelo. Os escritores frequentemente usam um assunto natural para ensinar uma verdade espiritual. Envolve a comparação de funções semelhantes, e o processo de raciocínio de casos paralelos. O sermão analógico procura comunicar a verdade contida numa analogia.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem