Jairo: O pai que todo filho precisa

O pai que todo filho precisaTema: Dia dos pais

Texto: Lucas 8:40-56
 
Introdução: Hoje vivemos em tempos onde a figura do pai é essencial, muitas crises familiares hoje são o resultado de famílias onde não existe a figura paterna (onde há apenas uma figura de autoridade no lar, o pai está ausente).
 
A Bíblia nos dá exemplos lindíssimos de pais como; Abraão, Jessé, Josué, Jó e etc. Mas neste sermão observaremos o exemplo da vida de um homem chamado Jairo e vamos descobrir as características dos pais que todo filho precisa.
[post_ad]
Quais as características do pai que todo filho precisa?

I. Um pai consciente da importância da família.

A. Jairo era o chefe da sinagoga, e, como tal, era responsável pela administração da sinagoga, presidia o conselho de anciãos ou conselheiros, era o responsável pelo bom funcionamento de tudo, desde a direção do culto, a delegação das obrigações de cada um para a manutenção da ordem.
B. Com tudo o encontramos procurando o Senhor Jesus não por uma situação relacionada ao seu trabalho como chefe da sinagoga, mas por uma necessidade da família, sua única filha estava doente, e naquele momento era sua prioridade.
C. Muitos pais hoje não estão cientes dos males sociais, espirituais e emocionais de seus filhos, estão tão ofuscados por outras coisas, que perderam a consciência da família, como disse o sábio Salomão em Cantares, “... me puseram por guarda de vinhas; a vinha, porém, que me pertence, não a guardei" Cantares 1:6.

II. Um pai que sabe a quem recorrer em tempo de crises familiares.

A. Jairo soube ir à fonte certa. Jesus Cristo
B. Jairo soube ir da maneira correta. “prostrando-se aos pés de Jesus”.
C. Jairo soube pedir da maneira correta. “lhe suplicou...”
D. Ele poderia ir a outro lugar, sua situação econômica, sua condição social, sua religião, entre outras coisas, o permitiria, mas ele foi diante daquele que pode fazer tudo, Jesus.

III. Um pai que leva Jesus para casa.

A. O que muitos pais levam para casa hoje? Dinheiro, diversão, vícios, violência, infidelidade, abuso, etc. E acontece como aquele que sai para encontrar comida para os filhos dos profetas, e achou uma trepadeira silvestre, que confundiu com algo comestível, e após o cozimento, clamaram ao profeta, há morte na panela! 2 Reis 4:39
B. Jairo levou Jesus para casa. Não levou morte, levou vida e vida em abundância.
C. Levar Jesus para casa apresenta alguns desafios.
1. A multidão. (No caminho para casa de Jairo, diz o texto que as multidões apertavam Jesus, inclusive uma mulher tocou em Jesus para ser curada, com tudo isto, a filha de Jairo morreu)
2. A família. (Uma pessoa da família lhe diz: "Não incomode mais o mestre")
3. Os problemas que agora parecem não ter solução. As palavras mais duras que Jairo ouviu foram: "Sua filha já está morta"
D. Mas contra tudo Jairo levou Jesus para casa, superou tudo, o seu trabalho como pai foi feito, o resto estava agora nas mãos de Jesus.
 
Conclusão: O tempo que estamos vivendo hoje é um tempo de morte e os nossos filhos viajam em uma travessia cheia de riscos, e isso me lembra da história de um menino que viajar sozinho em um avião entre pessoas adultas, e ali sentado com toda a tranquilidade do mundo, chamou a atenção de um adulto que lhe perguntou: Passamos por turbulência, tempestades, é noite, e você ainda não percebeu que estamos em um avião, porque você está tão tranquilo e sem medo? Ao que o menino respondeu: Por que eu deveria ter medo? Meu pai é o piloto do avião.
 
Dessa forma, se sentem nossos filhos, ou a nossa influência sobre eles provoca dor, insegurança, medo, desconfiança, tristeza, etc.?
 
Se você quer ser um pai como Jairo, tenha consciência da família, saiba a quem recorre em meio as crises, e todos os dias, a cada dia, leve Jesus para sua casa.
 
Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Jairo: O pai que todo filho precisa Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, agosto 07, 2013 Rating: 5

Um comentário:

  1. Amém muito importante saber ser pai e dar exemplo de pai e saber reconhecer um pai pai pai são poucos. Graças a Deus tenho exemplos de pai e avô todos presbíteros e sigo o exemplo e pela misericórdia a missão eclesiástica também.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.