Doce hora de oração: Vigiar
Texto: Mateus 26:40-41

Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

Introdução: Este aspecto da oração é muito vezes negligenciado e esquecido. Mas a Palavra de Deus deixa claro que "vigiar" deve ser incluído como um elemento específico de oração. A palavra significa estar desperto ou alerta. O dicionário define vigiar como “manter-se acordado, a fim de guardar”; estar acordado, atento ou de sentinela” ou "observar atentamente". Quando usado nas Escrituras significa que os crentes devem ficar acordado espiritualmente e manter a guarda.

Tanto Jesus como o apóstolo Paulo conectam o vigiar com oração. Colossenses 4:2: "Perseverai na oração, velando nela com ações de graças", Pedro usou a mesma palavra no aviso sobre o nosso inimigo. 1 Pedro 5:8 "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar", portanto, para nós orarmos efetivamente devemos estar mentalmente alertas e vigilantes.

É importante desenvolvermos um espírito de vigilância em nosso momento de oração. Desde os primeiros momentos Satanás procura impedir a eficácia de nossas orações. Ele ataca fazendo vagar nossas mentes para longe das questões-chave da oração. O que pode se desenvolver se não tivermos cuidado, é um hábito de orar orações muito rasas que são vazias e vagas.

Como vigiar e orar:

I. Mantenha-se espiritualmente consciente das necessidades específicas.

A. Leia a carta missionária, ou pelo menos leia a lista de oração especial que nós distribuímos.
B. Ouça com atenção quando pedidos de oração são feitos e anote-os.
C. Lembre-se: as nossas orações devem ser específicas e isso significa que devemos estar alerta para as diversas necessidades dos outros.

II. Mantenha-se informado a respeito das notícias do dia.

A. Os jornais, rádio e televisão pode nos manter atualizado com as mudanças em nosso mundo.
B. Isto é essencial para nós, porque nos foi dada a incumbência de ir por todo o mundo.
C. Pedir a Deus para refrescar nossas mentes a respeito de eventos atuais e como eles podem afetar a obra de Deus.

III. Peça a direção do Espírito Santo em nossas orações.

A. Sem o Espírito Santo nos guiando, a eficácia na oração é uma impossibilidade.
B. Duas vezes nas Escrituras somos aconselhados a "orar no Espírito".
C. Ele é nosso parceiro de oração.
1. Observe: Romanos 8:26-27 “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos”.
2. Não sabemos o que precisamos.
3. O Espírito Santo sabe o que precisamos.
4. Ele nos ajudará em nossa fraqueza.
5. Ele nos revelará nossas necessidades reais.
6. Ele vai conosco e interceder em nosso favor.

Depois de sermos cingidos de nossa armadura espiritual, somos instruídos a vigiar e orar. Efésios 6:18, "com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos"

Conclusão: Começamos com louvor, seguido de uma espera silenciosa, um período de confissão, um tempo de orar a Escritura e vigiar. Jesus perguntou aos discípulos, "nem uma hora pudestes vigiar comigo?" Vamos ficar alerta neste assunto da oração!

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem