Discipulado diário

Discipulado diário
Texto: Lucas 9:23

Introdução: Se queremos ser fiéis discípulos de Cristo, é importante que reconheçamos o que devemos fazer diariamente. Obviamente, as reuniões evangélicas e os cultos regulares da igreja são importantes (Hebreus 10:25), mas há mais para ser um discípulo do que apenas o que fazemos na igreja.

Estes sermão irá se concentrar no que temos de fazer diariamente como discípulos de Cristo.

1. Temer a Deus (Josué 4:24)

A. "temais ao Senhor vosso Deus para sempre" (ARA) - a maioria das traduções dizer o mesmo ou similar
B. Nota estas traduções alternativas - "para que vocês sempre temam o Senhor, o seu Deus" (NVI); “a fim de que temais ao SENHOR, vosso Deus, todos os dias”. (ARA)
C. Este é o sentido da palavra "para sempre" - todos os seus dias, todos os dias
D. Nosso propósito na vida é temer a Deus (Eclesiastes 12:13; Atos 10:34-35) - resulta necessariamente em obediência; isso é algo que fazemos em uma base diária

2. Orar a Deus (Mateus 6:11)

A. Quando Jesus ensinou sobre a oração, Ele apresentou um "modelo de oração" (Mateus 6:9-13) - em oração pelo alimento, devemos orar para o nosso "pão de cada dia"; isto implica que devemos orar todos os dias
B. Oramos para expressar gratidão a Deus (Filipenses 4:6) - se nós temos coisas para ser grato a cada dia, então devemos orar todos os dias (Tiago 1:17)
C. Oramos sobre as nossas necessidades físicas (Mateus 6:11) - necessárias diariamente, por isso devemos orar todos os dias
D. Oramos sobre as necessidades dos outros (1 Timóteo 2:1; Romanos 10:1) - necessário diariamente, por isso devemos orar todos os dias
E. Devemos ter um hábito consistente de oração (1 Tessalonicenses 5:17, Colossenses 4:2)

3. Ler/Estudar a Bíblia (Atos 17:11)

A. Os Bereanos examinavam as Escrituras diariamente - eles foram chamados nobres por isso
B. Era mais do que uma leitura casual - eles estavam procurando para ver se o que Paulo ensinava era verdade; era um esforço para determinar a verdade
C. Devemos estudar diligentemente as Escrituras (2 Timóteo 2:15) - Deus espera que manejemos com precisão a sua palavra (Efésios 3:4; 5:17)
D. Devemos crescer em nosso conhecimento de Sua Palavra (1 Pedro 2:2)

4. Exortar outros (Hebreus 3:12-13)

A. Nós nos reunimos para encorajar uns aos outros (Hebreus 10:25) - mas é raro as igrejas se reunirem diariamente
B. Exortar/incentivar deveria ser algo que fazemos em uma base consistente
C. Isto é importante para que ninguém desenvolva um coração mau, descrente - é possível os cristãos caírem (2 Pedro 2:20)
D. Como os cristãos podem cair? - Quando endurecido pelo engano do pecado
E. Satanás está caçando os cristãos (1 Pedro 5:8) - é mais fácil para ele quando estamos isolados de outros cristãos

5. Negar a si mesmo e servir a Deus (Lucas 9:23)

A. Tomar a nossa cruz é algo a ser feito diariamente - devemos sacrificar nossas vidas a Ele (Romanos 12:1)
B. Isto significa que devemos procurar fazer a Sua vontade, não a nossa - exemplo de Jesus (João 6:38; Filipenses 2:5-8)
C. Isto significa que devemos agir com humildade para com Ele e Sua Palavra (Tiago 4:6; 1:21)
D. Não é algo que nós podemos fazer esporadicamente sempre que for conveniente para nós - devemos consistentemente segui-Lo

Conclusão

A. Se queremos ser discípulos de Jesus, devemos segui-lo diariamente - estas são algumas coisas que precisamos fazer
B. Isso requer um compromisso de tempo, energia e prioridades - mas é isso que Ele nos chamou para fazer

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem