O Tempo e os Acontecimentos na Família

O tempo e os acontecimentos na família
Texto: Marcos 5:22-23.

“Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o prostrou - se a seus pés; e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está a morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá”

Título: O pedido de Jairo em prol de sua “família”.

Subtítulo: Cuidado, pois o tempo e os acontecimentos podem querer roubar sua fé.
 
Introdução: Quem era Jairo?
1. Marcos se refere a ele como um dos principais da sinagoga.
2. Mateus se refere, a ele como sendo um chefe.
3. Lucas, também diz que ele era chefe da sinagoga.

Vemos aqui, que ele era um líder religioso, chefe de uma sinagoga judaica.
 
Observação:
1. Mateus narra o fato e diz que Jairo chegou a Jesus e disse, minha filha faleceu agora mesmo.
2. Marcos narra, dizendo: que Jairo chegou e disse minha filha está á morte, como quem diz, minha está para morrer, ou a beira da morte.
3. Lucas, o evangelista médico narra, o desespero de Jairo e diz que era a filha única e tinha aproximadamente doze anos, e que estava à morte. Lucas 8: 42.
 
Observação:
1. Mateus narra: Minha filha faleceu!
2. Lucas: O evangelista médico, explica a situação cientificamente e divide a em duas partes: (A): Primeiro ele diz que Jairo vem pedir a favor de sua filha que está morrendo. (B): Narra que só depois de Jairo ter feito o pedido a Jesus é que ele ficou sabendo que (sua filha única) morrera neste meio tempo, Veja: Lucas 8:49. “Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o mestre
 
Divisa: Como se trata de uma reflexão sobre família, quero apenas destacar alguns acontecimentos neste fato:

I. Jairo chega aos pés de Jesus, mas estava querendo ensinar Jesus como agir:

a. Rogo te que venhas, ele disse: característica de sua função de chefe, e estava desesperado. Queria o milagre urgente. No entanto apareceu dando ordem a Jesus. Vem, minha filha está a morte.

b. Para Jairo o problema de sua casa era maior que o dos demais que cercavam Jesus.
 
Observação: Quero só destacar que neste meio tempo, enquanto Jesus ainda não atendia Jairo, uma Mulher, que Lucas também narra que ela já vinha sofrendo de uma hemorragia há doze anos, e já havia padecido nas mãos de muitos médicos, e que estava no meio daquela multidão que cercava Jesus, disse só em seu coração: “Se eu tão somente tocar nas orlas dos seus vestidos eu ficarei curada”. O texto vai narrar que ela propôs no seu coração, e veio rasgando a multidão, e tocou nas vestes de Jesus, e naquele momento Jesus parou, olhou para um lado e para outro e disse: “Quem me tocou? ”, Pedro toma a palavra e diz: Mestre a multidão te oprime, te aperta de todos os lados, e o senhor pergunta quem te tocou! (em outras palavras, Pedro está dizendo) que pergunta boba é esta mestre? Jesus diz: Você não entendeu nada Pedro! Alguém me tocou diferente, tocou-me com fé, de forma que esta pessoa foi curada, porque eu senti que de mim saiu virtude.
 
Resultado: A mulher se manifesta e testemunha a sua cura, chorando e dizendo foi eu mestre. Você que está lendo está reflexão pode estar questionando agora! Pastor porque você deixou a história de Jairo e foi falar-nos da cura desta mulher? E é exatamente para que você compreenda que o problema de Jairo não era o único, e que “o tempo de espera” pode querer roubar a sua fé e a sua disposição para buscar a Deus. Portanto! “Cuidado, pois o tempo e os acontecimentos podem querer roubar sua fé”.
 
c. Jairo tinha outra maneira de solicitar o seu milagre! Ele poderia ao chegar até Jesus, prostrar se, e ter pedido a misericórdia de Deus, (humilhação), no entanto ele era um dos principais dos chefes da sinagoga e foi da ordem para Jesus.
 
“Amigo porque você não pare de acha que sabe tudo! E passe a buscar e a depender da misericórdia de Jesus de fato”! Pare de ficar achando que você é o “bambambã”, só porque estudou e tem uma posição privilegiada, talvez na empresa, na política, na sociedade, ou na faculdade ou até mesmo na igreja. Tenha sempre um espírito aberto a aprender seja uma pessoa ensinável. Esteja disposto sempre a aprender algo, mesmo que seja com as pessoas mais humildes e mais simples que você.

II. Fico Imaginando as indagações do coração de Jairo!

a. Será que esse homem não sabe que precisamos caminhar logo até minha casa?

b. Será que não sabe, ou não entendeu que o caso de minha filha é mais urgente?
Meu amigo que lê está reflexão, é nos momentos de suas indagações que surge seus piores conflitos interiores, suas piores crises e os acontecimentos começam a querer te levar a desistir de tudo, talvez você esteja querendo desistir do seu emprego, de sua família, de seu casamento, de seus estudos, talvez iludido com sentimentos que hoje pra você parece ser verdadeiros, talvez, até pediu uma respostas a Deus de o porquê de tanto sofrimento, porque das enfermidades, porque seu casamento começou tão bem, e agora se encontra num estágio de crise. Cuidado querido com as indagações, pois é neste tempo e através destes acontecimentos que a maioria das pessoas perde a fé, ou se decepciona com a fé. Saiba de uma coisa! Salmo 34: 18. “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”. Quebrantado no hebraico é “nishbar”, que significa “bem quebrado”. É o oposto de soberbo, orgulhoso, arrogante, e pretensioso, os tais nunca pode adorar a Deus, porque adora a si mesmo, adora o seu próprio “eu”.

c. É nos momentos de nossas indagações que chega as piores notícias. Alguém da casa de Jairo chega e lhe diz Dr. Jairo, não precisa incomodar mais o mestre, porque a menina já morreu. Marcos 5:35.
 
Observação: Cuidado, pois “o tempo e os acontecimentos” podem querer roubar a sua fé.

III. Jesus não queria magoar a Jairo, o problema é que Jairo precisava aprender algumas lições!

a. Primeiro: Jairo precisava aprender a humilhar-se. Tiago 4: 10. “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará”. Tem uma tradução bíblica que diz, e ao seu “tempo”, ele vos exaltará.
 
b. Segundo: Precisava aprender a abrir mão do seu (“Ego”), deixar cair por terra o seu eu e seu orgulho. Eu te recomendo a ouvir a canção escrita e cantada por Anderson Freire, que traz o título, “Quando o meu eu e meu orgulho descerem juntos e se misturar”. Tem gente que fica apresentando um monte de teorias pra Deus. “Há é porque nasci a sim, é porque nasci nesta religião, é porque não concordo com isso ou com aquilo, há vou morrer aqui, e assim! Amigo, amiga, quem é você para dizer onde você vai viver ou morrer, deixa o Deus que te criou e te formou no ventre de sua mãe, te conduzir através do seu Espírito Santo, e pelo conhecimento de sua palavra, creia na Bíblia. João: 8:32. Jesus diz: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Não fica ai discutindo a forma como a bíblia foi escrita, e atribuindo aos homens uma gloria que é de Deus, se 40 homens escreveram a bíblia é porque Deus através de seu Espírito Santo os inspirou, o homem por si mesmo não teria esta graça e nem esta capacidade, talvez tivesse a capacidade até de escrever, mais não o poder de transformar vidas, mudar o caráter do homem, transformar sua personalidade conforme a Bíblia tem feito.
 
c. Terceiro: Precisava deixar de apresentar suas razões: Assim como Jairo muitos ficam desesperados a beira do caminho, porque querem ensinar a Jesus de como operar milagres, muitos ficam questionando e apresentando suas razoes.
 
Veja o significado de razão para a filosofia! Razão: É a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.
 
Razão: No dicionário é descrito 1: Como um substantivo feminino. Faculdade de raciocinar, apreender, compreender, ponderar, julgar; a inteligência. "o homem tem o uso da razão." Trata se também de um raciocínio que conduz à indução ou dedução de algo. (Quantos de nós não já ouvimos a frase, “o álcool acabou com a sua razão”).
 
Falando de Jairo: No momento em que chegou a notícia da morte, eu imagino que Jairo caiu por terra, seu corpo tremeu, levou a mão ao rosto, chorou e lamentou, e com certeza deve ter se expressado da seguinte forma! Minha filha morreu! Há meu Deus, eu sou um coitado mesmo, não consegui salvar minha filha da morte, de que adiantou eu ter posição, ter nome, ser chefe da sinagoga, viver de aparências, e minha casa entra nesse luto, meu Deus que dor no peito. Ele estava humilhado, sem forças, muito entristecido. Marcos 5:36. “Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas; crê somente”. A bíblia de referência Thompson, com versículos em cadeias temáticas, criada pelo Doutor e Pastor, Frank Charles Thompson, diz: “Porém Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas; crê somente”.
 
Observação: Você pode até achar que por causa da intensidade de seus problemas familiares ou outros, Jesus não esteja te ouvindo ou te vendo, e pensa não ter solução. Assim como Jairo já estava pensando.
Querido a última palavra sempre será a de Jesus sobre tudo na vida. E ele sempre tem um mas em tudo, ou um, porém, e nós precisamos aprender a abrir mão da razão para viver a fé. Você fica dando desculpas só porque você viu ou ficou sabendo que algum crente errou ou pecou, talvez até um líder ao qual você o tinha em grande estima. Ei pare agora. Viva a sua fé, e não de ouvidos para as notícias ruins, nem para as decepções que o tempo e as circunstâncias nos traz
 
Conclusão desta reflexão: Cuidado, pois “o tempo e os acontecimentos” podem querer roubar a sua fé.

Eu não sei o que tem acontecido com você meu amigo e minha amiga no decorrer do tempo, não sei em que situação você tem vivido. Mas olhe para este fato ocorrido com este homem chamado Jairo.
 
Quando uma triste notícia lhe sobreveio, Jesus estava lá, e ouviu a notícia também, e disse: Não temas; crê somente”. E foi nesse momento que Jesus pode o pegar pela mão e dizer:
 
Levante se Jairo, não chore, não há motivo para isso, vamos para sua casa, agora posso operar o milagre, você passou na prova do tempo e aprendeu como é que eu trabalho na vida dos humildes, dos que se quebrantam. Apenas tenha coragem e fé.
 
E diz o texto: Marcos 5:37. Jesus disse aos demais: vocês fiquem todos aqui. Venha apenas Pedro, Tiago e João.

Digo-te isso da parte de Deus, meu querido leitor, nem todos irão ver o seu milagre acontecer. Sabe por quê? Porque só você e os da sua casa é que sabe o conflito que vocês vivem, ou que vocês enfrentam. E digo mais, ande somente com quem anda com Jesus.
 
Jairo chega a sua casa e certifica se que realmente sua família estava de luto. Era verdade, sua filha realmente estava morta. Mais Jesus entrando disse ela não está morta mais dorme. Marcos 5:39. E no, 5:41. Ele entra no quarto e diz: Talitá Cumi! (que quer dizer: Menina, eu te mando, Levanta-te!). 5:42. Imediatamente a menina reviveu, levantou e andou, e a bíblia faz questão de dizer, “e a menina tinha doze anos”, só para lembrar que ele é o senhor do tempo. Portanto amigo e amiga, não se desespere, pois, ele é: “O nosso socorro bem presente na ora da angustia”. Salmo 46: 1 Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro, bem presente nas tribulações.
 
Escrito por Pr. Eduardo Silvino Filho
Bacharel em Teologia pelo (setepe) Seminário Teológico Peniel de Ponta Grossa- PR.
Graduado Bacharelado em Teologia pela (Unicesumar). Centro Universitário de Maringá-PR.
Graduado em Aconselhamento Conjugal e Familiar, pelo (ibitek) Instituto Bíblico- Teológico Kenosis.
 
Obras pesquisadas:
Bíblia Shedd, Revista e Atualizada no Brasil, segunda edição.
Bíblia do Obreiro, Almeida Revista e Atualizada. Edição 2007
Bíblia de Estudo, de referência Thompson, com versículos em cadeias temáticas, criada pelo Doutor e Pastor, Frank Charles Thompson.
Bíblia Sagrada com notas de evangelismo.
Edição Corrigida e Revisada, Fiel ao Texto Original, Editor Responsável: Rev. Dr. Thomas L. Gilmer.
Manual Bíblico de Halley, edição Revista e ampliada- Nova versão Internacional, Tradução Gordon Chown, Editora Vida Acadêmica.
Livro: “A Família Feliz”. Autor: Pr. Cícero Bartolomeu de Araújo. Publicado pela Gráfica e Editora Aleluia lançado em 2000.
https://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia_Thompson

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem